Comunidade valenciana reflete sobre cidadania e compromisso no aniversário de 175 anos do município
Na manhã deste domingo, 10 de novembro, Valença celebrou seu 175º aniversário com uma missa solene na Igreja do Amparo, presidida pelo Padre Edgard Silva. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Jairo Baptista, secretários municipais, vereadores, o diretor executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, e o diretor estadual de Cultura, Adriano Pereira. A celebração reuniu a comunidade em um momento de reflexão pela trajetória do município, destacando a importância de fortalecer a cidadania e preservar os patrimônios valencianos.

Vidalto Oiticica, diretor executivo do Jornal Valença Agora, prestigiou Missa em homenagem ao aniversário de Valença (Foto: Jornal Valença Agora)
Em entrevista ao Jornal Valença Agora, Padre Edgard Silva destacou o valor do respeito e da união entre as diferentes expressões religiosas e culturais que compõem o município, num elo do aniversário da cidade e da festa da padroeira. "Nós somos a mistura dos povos originários, dos povos africanos, dos povos europeus e é nesse entrelaçado que nasce o povo valenciano. Do mesmo jeito, do ponto de vista da fé. Então, no dia 8, explode no coração da gente o hino do Amparo e no dia 10, explode do nosso coração o hino da saudosa professora Macária, o hino de Valença. Tão bem feito, terra de paz, terra de gente hospitaleira”, afirmou.
“Fico feliz de, no dia 8, ter acolhido a imagem de Nossa Senhora do Amparo, mas fico também super feliz de hoje acolher a bandeira de Valença. E a bandeira de Valença, ela não é só aquela bandeira que é o símbolo da cidade, é a bandeira da paz, é a bandeira da justiça, é a bandeira da ecologia, são as bandeiras que hoje demandam da nossa ação como cidadão”, acrescentou o sacerdote.
Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 
Em sua oração por Valença, Pe. Edgard pediu bênçãos para o município, clamando por uma cidade que respeite e valorize sua história, promova a paz e o desenvolvimento sustentável, e mantenha-se unida em torno de valores fundamentais como justiça e solidariedade.
Confira na íntegra a oração proferida pelo religioso:
“Senhor Jesus, um dia rezastes por Jerusalém. Queremos hoje rezar por Valença para que se torne a cidade que Deus sonha para o seu povo. Senhor Jesus, que ao andar por Valença, entre suas ruas, praças, igrejas, escolas, hospital, cemitério, indústrias, comércio, comunidades rurais, comunidades que vivem da pesca, saibamos exercer a nossa cidadania, saibamos valorizar sua História, cultivar os Seus valores, defender a família, cuidar das crianças e dos jovens. Senhor Jesus, ajuda-nos a superar a violência, as drogas e a defender os direitos humanos.
Senhor Jesus, que ensinastes o o servo Francisco de Assis a rezar contemplando a obra de Deus na própria natureza, fazei com que nós, encontremos nas águas do rio Una e de todos os outros rios, na beleza do mar, no verde das matas e dos manguezais, na fartura das colheitas que vem da agricultura familiar.
Senhor Jesus, ajudai-nos a sonhar novos sonhos e a lutar para a sua realização, pedindo um futuro feliz para a nossa cidade. Uma cidade justa, fraterna e solidária, onde a justiça e a paz se abraçarão. Uma cidade solidária, onde cada cidadão e cada cidadã se pergunte o que pode fazer por Valença sem esperar somente o que a cidade pode fazer por ele. Uma cidade feliz, onde Jesus seja o caminho, a verdade e a vida, tornando-a a felicidade que todos procuramos. Uma cidade humana, onde aqueles que exercem o poder respeitem a dignidade da pessoa como verdadeiros filhos de Deus. Uma cidade justa, onde as lideranças políticas, sociais, econômicas e religiosas se unam em torno do bem comum dos cidadãos mais necessitados como supremo bem. Uma cidade fraterna, onde não falte trabalho, educação, saúde, terra, moradia e o pão de cada dia para todos e para cada um. Uma cidade ecológica, preocupada efetivamente com a terra, a água, as plantas, mas sobretudo com a ecologia humana, respeitando o bem-estar de cada cidadão, seu maior tesouro. Uma cidade comunicativa, onde os meios de comunicação, a imprensa escrita e falada, assumam o seu compromisso essencial com a ética, a moral, a política do bem comum e nunca com a fake news. Uma cidade esperançosa onde o pequeno e o pobre e todas as minorias possam acreditar na política do bem comum, na promoção humana e nas transformações sociais. Uma cidade, terra de paz, como diz o nosso hino, onde residam a verdade, a justiça, o amor e a fé. Amém!”

O prefeito da cidade, Jairo Baptista e a secretária de Educação Albete Freitas participaram de momento junto à padroeira Nossa Senhora do Amparo ao lado do Pe. Edgard (Foto: Jornal Valença Agora)
Deixe uma resposta