Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes renovou sua diretoria para o biênio 2023/2025

Na última sexta-feira (24), a Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes – AVELA elegeu sua nova diretoria para o biênio 2023/2025. A eleição aconteceu na sede da Biblioteca Municipal Ruy Barbosa.

Com a inscrição de uma única chapa, foram eleitos:  Juscimare Silva de Souza (presidenta), Maria Raimunda Almeida Silva (vice-presidenta) e Gilson Antunes da Silva (secretário).

Conheça o perfil da nova diretoria:

Juscimare Silva, eleita presidente (Foto: Arquivo/ Valença Agora)

Juscimare Silva de Souza: membro da AVELA  desde 2018, Professora de Língua, Mestranda em Literatura e Cultura (UFBA), graduada em Letras, Secretária Executiva do Instituto Cultural Euzedir e Araken Vaz Galvão – ICEA, integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM) onde pesquisa a obra do escritor Araken Vaz Galvão, foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Valença, valenciana, militante cultural, feminista, e acredita que a literatura pode mudar vidas.

Raimundinha, eleita vice-presidente (Foto: Arquivo/Valença Agora)

Maria Raimunda Almeida Silva: Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação. Leitora voraz de todos os gêneros. “Gosto de escrever, gosto de rabiscar, gosto de preencher páginas em branco. Sou mãe de três mulheres maravilhosas e quatro netos. Sou da Costa do Dendê”, se descreve.

Gilson Antunes, eleito secretário (Foto: Arquivo/Valença Agora)

Gilson Antunes: membro da AVELA desde 2017, é professor do IF Baiano, doutor em literatura, mestre em Letras, especialista em Psicanálise, em Língua e ensino, graduado em letras e em Filosofia. Pesquisador das literaturas do Baixo Sul, escritor e membro do Glicam.

A AVELA foi fundada em 2006, e teve como idealizadores e fundadores a saudosa professora e poetisa Macária dos Santos Andrade, em parceria com os escritores Araken Vaz Galvão, Alfredo Gonçalves de Lima Neto e o saudoso poeta Mustafá Rosemberg. Hoje é integrada por 24 membros, a saber seus membros fundadores e respectivos patronos e cadeiras que ocupam:

Macária Andrade (in memoriam) – 1. Manoel Amâncio (maestro Barrinha);

Alfredo Gonçalves de Lima Neto – 2. Castro Alves;

Araken Passos Vaz Galvão Sampaio – 3. Jorge Amado;

Mustafá Rosemberg de Sousa (in memoriam) – 4. Olavo Bilac.

Os demais membros são:

Albete Freitas de Souza – 26. Adonias Filho;

Maria do P. S. Magalhães da Silva [Perpetinha] – 13. Augusta Messias Guimarães

Amália Gonzalez Grimaldi – 38. José Lins do Rego;

Ângela de Mérice Gomes – 21. Cecília Meireles;

Carlos Magno de Melo – 36. Cora Coralina;

Dário Loureiro Guimarães – 18. João Monteiro Carson;

Edgard Otacílio da Silva Oliveira (in memoriam) – 9. Zacarias Góes de Vasconcelos;

Francisco Carlos de Aguiar Neto –24. Gregório de Matos;

Gilson Antunes – 27. Fábio Luz;

Givaldo F. Couto – 22. Augusto dos Anjos;

Ivamar Batista de Queiroz – 6. Carlos Drummond de Andrade;

Janete Pereira de Sousa Vomeri – 7. Pedro Calmon;

José Moacir Fortes Saraiva – 25. Anízio Teixeira;

José Ricardo da Hora Vidal – l l. Barão de Uruguaiana;

Juscimare Silva de Souza – 5. Clarice Lispector;

Luiz Claudio da Silva Santos – 20. Anízio Melhor;

Maria Raimunda Almeida Silva [Raimundinha] – 19. Machado de Assis;

Otávio Campos Mota Nunes – 14. José Malta;

Pedro Geraldo Nascimento – 15. Alexandre Peltier de Queiroz;

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo – 16. Abel Queiroz

A AVELA possui como membros honorários: Vidalto Oiticica, diretor do jornal Valença Agora; Euzedir Miranda de Anchieta Vaz Galvão, Vice-diretora do Instituto Cultural Euzedir Vaz Galvão – ICEA, e a Sra. Luzia Martins.

Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora; membro honorário da AVELA (Foto: Valença Agora)

Vidalto Oiticica ressalta o apoio do Jornal Valença Agora à AVELA no fomento aos escritores, à cultura, à educação e à intelectualidade, sendo algumas das contribuições, o Caderno de Cultura com publicação de textos de escritores locais, e a divulgação de incontáveis atividades relacionadas à arte, à cultura e à educação. “Há mais de 20 anos, o Jornal Valença Agora vem impulsionando a cultura e a intelectualidade de Valença e região por meio da divulgação dos acontecimentos, dando relevância e documentando a história, seja através das poesias do escritor e médico Mustafá Rosemberg publicadas na coluna “Expressão Poética”, seja pela cobertura jornalística de ações empenhadas pela AVELA e tantas outras instituições. Podemos dizer que a AVELA nasceu desse descortinar dos talentos literários e artísticos proporcionados também pelo Jornal Valença Agora”, afirma o membro honorário.

Com informações da AVELA

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.