Michelle Yeoh fez história ao se tornar a primeira asiática a levantar a estatueta de Melhor Atriz no Oscar

Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo ganhou diversos prêmios, inclusive de melhor diretor e melhor ator coadjuvante (Foto: Getty Images)

A premiação do Oscar 2023, realizada na noite deste domingo (13), consagrou “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", que levou sete estatuetas. Confirmando o seu favoritismo, o filme levou três das principais categorias da noite: Direção, Melhor Filme e Melhor Atriz.

Direção 
A dupla de cineastas Daniel Kwan e Daniel Scheinert compartilharam a estatueta de Melhor Direção por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo". Aos 35 anos de idade, os cineastas desbancaram veteranos de Hollywood, como Steven Spielberg e Todd Field.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Atriz
Nascida na Malásia, Michelle Yeoh fez história ao se tornar a primeira asiática a levantar a estatueta de Melhor Atriz no Oscar. Em seu discurso, ela se dirigiu ao público. “Esse é um símbolo de esperança e possibilidade. Meninas, jamais deixem que alguém diga para vocês que já passaram da idade”, disse.

Ator
Brendan Fraser venceu o Prêmio de Melhor Ator, o que representa uma reviravolta na sua carreira. Após vários filmes pouco elogiados pela crítica e um período longe das telas, o artista retornou em “A Baleia”, vivendo um homem com obesidade mórbida.

"A Baleia"

“Comecei há 30 anos e as coisas não aconteceram de forma fácil. Vivi uma situação ruim, até que minha carreira foi interrompida. Foi como mergulhar no fundo do oceano”, afirmou.

Animação
O primeiro prêmio anunciado na noite foi para "Pinóquio", de Guillermo Del Toro, como Melhor Animação. "Animação é cinema. Não é apenas para crianças e elas podem ser levadas para um próximo passo", afirmou o diretor premiado em seu discurso.

"Pinóquio"

Ator e Atriz Coadjuvantes
Em seguida, foram revelados os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes. O ator de origem vietnamita Ke Huy Quan, de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", levou a melhor na categoria masculina e fez uma agradecimento emocionado, lembrando que seus primeiros anos de vida foram como refugiado.

"Olha onde estou agora. Dizem que histórias assim só acontecem no cinema. Nem acredito que está acontecendo comigo. Isso sim é o verdadeiro sonho americano", afirmou o artista.

Colega de Ke no mesmo filme, Jamie Lee Curtis  levou a estatueta de Atriz Coadjuvante. A atriz, conhecida por suas participações em longas de horror, agradeceu aos colegas de equipe, fãs e família, destacando que os pais também foram indicados ao Oscar em momentos diferentes.

Documentário
"Navalny", que acompanha a trajetória de Alexei Navalny, líder da oposição russa, ganhou como Melhor Documentário. Yulia Navalnaya, esposa do ativista político, que está preso na Rússia, falou em nome do marido. "Alexei, eu estou sonhando com o dia que você vai ser liberto e o nosso país vai ser livre", afirmou.

Curtas
"An Irish Goodbye" venceu como Melhor Curta-Metragem em Live Action. No palco, a equipe fez todos os presentes cantarem parabéns para o ator James Martin, astro da produção, que tem síndrome de Down e faz aniversário hoje.

Os filmes de curta duração tiveram ainda outros momentos de destaque durante a premiação. “Como Cuidar de um Bebê Elefante” ficou o prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem. Já "O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo" venceu como Melhor Animação em Curta-Metragem.

Filme Internacional
A estatueta de Melhor Filme Internacional foi entregue ao alemão “Nada de Novo no Front”. O longa-metragem conta a história de um jovem convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. O longa abocanhou ainda três categorias técnicas do Oscar: Fotografia, Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

"Nada de Novo no Front"

Maquiagem e Figurino
O Oscar de Melhor Maquiagem foi para "A Baleia", filme cujo trabalho de caracterização deixou o ator Brendan Fraser praticamente irreconhecível. Já "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" ganhou a categoria de Melhor Figurino.

Efeitos Visuais e Montagem
Como já era esperado, “Avatar: O Caminho da Água” foi o escolhido na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Outra categoria técnica, a de Melhor Montagem, ficou com "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo".

Roteiro Original e Adaptado
Melhor Roteiro Original foi para "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo". Já o de Roteiro Adaptado ficou com "Entre Mulheres", escrito e dirigido por Sarah Polley, baseado no livro homônimo de Miriam Toews.

Som e Canção Original
“Top Gun: Maverick” ficou com o prêmio de Melhor Som, que mescla as antigas categorias de Edição e Mizagem. "Naatu Naatu", do longa-metragem "RRR", venceu como Melhor Canção Original. Essa foi a primeira indicação de uma produção da Índia nesta categoria.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Foto em destaque: Patrick T. Fallon/AFP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.