Encontro discutiu desafios agrícolas e fortalecimento das políticas públicas do território

No último dia 11 de junho, a Sala de Reuniões da UNEB campus XV, em Valença, foi palco da V Reunião do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Sul da Bahia (CODETER). O encontro reuniu representantes de diversas entidades para debater políticas públicas e soluções para os desafios enfrentados pela região.

Maiana Silva Machado Rosa

Maiana Silva Machado Rosa, médica veterinária e representante da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), destacou um dos principais problemas discutidos: o uso inadequado de esterco nas propriedades agrícolas. “Os produtores utilizam esse esterco na produção de banana e outras culturas, mas, muitas vezes, de forma inadequada, o que leva à proliferação de moscas, incomodando as famílias rurais e representando risco de doenças. A ADAB fiscaliza e orienta esses produtores e estamos aqui para convidar outros órgãos públicos do setor agrícola a se unirem a nós para combater essa proliferação e encontrar uma solução para o problema”, afirmou Maiana.

Aline Andrade

Aline de Oliveira Andrade, docente do curso de Engenharia de Aquicultura da UNEB campus XV, ressaltou a importância do evento para a instituição. “A UNEB se sente lisonjeada em receber o CODETER, entendendo a relevância dessa articulação territorial e espaço de discussão coletiva. Trouxemos nossas ações e ressaltamos a visita da magnífica reitora, que esteve presente em nossa instituição para ouvir e entender a relação do campus com o território. Foi um momento bem exitoso e a gente quis aqui destacar essa importância”, declarou Aline.

João Nildo

João Nildo, representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Taperoá, considerou o encontro positivo. “O colegiado é um espaço para discutir pautas produtivas e trazer soluções para nossa área de fomento. Se deixarmos só a cargo do poder municipal ou estadual, não teremos resultados produtivos a curto e médio prazo”, afirmou João.

Roselia Batista

Rosélia Batista de Mello, educadora popular e representante da FASE na coordenação do CODETER, destacou a função principal do encontro: discutir políticas de desenvolvimento sustentável. “Tínhamos uma pauta importante sobre o fornecimento e ampliação da rede de energia com a Neoenergia e a Coelba, que foi reagendada para 9 de julho. Nosso objetivo principal era tratar sobre o fornecimento de energia para a população do Baixo Sul”, disse Rosélia.

Claudio Lisboa da Silva

Claudio Lisboa da Silva, secretário executivo do CODETER, enfatizou a importância das reuniões do colegiado para a organização das políticas públicas. “Aqui hoje nós discutimos pautas de educação, defesa agropecuária, desenvolvimento rural e articulação dos eixos temáticos. Nosso papel é aglutinar os atores da política territorial para articular soluções e desenvolver políticas públicas. Temos acompanhado programas como 'Bahia que Produz e Alimenta' e 'Parceiros da Mata', além de buscar articulação com secretarias estaduais e ministérios, focando em juventude, política ambiental e fortalecimento da agricultura, entre outras áreas”, explicou Claudio.

“A gente também tem os movimentos que ocorrem no território, que é vivo, porque as políticas são articuladas também a partir da movimentação dessas entidades. Recentemente, tivemos o Fórum de Educação do Campo, por exemplo, pautando esse compromisso com a educação, com o fortalecimento das comunidades tradicionais”, acrescentou.

Vidalto Oiticica, diretor executivo do Jornal Valença Agora, ressaltou a importância da participação do jornal nas discussões coletivas a nível estadual. “Estamos cada vez mais inseridos numa visão de desenvolvimento sustentável através do nosso veículo de comunicação. Nosso objetivo é antecipar informações para nossos leitores sobre políticas que estão sendo debatidas e implementadas, cumprindo nossa missão de fornecer informações de qualidade”, afirmou Vidalto.

WhatsApp Image 2024-06-11 at 17.02.26

O CODETER Baixo Sul, criado em 2003, é composto por 120 entidades e coordenado pelo Núcleo Diretivo, com representantes da sociedade civil e do poder público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.