Psicanálise

Diabetes é uma doença crônica, onde o corpo não consegue produzir insulina corretamente, por conta de problema no pâncreas (órgão responsável em produzir insulina), ou quando produz não é suficiente para conseguir colocar dentro da cédula e com isso a glicemia fica “solta” na corrente sanguínea, causando a hiperglicemia, por conta disso precisa de ajuda medicamentosa para que o processo ocorra bem. Vale salientar também a importância da alimentação adequada para um melhor controle glicêmico, podendo assim evitar picos de insulina, atrelado com o exercício físico.

Conforme a International Diabetes Federation, entidade ligada à ONU, existem no mundo mais de 380 milhões de pessoas com diabetes.

TIPOS DE DIABETES:

  • Pré - diabetes;
  • Tipo 1;
  • Tipo 2 e
  • Gestacional

Pré - diabetes: Ocorre devido a um acúmulo de glicose na corrente sanguínea, e com isso há um aumento da mesma. Vale salientar que 50% das pessoas vão progredir para diabetes. È mais frequente em pessoas obesas, sedentárias, que tem grande consumo de açúcar refinado, etc.

Diabetes Tipo 1: Acontece quando o corpo não produz insulina, e quando produz não é suficiente para que a glicemia entre na célula normalmente. Tem situações que o sistema imunológico ataca as células beta (autoimune, ou seja, são células atam as próprias células do corpo, nesse caso células do pâncreas), por conta disso sua produção fica muito prejudicada. È mais comum em criança, adolescente, porém pode aparecer também na vida adulta.

Diabetes Tipo 2: Aparece quando a insulina produzida não é aproveitada pelo corpo, ou seja, a glicemia não consegue entrar na célula; ou não produz insulina suficiente. È mais comum em adultos, mas crianças também podem apresentar.

 Diabetes Gestacional: No período gestacional o pâncreas aumenta a produção de insulina, esse excesso é utilizado pela placenta para levar insulina até o bebê, porém nem sempre esse processo acontece corretamente, e quando isso não ocorre, a quantidade de glicemia que fica exposto na corrente sanguínea é muito grande e o corpo não dá conta.

TRATAMENTO

 Vai depender do tipo de diabetes, há pessoas que fazem o tratamento com medicamentos via oral, melhoram a qualidade da alimentação e começam a fazer exercício físico, sendo suficientes para um melhor controle; porém tem situações que é imprescindível o uso de insulina, atrelado a uma boa alimentação e exercício físico.

É notório o quando as doenças crônicas influenciam na saúde psicológica das pessoas, há situações em que as mesmas não se alimentam direito, tem medo de comer, por conta de pico de insulina, e posteriormente, isso em algumas situações fazem com que elas deixem de ter uma vida social, se sintam um fardo, por achar que não podem comer nada, com isso pode desenvolver estresse, ansiedade, e trauma da própria comida, tornando um problema em sua vida. A comida deve ser consumida com prazer e não com medo.

ATUAÇÃO DO GCONP  EM PROL DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO DIABETES E DE OUTRAS DOENÇAS NEUROLÓGICAS

O GCONP – dispõe  de uma equipe especializada e pronta para atender e ajudar qualquer pessoa a lidar com as diversas situações apresentadas, além de ansiedade, depressão, tristeza profunda, fobias, medos também a desmistificar  crenças limitantes, a não ter medo de comer,  conforme descrevi os motivos tais como; a saber o que fazer para diminuir o índice glicêmico dos alimentos, que é a velocidade em que a glicose vai para a corrente sanguínea, podendo causar pico de insulina, o que não é interessante para ninguém.

O GCONP continua à disposição para atender o público tanto para tratamento, quando para prevenção de doenças, principalmente diabetes, além da busca pelo equilíbrio psíquico, físico e emocional.

Entendendo que, a saúde começa com uma boa alimentação e cuidado com todo o corpo, para isso o GCONP, dispõe de 02 (dois) nutricionistas, além de outros profissionais e serviços como psicanálise, massoterapia, psicopedagogia, entre outros.

Eu, Catiane Nascimento da Luz, como Nutricionista clínica, estou preparada e pronta para atender qualquer demanda na minha área de atuação.

Agende sua consulta: (75) 9 8852-9222

         Atendimento:  Às segundas e quartas-feiras.

“Descubra porque um Nutricionista pode fazer a diferença na vida de alguém com diabetes”.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 14.42.27

*CATIANE NASCIMENTO DA LUZ
Nutricionista – CRN5 18551
Pós graduanda em Nutrição Renal

 

 

Referência:

Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.