A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valença tem agora um novo comandante, é o GCM subcomandante Valfredo Santana que assume o posto no lugar do GCM Robson Sousa. A troca de comando aconteceu nesta terça-feira, no gabinete da prefeita Jucélia Nascimento, com a presença da prefeita, do seu vice Joailton Manoel de Jesus; do comandante do Tiro de Guerra 06-005, Tenente Alexandre Pavone; representantes da Associação da GCM e do Sindicato da classe; secretários de governo; vereadores; colaboradores da prefeitura e imprensa.

Prefeita Jucélia Nascimento assina nomeação de Valfredo Santana

Prefeita Jucélia Nascimento assina nomeação de Valfredo Santana

Posse aconteceu no gabinete da prefeita Jucélia

Posse aconteceu no gabinete da prefeita Jucélia

A prefeita Jucélia deu as boas vindas ao novo comandante e reconheceu o trabalho do ex-comandante Robson Sousa, orientando a Guarda para um trabalho que orgulhe a todos. “Seja bem vindo comandante Santana, a gente acredita no seu potencial, se você está assumindo é porque é um subcomandante que tem a confiança do seu ex-comandante e que dará continuidade a um trabalho que vem dando certo. Vocês fazem um trabalho maravilhoso, além dessa farda quando vocês guardam o patrimônio público, é uma polícia comunitária, cidadã, zelem por isso porque eu vou passar como prefeita, mas a Guarda Municipal de Valença será sempre a Guarda Municipal de Valença. A gente não tem medido esforços mesmo nesse momento difícil de crise. Eu confio muito em vocês, espero que vocês estejam nas ruas de Valença representando essa administração e que sejam motivo de orgulho pra todos nós”, afirmou Jucélia.

A prefeita Jucélia Nascimento direcionou algumas palavras à imprensa e destacou a importância do jornal Valença Agora para o desenvolvimento de Valença. “Vidalto [diretor do Valença Agora] quero dizer da sua importância para o município de Valença, para o desenvolvimento deste município, você que tem levado o Valença Agora pra toda a nossa região, e até pra nossa Bahia porque quando eu chego em Salvador ele está lá, com esse carinho e esse cuidado de nas entrelinhas fazer essa pujança pra capital do Baixo Sul, isso é muito importante não tem preço e você faz com muito respeito e muita dignidade, parabéns pelo seu jornal!”, felicitou a prefeita.

Ato contou com a presença da Associação e Sindicato da classe

Ato contou com a presença da Associação e Sindicato da classe

O Controlador Geral Luiz Inácio destacou que a prefeitura buscou qualificar a GCM para adequação às leis. “Os cursos oferecidos permitem que vocês possam adquirir o porte de arma, entretanto, quem vai dizer se isso é possível é a Legislação, onde a Polícia Federal é que vai definir quem está apto. Assim como vocês podem vir a adquirir o porte, da mesma forma, se não for utilizado corretamente, poderão perder esse direito”.

Vice-prefeito Joailton aconselhou o novo comando

Vice-prefeito Joailton aconselhou o novo comando

Para o vice-prefeito Joailton é importante que a Guarda esteja atenta às necessidades da sociedade valenciana. “Vocês próprios melhor avaliam a importância que a Guarda tem pra nossa sociedade, não somente pra nossa gestão, pra prefeita e sua equipe, é, sobretudo, pra sociedade, e é essa sociedade que a gente tem que estar antenados pra estar atendendo exatamente o que ela clama, mas sem perder de vista a nossa missão e a nossa responsabilidade”, declarou.

Comandante do Tiro de Guerra, Tenente Alexandre Pavone deixou a instituição à disposição da Guarda Municipal

Comandante do Tiro de Guerra, Tenente Alexandre Pavone deixou a instituição à disposição da Guarda Municipal

O Tenente Pavone foi breve em suas palavras ao comentar a troca de comando. “Robson, parabéns pelo seu trabalho! Comandante Santana, sucesso na sua nova missão. O tiro de Guerra está à disposição da Guarda Municipal para quando for necessário”, frisou.

O secretário de Administração, Ademar Barreto exaltou os avanços da GCM na atual gestão do município. “Hoje é um momento simples de troca do comando da Guarda, mas fiz questão de fazer solenidade pela importância que a Guarda tem ganhado na administração e no município, a cada dia a Guarda tem assumido novas atribuições, o governo tem dado esse amparo, a gente tem buscado fazer uma gestão cada dia mais democrática, mais próxima da Guarda buscando uma relação de conhecimento e também verificando a resolução dos problemas. Fizemos já algumas aquisições de equipamentos, fardamentos, recentemente a aquisição de uma viatura padronizada... temos muita coisa ainda a ser feita, temos o processo de armamento em curso, o que a gente quer é fazer uma Guarda cada vez melhor pra nossa cidade”, destacou.

A vereadora Diana Farias falou em nome da Câmara de Vereadores e comentou a troca do comando. “Robson você fez um excelente trabalho a frente da GCM, a alternância de poder é salutar, importante para mostrar também a valorização de outras pessoas que também participam da GCM assim como você e outros valorosos guardas. Valfredo, nós ficamos muito felizes, desejamos sucesso nessa nova empreitada e nos colocamos a disposição do seu comando e de toda a Guarda”, ressaltou Diana.

Vereadores deram às boas vindas ao novo comandante

Vereadores deram às boas vindas ao novo comandante

Para o vereador Reginaldo Araújo, o papel da GCM tem na sua essência, o diferencial da maneira de agir. “A polícia tem o papel de repressão, mas vocês precisam agir como uma polícia cidadã”. O vereador destacou ainda que a Guarda tem recebido da administração da prefeita Jucélia, todo o apoio necessário para sua organização e trabalho.

Ex-comandante Robson Souza se despede do comando

Ex-comandante Robson Souza se despede do comando

O ex-comandante Robson Sousa reconheceu os avanços e as conquistas da GCM após o governo da prefeita Jucélia. Segundo ele, a partir de 2013 a GCM foi reaparelhada, com fardamento, compra de uma nova viatura, recuperação da antiga e das motocicletas, além de relocar os guardas para uma nova sede. “Essa valorização foi o que me impulsionou para que eu me dedicasse 24 horas a Guarda Municipal, todo mundo sabe o amor que eu tenho pela farda azul, é o que eu gosto de fazer”, considerou. Robson ainda prometeu estar junto à GCM colaborando com o município, e agradeceu o apoio de sua equipe.

Comandante Valfredo garantiu a continuidade dos trabalhos que vem sendo realizados pela GCM

Comandante Valfredo garantiu a continuidade dos trabalhos que vem sendo realizados pela GCM

O novo comandante, Valfredo Santana garantiu que seu trabalho será de continuidade do que já vem sendo feito no comanda da GCM.         “Afirmo que vamos continuar com esse trabalho, não é um trabalho que vai começar de novo, vai ser continuado, queremos de Valença uma cidade melhor para que a população possa se sentir mais segura. Nós somos funcionários públicos, temos que servir a sociedade da melhor maneira possível, que nós possamos fazer um trabalho de excelência!”, disse.

Novo comandante esteve acompanhado por sua família

Novo comandante esteve acompanhado por sua família

Valfredo Santana, 49, é soteropolitano radicado em Valença desde 2004. Para o jornal Valença Agora, o novo comandante fez uma avaliação da GCM de Valença hoje. “Da época que eu conheci a GCM pra época de hoje, nós podemos dizer que houve um crescimento gradativo e constante com o crescimento efetivo da Guarda Municipal, e nós podemos ver também que a Guarda Municipal hoje não é mais aquela Guarda de antigamente, onde a pessoas, às vezes, entravam sem concurso público e sem conhecimento na área específica, hoje vemos guardas com ensino superior, então a Guarda de Valença é uma Guarda preparada, que tem conhecimentos e que sabe dos seus objetivos”, nos disse.

Sobre seu afastamento do comando da GCM, Robson Sousa nos explicou que é devida sua intenção de disputar o pleito de vereador nas eleições de 2016. Sobre o novo comandante, nos contou: “Valfredo é uma pessoa que se destaca dentro da tropa pela maturidade, e também pela experiência de vida que tem, é um ex-recruta do Exército, já tem uma experiência militar e isso vem somar com a gente. Meu subcomandante está sempre do meu lado colaborando com tudo, além de ser um amigo, é um cara competente, demonstra isso na sua atividade diária e nada mais justo do que colocar alguém que possa continuar o trabalho que a gente começou há dois anos”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.