Neste sábado (11), o Rotary Club de Valença promoveu, em parceria com a Prefeitura de Valença, a Loja Maçônica Paz e Fraternidade e o Lions Clube, uma campanha de mobilização e conscientização sobre a importância da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. Um stand foi montado na orla, em frente à Câmara Municipal para suporte às abordagens a motoristas e transeuntes. O ato contou com a participação do Zé Gotinha, personagem instituído pelo Ministério da Saúde para divulgação da campanha de vacinação.

Os rotarianos e parceiros distribuíram panfletos, adesivos e utilizaram carro de som para divulgação da campanha. A ação também contou com outdoors e faixas em pontos estratégicos da cidade. “A presidente do clube, Camila Reis, considerou a mobilização um sucesso. “Essa é apenas uma parte do nosso projeto para a campanha. No dia D [18 de agosto], o Rotary vai se dividir para levar a vacina em seis localidades da zona rural. Além disso, teremos vacinação na Praça da República. Neste dia, distribuiremos pipoca, balinhas e colocaremos um pula-pula para a diversão da criançada. Até o fim da campanha, o Rotary, a secretaria de saúde e o Zé Gotinha visitaram as escolas e creches que possuem crianças menores de 5 anos para continuar a divulgação da campanha”, informou a rotariana.

A coordenadora de imunização da secretaria de Saúde de Valença, Luana, ressaltou a importância da campanha promovida pelo Rotary. “Esse tipo de ação é de suma importância para evitarmos a reintrodução da poliomielite no nosso país. Então, a gente precisa divulgar e conscientizar a população e hoje o Rotary está desempenhando esse papel muito importante na divulgação da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo, para que essas informações cheguem a toda a população”, afirmou.

A expectativa da secretaria de Saúde é vacinar 95% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos até o fim da campanha (31 de agosto), iniciada no último dia 6.  O Dia D acontece no próximo sábado (18), data em que todos os postos de saúde estarão abertos das 08h às 17 horas oferecendo a dose extra da vacinação.

_DSC0493

A mobilização contou com o apoio de empresários locais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito.

Fotos: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.