Evento em parceria com a Conect Telecom e TV Conect Play integra ações da Campanha Outubro Rosa, Novembro Azul, que tem como tema “Laços que nos unem pela vida”

Foi transmitida ao vivo na última quinta-feira (20), através do canal TV Costa do Dendê e pela TV Conect Play, a Live Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama, uma realização da Rede Uniclin, através da campanha “Laços que nos unem pela vida, Outubro Rosa, Novembro Azul”, que é promovida anualmente pela Rede Uniclin - grupo formado por clínicas médicas e odontológicas - em parceria com empresas de diversos segmentos, e coordenada pelos médicos Adelaide de Assis Pita e Ronald Edington Fonseca Filho.

Com o objetivo de levar informação de qualidade à comunidade a respeito do câncer de mama, visando conscientizá-la da importância do cuidado com a saúde e do autoexame para diagnóstico precoce da doença, a live contou com a participação do cirurgião geral e ultrassonografista Ronald Fonseca, da ginecologista e obstetra Adelaide Pita, do mastologista Luciano Ramos via videoconferência e da acadêmica de medicina Nicolly Barbosa. Na plateia estiveram presentes estudantes da área da saúde, representantes de empresas patrocinadoras e apoiadoras da campanha e imprensa local.

Foto: Valença Agora

Em formato de talk show, a live foi conduzida pelo médico Ronald Fonseca, Diretor Executivo da Uniclin Pró-Saúde, que fez a abertura do evento agradecendo aos apoiadores e patrocinadores da campanha ‘Outubro Rosa, Novembro Azul’, que já está em sua 12ª edição.

Dra. Adelaide de Assis Pita, ginecologista e obstetra (Foto: Valença Agora)

Em sua saudação aos telespectadores, a médica Adelaide Pita, Diretora Executiva da clínica homônima afirmou: “Quando Ronald me chamou para fazermos essa campanha, eu abracei e há 12 anos estamos nessa luta porque é muito importante Valença participar do Outubro Rosa, que é uma campanha mundial que nasceu em Nova York na década de 90, no Brasil em torno de 2002 e que evoluiu e todo o povo aprova porque é para incentivar, alertar a população feminina principalmente, da importância da prevenção do câncer de mama”.

luciano

Mastologista Luciano Ramos (Foto: Reprodução/Live)

 

O especialista em mamas Luciano Ramos, sócio da OncoCenter localizada em Santo Antônio de Jesus também fez seus cumprimentos e ressaltou a importância da campanha. “Essa campanha me enche de orgulho, primeiro porque a função do médico antes de tudo, antes de curar, ela passa por educar, a educação é a melhor estratégia para a solução da maioria dos nossos problemas e a campanha do Outubro Rosa é esse alerta, principalmente para as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, uma patologia que é a principal causa de morte entre as mulheres na esfera das doenças oncológica no mundo, portanto é importante a gente informar, educar as nossas mulheres que essa doença tem cura”, disse o mastologista.

“A melhor estratégia para a cura do câncer de mama ainda é e sempre será o diagnóstico precoce. A mamografia pode detectar a sua doença no estado in situ, não invasivo e nesses casos a chance de cura é em torno de 99%, podendo chegar a 100% dos casos, por isso é preciso que a gente incentive a campanha do Outubro Rosa”, acrescentou Ramos.

Durante a Live, Dr. Ronald, Dra. Adelaide e convidados explanaram sobre o que é o câncer de mama, quais os fatores de risco, a importância da prevenção da doença, tratamento e outros assuntos relacionados à temática.

“A educação é uma coisa que não deve ser uma orientação apenas do médico, eu acho que as mães tem a obrigação de saber de todas essas informações, que são de fácil acesso, para que elas possam passar para próxima geração, às futuras filhas, a informação dentro de casa. Assim como o pai e a mãe ensinam os filhos a escovar os dentes, as mães e não o médico, tem que ensinar a sua filha o que é a menstruação, a cuidar do seu corpo, a cuidar da sua mama e acompanhar dentro de casa o como cuidar bem do seu corpo, esse é o nosso futuro para que a gente possa fazer uma geração muito melhor do que a nossa, onde a prática de atividade física venha desde a infância, os hábitos alimentares e essa questão do controle do peso tem que surgir desde a infância, e esse é o papel da campanha do Outubro Rosa, o médico entrar na família e que a família consiga educar as futuras gerações a não cometer os erros que ainda cometemos”, destacou Dr. Luciano Ramos.

O especialista também ressaltou a importância da prevenção para a economia. “O investimento em educação economiza muito dinheiro, o dinheiro que se gasta em realizar uma mamografia e o diagnóstico precoce reduz o custo do Estado em 10 vezes. Nos países desenvolvidos a prevenção é cada vez mais atuante porque além do conforto da cura que a gente pode oferecer aos pacientes, a economia em termos financeiros que a gente promove ao Estado é gigantesca, além de que a mulher é beneficiada por uma chance de cura maior, menos mutilação, menos problemas de ordem de recuperação e de reintegração social, então todas essas informações são muito importantes para a gente passar à população”, pontuou.

Em entrevista ao Jornal Valença Agora na coletiva de imprensa pós-transmissão da Live, Dra. Adelaide falou sobre a motivação da campanha. “É nosso papel como médicos alertar a população, levar informação, independente do retorno financeiro. A gente também trabalha com público de baixa renda, a gente dá o mesmo tratamento, o mesmo encaminhamento e faz mesma prevenção, então esse alerta, essa chamada para as mulheres todo ano que a gente faz em relação à prevenção do câncer de mama, que ainda está em primeiro lugar em número de mortes por câncer em mulher, é muito importante”, avaliou.

Nicolly Barbosa, universitária de Medicina (Foto: Valença Agora)

A estudante de Medicina Nicolly Barbosa, que também deu suas contribuições durante a live comentou sobre a experiência da participação ao lado de médicos renomados. “Pra mim é de extrema importância, primeiramente saber se posicionar em público, saber falar, perder o nervosismo. E para vir aqui, é preciso estudar sobre o assunto, pesquisar sobre, então é um crescimento e realização pessoal de poder levar informação para as pessoas para promover saúde. Minha futura profissão, a ideia é promover saúde, levar informação de qualidade, verídica, certificada pela ciência e isso para mim é muito gratificante na vida pessoal e como uma futura médica que eu pretendo ser”, afirmou.

Dr. Ronald Fonseca, Diretor da Uniclin Pró Saúde (Foto: Reprodução/Live)

 

O Diretor da Uniclin Pró-Saúde e da Rede Uniclin, que reúne clínicas médicas e odontológicas de Valença e cidades circunvizinhas, Ronald Fonseca, falou sobre a realização da campanha ao Jornal Valença Agora. “Gostaria de agradecer a Adelaide que é uma grande irmã e colega e que está sempre conosco, coordenado e contribuindo com essa campanha que já possui 12 anos de história. Não estou sozinho nessa campanha e a gente agradece aos parceiros pelo apoio, pelo patrocínio e por nos prestigiarem aqui hoje também com suas presenças, agradecemos à imprensa, aos estudantes, que nos impulsionam nessa missão. Eu fico contente porque às vezes a gente até abdica de outros momentos de lazer, porque ser médico é servir, é compartilhar, é dividir e é isso que a gente busca fazer e Deus nos ajuda”, enfatizou.

***Leia matéria na íntegra na edição digital do Jornal Valença Agora, nº 913, que estará disponível nesta quinta-feira, 27 de outubro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.