Comunidade lançou durante a festa uma campanha em prol da reforma do telhado da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao padroeiro de Valença, o Sagrado Coração de Jesus, completou 220 anos em 2021. A Festa em celebração ao santo teve início com a novena no último dia 9 de julho e foi concluída neste domingo (18), com missa solene no adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. A mudança inédita de local se deu pela interdição da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, que aguarda reforma em seu telhado. O tema da festa em homenagem ao padroeiro foi “O coração do povo de Valença bate mais forte no Coração de Jesus”.

Teve início durante os festejos a campanha em prol da reforma da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, paróquia da cidade. É possível doar através de depósito ou transferência para a conta Banco do Brasil, Agência 0545-2, Conta Corrente 61.492-0 ou pelo pix 75982486600

WhatsApp Image 2021-07-19 at 17.25.58

A missa festiva aconteceu pela manhã, no oratório da Igreja Matriz, e foi presidida pelo pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Marcos Reis. Já a missa solene pelo dia do padroeiro foi realizada no período da tarde, sob a presidência do padre convidado, Cristóvam Moreira. Fieis e devotos do Coração de Jesus compareceram ao adro do Amparo para celebrar o padroeiro.

Roberval Vieira e esposa Oscarina Edington (Foto: Valença Agora)

O maçom e católico Roberval Vieira falou sobre o início da campanha. “É um momento único porque estamos iniciando a campanha da recuperação do telhado da igreja do nosso padroeiro, então essa festa tem um significado especial, e com certeza, com a fé em nosso senhor Jesus Cristo, essa campanha será um sucesso para concertarmos e devolvermos à comunidade a sua igreja, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus”, enfatizou.

“Hoje encerramos mais uma bela festa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da nossa cidade de Valença. E este ano com um tema que nos faz refletir Igreja comunidade, casa da palavra, mensagem essa que nos leva a refletir por uma espiritualidade transformadora e compromisso com a nossa fé. No livro de Mateus 21:22, ele nos diz “E tudo que pedires em oração, crendo o recebereis”. E através da palavra de Deus ele nos ajuda a superarmos os momentos mais difíceis, nos dá coragem para abrirmos o nosso coração para a solidariedade humana”, afirmou o deputado federal Raimundo Costa.

Deputado Federal Raimundo Costa, o pároco Marcos Reis e a ex-vereadora Vane Costa (Foto: Valença Agora)

Sua esposa, a ex-vereadora Vane Costa, complementou: “E, é através desta solidariedade que nós também estamos engajados na restauração deste lindo templo, e pedimos que a comunidade abrace esta causa para reabertura desta linda igreja, onde temos um templo com 220 anos de história que possui preciosas imagens sacras do século XVIII e não podemos deixá-lo abandonado”.

A devota Dona Naná comemorou por estar participando da festa do Sagrado, após dois anos afastada devido a pandemia. “Eu fui criada nessa fé a Nossa Senhora do Amparo e ao Coração de Jesus, a vida inteira eu fui presente, mas por causa da pandemia eu fiquei sem vir, esse ano vim com todo cuidado e pra mim isso é a maior satisfação, pois quando chega a nossa idade não é fácil vir”, afirmou.

Dona Naná e André Coutinho participaram de missa do padroeiro (Foto: Valença Agora)

O acompanhante de Dona Naná, seu esposo André Coutinho considerou a festa “muito boa, ainda mais com a presença do padre Cristóvam, que veio nos abrilhantar. Que Nossa Senhora do Amparo e o Sagrado Coração de Jesus possam livrar nossa cidade dessa pandemia, nosso estado, nosso país e toda a humanidade”, desejou.

Prefeito Jairo Baptista e sua esposa Joana Guimarães, primeira-dama e secretária de Promoção Social do município (Foto: Valença Agora)

O prefeito Jairo Baptista prestigiou a solenidade na companhia da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Joana Guimarães. “Essa festa é muito significativa, eu olho mais o lado da espiritualidade e todos que praticam a bondade, o amor, o respeito estão juntos, é muito importante pra cidade de Valença, a espiritualidade, é maior do que qualquer coisa e crer em Deus acima de tudo é muito bom e faz bem pra gente”, disse ao JVA.

Antônio Machado, membro do Conselho da Igreja Matriz (Foto: Valença Agora)

O católico Antônio Machado destacou que a solenidade “é o encerramento de uma semana de festa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro desta paróquia desde a fundação da cidade”. “Valença está em festa, está em jubilo por mais uma novena num momento difícil de pandemia. Estamos felizes com o encerramento nesse momento solene do Sagrado Coração de Jesus”, disse.

 

O pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Padre Marcos Reis falou ao Valença Agora sobre a festa do padroeiro e campanha lançada em prol da Matriz. “A festa foi belíssima, a novena foi um tempo de Deus, um Kairós, uma catequese sobre a palavra que é um verbo encarnado de Deus. Agora cabe a toda a sociedade valenciana abraçar a missão de recuperamos nossa Igreja Matriz, que não é só dos padres, não é só dos católicos, é de toda a sociedade porque aqui congrega todos os filhos e filhas de Deus, então essa é nossa alegria de estarmos aqui hoje”.

Pároco de Valença, Padre Marcos Reis (Foto: Valença Agora)

Pe. Marcos também falou sobre o aproveitamento turístico religioso no município. “Estive com o prefeito Jairo e falamos sobre abrir as portas da Igreja de Nossa Senhora do Amparo porque Valença é privilegiada no sentido de ter uma beleza dessa, uma igreja que mostra toda a beira mar da cidade, sem contar as peças históricas que aqui tem, as imagens sacras, então tudo isso serve para reanimar a fé de todos os cristãos católicos. A gente tem aqui um potencial muito grande e favorecer o turismo é também favorecer a todas as pessoas que vão viver em torno do turismo e, ao mesmo tempo divulgar a nossa cidade e as suas belezas naturais que aqui existem”, destacou.

IMG_1364

Jeová Avelar, membro atuante da Igreja Católica de Valença (Foto: Valença Agora)

O religioso Jeová Avelar, presidente do Grupo São Pedro do bairro do Tento, comentou a realização da solenidade no adro do Amparo. “É um momento bonito, a gente sabe que é por uma necessidade, mas não deixa de ser um momento único, até porque a Matriz não caberia esse número de pessoas que a gente viu aqui no adro, então é a história se fazendo, Valença continua com sua marca católica, respeitando as demais religiões. O Coração de Jesus começou essa cidade, Vila do Santíssimo Coração de Jesus, isso está nos anais, nos livros e nada mais justo, como rede de comunidades viver esse momento com a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, ainda mais que agora a gente tem um pároco filho de Valença e que chega com vontade de trabalhar com toda Valença,  que a sua historia foi construir igrejas, igrejas templos, mas acima de tudo igrejas povos, então Valença está de parabéns, a Paróquia Coração de Jesus, todo o Conselho, todas as comunidades dessa Paroquia está de parabéns por ter padres como padre Marcos, padre Antônio e padre Emerson”, afirmou.

Missa solene do padroeiro foi presidida pelo Padre Cristóvam Moreira (Foto: Valença Agora)

Ex pároco de Valença, antecessor do Pe. Marcos Reis, o Pe. Cristóvam Moreira retornou a Valença para celebração do padroeiro Sagrado Coração de Jesus. “A experiencia da Festa do Sagrado é sempre marcada por muita espiritualidade, a espiritualidade do Coração de Jesus. Historicamente falando é uma festa que tem um cunho religioso dentro da tradição e fé católica, esse ano atípico devido a pandemia, sentiu-se a necessidade de fazer esta solenidade à tarde e aqui no adro do Amparo, um espaço acolhedor, que evita a aglomeração por ser grande. Nós estamos rezando, pedindo a Deus que essa pandemia passe para que a gente volte a celebrar todos juntos e que essa devoção se estenda, que se prolongue com mais vivacidade, é o que nós precisamos de fato aqui na nossa comunidade de Valença”, considerou.

Padre Cristóvam Moreira, ex pároco de Valença (Foto: Valença Agora)

O próprio Jesus disse, “o zelo por esta casa me consome”. No ponto de vista teológico eu acredito que esse zelo se dá no cuidado, a Igreja Matriz é um templo centenário e eu acredito que a sua reconstrução só será possível e viável se cada valenciano, cada instituição aqui presente, se cada empresa der um pouco de si para resgatar e restaurar uma obra imaterial, que tem uma beleza cultural e artística, imagens belíssimas. Peço que colaborem com a paróquia, instituições, empresas, município, governo do Estado, todos devem caminhar juntos. Eu acredito que com a chegada do Padre Marcos e com as comissões constituídas será feita uma grande diferença para reconstrução e restauração tão sonhada da Igreja do Sagrado Coração de Jesus”, pontuou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.