População tem até o dia 28 de julho para sugerir ao poder público municipal ações para compor o seu planejamento estratégico para os próximos 4 anos

As ações prioritárias do poder público municipal de Valença para o próximo quadriênio estão sendo planejadas em conjunto com toda a sociedade através de escuta social para contribuições ao Plano Plurianual – PPA 2022-2025, que é um instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o horizonte de quatro anos. A comunidade valenciana pode contribuir enviando suas sugestões através do site ppa.valenca.ba.org.br ou preenchendo formulários impressos, que estão disponíveis na sede da Prefeitura. A equipe da gestão municipal também está realizando pesquisas em locais estratégicos como centro e feira livre, levando formulários para que a população contribua com suas sugestões.

Mesa diretora da Audiência Pública (Foto: Reprodução/Youtube TV Costa do Dendê)

Nesta sexta-feira (23) foi realizada a primeira de três audiências públicas programadas para ouvir as propostas de órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada. As próximas audiências acontecerão na segunda-feira (26) e terça (27), no auditório da Casa do Empresário com o mesmo objetivo. Participaram da mesa diretora da audiência, o prefeito Jairo Baptista; o vice-prefeito Joailton Manoel; o secretário de Governo, Cláudio Queiroz; o secretário de Planejamento e presidente da comissão do PPA, Paulo Roberto Oliveira; a secretária da Fazenda, Maria Zenaide Porto Negrão; a Controladora do município, Solange Maria Teixeira e o vice-presidente da Câmara de Vereadores Helton Brandão.

Prefeito Jairo Baptista (Foto: Reprodução/Youtube TV Costa do Dendê)

“Essa é a hora de transformar Valença, ou a gente começa agora e tem um final feliz ou vamos continuar no mesmo marasmo, não temos porque parar agora. O PPA é o ‘pai’ e a ‘mãe’ da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), através dele é que nós vamos direcionar os recursos municipais para os lugares que mais precisam, porque os recursos são finitos, então nós temos que planejar e direcionar qual o lugar correto. É hora de começar a transformar intenções em realidades, e nós queremos que as informações venham do povo para o gabinete discutindo toda e qualquer ideia, de quem quer que seja, é um direito das pessoas, então estou feliz de começarmos de maneira democrática com o maior carinho do mundo.  O diálogo é nossa maior força!”, destacou o prefeito Jairo Baptista.

Vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus (Foto: Reprodução/Youtube TV Costa do Dendê)

O vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus falou sobre a importância da audiência pública do PPA. “O PPA nasce do Plano de Governo que foi construído para ser apresentado à sociedade de Valença pelo nosso grupo político, naquele Plano de Governo nós colocamos os nossos sonhos, as nossas ideias e que hoje a gente traz para que sejam transformados em realizações. No momento em que a gente propõe uma participação da sociedade e chama esse PPA de Participativo, a gente sinaliza que desejamos que esses sonhos e essas ideias se juntem aos sonhos e as ideias dos valencianos. Pedimos também a participação de todos da gestão para que esse planejamento tenha o sucesso que a gente espera, fazemos esse apelo para que cada um participe efetivamente, não só propondo, mas depois executando o que precisa ser feito pra gente mudar as coisas que precisam ser mudadas e beneficiar o maior número as pessoas que precisamos atingir”.

Secretário de Planejamento Paulo Roberto Oliveira Cruz, presidente da Comissão do PPA (Foto: Reprodução/Youtube TV Costa do Dendê)

“Valença dá um passo muito importante para o seu desenvolvimento, fico muito feliz em poder participar dessa construção que Valença precisa e que nós estamos aqui juntos trabalhando para levar a nossa cidade à altura que ela merece”, ressaltou o presidente da Comissão do PPA, secretário Paulo Roberto Oliveira.

Vice-presidente da Câmara de Vereadores (Foto: Reprodução/Youtube TV Costa do Dendê)

Representando a Câmara de Vereadores, o vice-presidente Helton Brandão enalteceu a importância da participação social no PPA. “Valença está escrevendo uma nova página na sua história, o simples sentimento de poder participar coletivamente na construção de um plano tão importante para o município é algo que sem dúvida alguma fica na história, creio que a partir de agora, com a participação de todos, nós teremos um PPA participativo de fato, e que busque atender as reais necessidades do nosso município. O poder legislativo está trabalhando de forma autônoma, porém harmônica e isso deve ser o diferencial dentro da comunidade que quer o melhor para o nosso município, que possamos construir juntos, somar e levar sempre o compromisso com Valença, essa deve ser sempre a nossa maior preocupação”, afirmou o vereador.

A participação dos representantes da sociedade civil organizada e de órgãos públicos na audiência aconteceu de modo presencial e virtual. Esta primeira audiência contou com propostas nas mais diversas áreas como saúde, mobilidade urbana, agricultura familiar, turismo, infraestrutura, trânsito, controle social, cultura, esporte, saneamento, segurança pública, economia, entre outras, indicadas pelo Poder Legislativo de Valença, 33ª Companhia Independente de Polícia Militar, Casa do Empresário de Valença, Guarda Civil Municipal, Igreja Católica, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Associação dos Agentes Comunitários de Valença, Rotary Club, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Cultura, Sindicato dos Empregados no Comércio de Valença (SECVALENÇA) e Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC).

A audiência foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Valença no Facebook e Instagram, e pela TV Costa do Dendê no Youtube.

ASSISTA AQUI

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.