Comemorações em alusão à Independência do Brasil na Bahia completaram 200 anos

No último domingo (2), a Bahia comemorou seus 200 anos de independência, marco histórico que anualmente é reverenciado pelo povo baiano, como símbolo da força e da resistência que marcaram a independência do Brasil, no estado. Em Valença, a data é tradicionalmente celebrada com hasteamento das bandeiras e desfile cívico com os carros do caboclo e da cabocla homenageando a força popular nas batalhas por um país livre. O evento, realizado pela Prefeitura, através das secretarias de Educação e Cultura, reuniu autoridades civis e militares, representantes da sociedade civil organizada, estudantes, e comunidade.

O hasteamento aconteceu na Praça da Triana. Participaram do desfile o prefeito Jairo Baptista e comitiva da gestão municipal; o presidente da Câmara de Vereadores, Bertolino Júnior, Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra, Filarmônica 24 de Outubro, a Banda Marcial da Juventude, Banda Marcial Gentil Paraíso Martins, escolas cívico-militares da rede municipal de ensino, Escola Caxuté, Rotary Club, Corpo de Bombeiros, APAE, entre outros.

WhatsApp Image 2023-07-04 at 12.48.41 (1)

Foto: Valença Agora

Entre os oradores da solenidade, esteve o valenciano João Carlos Paes Muniz, que discorreu sobre os fatos históricos do 2 de Julho. Leia trecho do discurso abaixo:

João Carlos Paes Muniz, orador do 2 de Julho, em Valença. Foto: Ascom Valença

João Carlos Paes Muniz, orador do 2 de Julho, em Valença. Foto: Ascom Valença

“[...] O 2 de julho significa para os brasileiros, de modo especial para o povo baiano, a consolidação de nossa independência [...] O povo baiano presta nesse dia, as mais justas homenagens, reverenciando a memória dos seus antepassados, que nos campos de batalhas, ao sons dos clarins e aos toques de baionetas, enfrentavam os mais sangrentos combates em defesa de nossa pátria, levando aos rincões do mundo inteiro a determinação da força e da coragem do povo brasileiro, repelindo os mais sangrentos massacres mesmo com perdas de vidas valiosas, persistia no combate para garantir a independência proclamada e consolidar a vitória brasileira. [...] Valença desde o primeiro instante não hesitou de participar decisivamente desse episódio, enviando o seu representante para a Junta Conciliatória, o Padre Teodoro Dias de Castro, tendo recebido por esse gesto, o título e epíteto de “A Decidida”, e por isso, hoje participa das comemorações do 2 de Julho, dando uma demonstração de seu elevado sentimento patriótico, que haverá de se perpetuar pelo tempo através da luta e da solidariedade, qualidades fundamentais da nossa gente simples, ordeira, porém corajosa e destemida [...] A Pátria neste dia, debruçada e agradecida pela atuação gloriosa de seus filhos do passado, sob os auspícios de lutas sangrentas, [...] nos convoca para uma atuação conjunta da construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna. [...]”.

Prefeito Jairo Baptista discursou ao final do Desfile. Foto: Ascom Valença

Prefeito Jairo Baptista discursou ao final do Desfile. Foto: Ascom Valença

Em seu discurso, o prefeito Jairo Baptista, compartilhou seu orgulho por ser baiano e valenciano. O gestor agradeceu a todos que contribuíram para o evento, e exaltou a importância da data. “A independência da Bahia é uma coisa maravilhosa, ela serviu de orgulho para o povo brasileiro, se não tivéssemos a independência da Bahia, não teríamos a independência do Brasil, então temos muito orgulho do nosso povo. O carinho e a disciplina traz coisas boas para o nosso município, para as nossas, então parabenizar a todos que participaram diretamente da Independência da Bahia, lutadores que foram fieis pela liberdade no passado e a todos que na atualidade também lutam dia a dia por uma sociedade melhor”.

Vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus participou de ato solene em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia. Foto: Ascom Valença

Vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus participou de ato solene em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia. Foto: Ascom Valença

Joailton Manoel, vice-prefeito, destacou que o 2 de Julho reafirma a importância da Bahia na Independência do Brasil. “Tudo começou pela Bahia. Graças a força do caboclo, do índio, sobretudo, da mulher baiana. Começou no mês de julho de 1823 e culminou com o dia 7 de setembro do mesmo ano, com o grito do Ipiranga. A Bahia sempre guerreira, sempre sai na frente e sempre se posiciona em todos os momentos. Valença como extensão do recôncavo sul participou também ativamente desse processo, por isso nada mais justo do que Valença comemorar e temos feito isso com muita galhardia e compromisso com o desenvolvimento da Bahia, então mais uma vez a gente comemora o 2 de julho alegres e felizes, e torcendo pra gente ter cada vez mais uma Bahia e uma Valença melhor e que honre a todos”, ressaltou.

Palanque com autoridades durante a solenidade em alusão ao 2 de Julho. Foto: Valença Agora

O secretário de Cultura, Gugui Martinez, reforçou que Valença foi uma cidade de suam importância para a Independência do Brasil na Bahia. “Que bacana ver essa praça repleta. Valença que no seu hino tem “A Decidida”, porque forneceu alimentação, a farinha de Sarapuí, os valencianos também lutaram pela nossa independência, Valença faz parte desta história. Viva a Independência da Bahia”, bradou.

WhatsApp Image 2023-07-03 at 10.24.21 (2)

Bertolino Júnior, presidente da Câmara, presente na solenidade. Foto: Ascom Valença

Para o presidente da Câmara, Bertolino Júnior, o 2 de julho é um dia muito especial. “A independência é o ato de resistência do nosso povo. Essa praça está linda, o povo valenciano mostrando a sua bravura, dentro da cultura da nossa Bahia. Que isso possa se repetir por séculos, essa tradição não pode acabar, tem que ser passada de geração em geração, pois muito importante para a nossa liberdade”, considerou.

Major PM Kleiton Carvalho. Foto: Valença Agora

O subcomandante da 33ª CIPM, Major Kleiton Carvalho, ressalta que o 2 de Julho é uma data que precisa ser celebrada por todos os baianos. “Temos que comemorar, que festejar, porque o baiano é forte e até hoje ele luta. Vivemos numa região que sofreu com o atraso no desenvolvimento, então hoje é um dia muito especial para o baiano porque nossa luta é uma luta ímpar, uma luta que ocorreu em paralelo com as regiões que no tempo, dominavam a política brasileira e a gente fez a nossa parte e cumpriu o nosso papel, então hoje todos os baianos estão de parabéns”, avaliou.

O agente de saúde Roque Honorato considera os atos festivos da Independência da Bahia, “um momento importante para as crianças e a juventude que vem chegando para entender que a história não deve faltar.” “É um momento histórico, no qual muita gente hoje, pelo sistema que estamos vivendo, infelizmente não valoriza, mas volto a dizer e reiterar que é um momento de grande importância para todos nós baianos e brasileiros”, completou.

Sgto Sargento Rafael Vasconcelos, comandante do Tiro de Guerra. Foto: Valença Agora

“Para mim é muita satisfação ter a sorte e o privilégio de estar aqui no Tiro de Guerra, inclusive nesse ano, e uma honra ainda maior estar presente nessa festa tão representativa que são os 200 anos da Independência da Bahia. Só tenho a agradecer a oportunidade, tanto a Valença que me acolheu bem, quanto ao Exército que propôs esse desafio”, declarou o comandante do Tiro de Guerra, Sargento Rafael Vasconcelos.

Secretária Joana Guimarães. Foto: Valença Agora

A secretária de Promoção Social e primeira dama do município, Joana Guimarães, enalteceu a liberdade conquistada pelos baianos. “Liberdade para a nossa Bahia, o nosso povo e para a nossa comunidade. A liberdade é a coisa mais interessante e bonita que existe, se a gente não ‘voar’, a gente não chega em lugar nenhum, então desejo a todos os valencianos esse poder de liberdade, que saia livremente pela cidade, sem ter medo de nada, nós precisamos disso”, pontuou.

WhatsApp Image 2023-07-05 at 15.33.13

Deputado Raimundo Costa e família durante festejos do 2 de Julho, em Valença. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Prestigiando as comemorações em Valença ao lado da família, o deputado federal Raimundo Costa comentou sobre a importância da data magna. “Há 200 anos celebramos esse marco de grande importância para os baianos. Temos que reverenciar os heróis do passado e os do presente, das transformações que a cidade, o estado e o país precisam fazer para cada brasileiro e para cada baiano. Nesse contexto, dentro do nosso trabalho e do nosso mandato, temos promovido essas mudanças para que a gente possa oferecer qualidade de vida, segurança, saúde, educação, que representam a verdadeira independência que os baianos e brasileiros tanto precisam”, considerou.

“É emocionante estar aqui, estamos vendo as pessoas elogiando e se sentindo parte desse momento tão importante. Nós sabemos que Valença esteve envolvida e foi determinante nessa vitória para a independência do Brasil. Só nos orgulha saber que esse governo, que a nossa população está valorizando cada vez mais os momentos cívicos no nosso país e da nossa cidade, o sentimento de patriotismo, de pertencimento e de responsabilidade, está cada dia mais forte, mais determinante”, avaliou a secretária de Educação, Albete Freitas.

 

Também participou das solenidades, o vereador Fabrício Lemos. “200 anos é uma história, é um marco, tudo começou aqui na Bahia, com Maria Quitéria e todos os personagens que fizeram com que nesse momento a gente estivesse aqui comemorando a nossa independência. Essa luta continua, cada um com o seu chamado, com a sua contribuição para que a cada dia estejamos mais independentes, e o mais importante, o povo feliz. A gente enquanto cidadão, enquanto parlamentar, não poderia ficar de fora, sempre participamos desses momentos cívicos, representando a nossa querida Valença. Parabenizo a todos por esse bonito desfile e agradeço aqueles que lá atrás fizeram com que esse momento hoje fosse uma realidade”, reconheceu.

WhatsApp Image 2023-07-04 at 12.48.42 (3)

Marcelo Borges, secretário de Meio Ambiente, durante desfile do 2 de Julho. Foto: Valença Agora

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges, também exaltou a importância da data. “Um dia que é marcante para o nosso povo. Valença, em especial, teve sua importância nesse processo de independência, o que nos orgulha muito e nos leva a valorizar ainda mais a nossa independência”, afirmou.

Rotariano e defensor público de Valença, Carlos Maia. Foto: Valença Agora

“Estamos comemorando a independência do nosso país, não somente do nosso Estado, pois a independência do Brasil não se deu quando Dom Pedro gritou ‘independência ou morte’, ela se deu depois de muita luta, de muita gente morta, de muita guerra, e foi principalmente na Bahia que se deram essas guerras, a Bahia foi o início de tudo, foi a primeira capital do país, portanto essa data é de suma importância”, considerou o Defensor Público, Carlos Maia.

WhatsApp Image 2023-07-03 at 08.45.34

Ex-vereador de Cairu, Jaci Bartolomeu. Foto: Valença Agora

O ex-vereador Jaci Bartolomeu, comentou a respeito dos comemorações do 2 de Julho: “É um momento ímpar, um momento singular, é viver toda a história do Brasil, em particular da Bahia e porque não dizer, de Valença, que também participou desse movimento que foi a liberdade dos brasileiros. De forma que eu fico muito feliz nessa manhã de 2 de julho vir a praça pública com o povo, os estudantes, com as autoridades, com a imprensa, enfim, reviver aquilo que a gente viveu quando éramos estudantes e agora estamos vivendo para deixar para a posteridade”, relatou.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.