Um projeto que acredita na mudança, acredita que todas as mães possam amamentar seu filho sem nenhum tipo de preconceito.

alem dos 6 meses 7

Esses dias nas redes sociais, muitas mulheres famosas (atrizes, cantoras) amamentaram os seus filhos e publicam fotos em solidariedade as muitas mães , que sofreram  preconceitos devido a amamentação dos filhos nos lugares público .

No Brasil , em Manaus na Amazônia, nasceu um projeto intitulado  Além dos 6 meses. É uma ação do blog Bebê Ativo, um blog sobre maternidade, experiências e vivências. A ideia desse projeto é fazer um ensaio fotográfico com mães amamentando seus filhos que tem 6 meses ou mais.
O objetivo é incentivar o aleitamento prolongado, que é algo muito difícil devido a interferência de várias pessoas e os olhares de forma ruim para a mãe que amamenta, principalmente em lugares públicos. Geralmente essas mães ouvem comentários do tipo “não tem mais porque ele mamar no peito”, “seu leite é fraco”, “você virou chupeta”, “ele é muito grande pra mamar”, “quando você vai deixar de amamentar?”, “ele não precisa mais do seu leite”, entre outras coisas…

alem dos 6 meses 5

 

Por isso, o projeto reuniu 23 mães com seus filhos em um ensaio fotográfico, para mostrar que o leite materno é muito forte e pode continuar sendo oferecido para a criança após os 6 meses de idade.

‘’Esse projeto é muito especial, chama-se "Além dos seis meses".
Surgiu quando vi uma foto de uma mãe amamentando seu filho que parecia ter dois anos ou mais. Quando olhei aquela foto, fez um click em minha cabeça e já veio a ideia, no momento também passou um filme de como foi quando amamentava o Cássio.

alem dos 6 meses 3
Amamentei ele até 1 anos e 5 meses, e por motivo de saúde tive que desmamá-lo.
Mas o que lembrei foi que era difícil continuar amamentando ele que já tinha mais de 6 meses, por conta das pessoas a minha volta. E sei que toda mãe passa por isso, infelizmente. 


Após os 6 meses de aleitamento exclusivo o bebê inicia a introdução alimentar, porém o leite materno continua sendo complemento e com todos seus nutrientes e proteínas.


Vou citar algumas coisas que só quem é mãe vai entender muito bem e se identificar com certeza.
A mãe esta amamentando seu filho e vem alguém perguntar: "você não acha que ele está grandinho pra mamar?"; "quando você pretende parar de amamentar?", sendo que nunca tinha passado em sua cabeça essa hipótese.
A mãe está amamentando seu filho e as pessoas olham de forma ruim para ela, reprovando aquela ação (de amamentar).


A mãe está amamentando seu filho e alguém fala: "ele está te fazendo de chupeta"; "teu leite já não serve pra ele que está grande"; "ele está mal acustumado"; "ele nem precisa do teu leite, você que está apegada ao seu filho".
Ainda tem muitas outras coisas que interferem na amamentação prolongada.

alem dos 6 meses 6

Por que a mãe quer amamentar e o filho quer mamar isso já é o suficiente, porém essa pressão externa interfere muito, é chata, nenhuma mãe aguenta mais.
Por isso esse projeto é tão cheio de amor, de vida, de apoio, de compaixão, de solidariedade.

Queremos com esse ensaio transmitir para outras mães que juntas podemos mudar essa quadro, e que todas as mães podem amamentar seu filho onde, quando e quanto tempo quiserem.

Gratidão a todos as mães e filhos que aceitaram participar, imensamente grata a vocês!’’ Rose a mãe que iniciou o projeto

 

Apoio:

Fotografia por Miguel Almeida e Cleudilon Passarinho do "Amazonas Fotografia".
Coroas por Rosa Almeida do "Portal da Cor".
Peças decorativas por Mônica do "João e Maria Festas".

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.