Período que começa em junho e segue até setembro requer cuidados para garantir os níveis de água no organismo

Com a redução das chuvas e da umidade relativa do ar em grande parte do País durante o inverno, aumenta o risco de desidratação. Por isso, quem quer aproveitar melhor os dias de sol precisa redobrar os cuidados nesse período. Confira cinco dicas que ajudam a manter os níveis adequados de água no organismo:

1º - Hidrate-se com a ingestão de líquidos antes de realizar qualquer atividade física. Dê preferência à água e aos sucos naturais. Os refrigerantes devem ser evitados, pois têm baixa capacidade de hidratação.

2º - Em relação aos alimentos, prefira os leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Sopas e caldos também ajudam a manter a hidratação do corpo. Alimentos muito gordurosos devem ficar de fora da dieta.

3º - Evite banhos quentes e muito demorados. Também não é aconselhável se ensaboar demais e usar buchas. Isso contribui para alterar a composição hidratante natural produzida pelo organismo, o manto hidrolipídico, que protege a pele.

4º - Para manter a pele hidratada após o banho, passe um hidratante pelo corpo ainda no banheiro. O vapor ajuda na penetração do creme.

5º - Espalhe protetor solar por todo corpo e não se esqueça de proteger também os lábios. Essa região costuma ficar muito ressecada no inverno. O uso de hidratantes específicos ajuda a evitar rachaduras nessa parte do corpo.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.