No último sábado (6/4), aconteceu a posse da Comissão Organizadora dos festejos do São Pedro de Valença, padroeiro do bairro do Tento e dos Pescadores. A posse ocorreu durante missa celebrada pelo Pároco Padre Marcos Reis. Além dos membros da comissão, a cerimônia contou com a participação da comunidade, do grupo São Pedro e apoiadores da festa.

Foto Jornal Valença Agora (13)

Adilton Cardim é presidente da Comissão da Festa de São Pedro 2024, ao lado de sua esposa Marta (Foto: Valença Agora)

Presidem a comissão o casal Adilton Fonseca Cardim e Marta Fonseca Cardim. “Essa festa vai acontecer e já está acontecendo em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, com a força de todos vocês. Sem vocês a gente não é nada. Então aqui eu deposito essa força minha com a força de vocês para a gente fazer uma festa maravilhosa”, destacou Adilton, popularmente conhecido como Neném.

“A comunidade do Tento, com muita alegria, mantém a sua história, a sua cultura, sem deixar de fazer nada para que isso não aconteça. Com essa luta, com essa vontade do nosso povo, a festa acontece”, afirmou Jeová Porto Avelar, coordenador do Grupo São Pedro.

Foto Jornal Valença Agora (3)

Foto: Jornal Valença Agora

Membro da Comissão, Dinha Guimarães falou sobre a tradicional festa. “A marca cultural do Tento é a pesca e a festa de São Pedro, que se torna a segunda maior festa católica da cidade de Valença. A história da festa de São Pedro iniciada na capelinha de frente ao Rio Una, outrora dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro do Tento, está conectada à história da cidade de Valença. Vale ressaltar que Nossa Senhora dos Navegantes continua presente e invocada pela comunidade que atualmente celebra o pescador Pedro como seu patrono. São Pedro é nosso, é de Valença, é regional. Esta comunidade valente, pujante, unida, que acredita naquilo que faz”, ressaltou.

Presente na cerimônia na companhia de sua família, o deputado federal Raimundo Costa, oriundo da comunidade do Tento e um dos fomentadores da festa, reafirmou seu compromisso com a tradição. “A gente deseja uma festa maior e melhor a cada ano. Essa é uma festa que se renova pela própria força do Tento, é uma festa que, primeiro glorificar a Deus, mas agradece aqueles que são a razão maior dessa festa, que são os pescadores, as pescadoras, que são quem constroem a economia e a história dessa comunidade, que gera emprego, gera renda, e que precisam ter um tempo especial. Eu tenho muito orgulho de estar aqui e fazer parte dessa família. Portanto eu quero dizer que podem contar com a gente e com o nosso mandato”, afirmou.

No final da cerimônia foi lançado o Festival de Prêmios da festa de São Pedro, que todos os anos sorteios diversos prêmios. Esse ano serão sorteados, a princípio, 20 prêmios já definidos e doados: televisão, air fryer, espremedor de frutas, conjunto de copos, jogo de toalhas, celular, liquidificador, faqueiro, jogo de lençol de casal, garrafa térmica, tanquinho, cafeteira, kit do O Boticário, relógio de pulso, bicicleta, batedeira, conjunto de xícaras, ferro elétrico, micro-ondas e sanduicheira.

A cartela para concorrer ao Festival de Prêmios custa R$10 cada e pode ser adquirido com a comunidade, grupo São Pedro e na Igreja.

Ainda durante a cerimônia a comunidade do Tento celebrou os 80 anos da valenciana Teresa e lhe prestou homenagens. “O Tento se reúne também para celebrar os 80 anos de uma mulher que viveu e vive sua vida na fé.  Tereza, mãe de Alex e Taliane Almeida, vó de Annie Veruschka. Teresa é uma mulher de fé, e que educou seus filhos também nessa igreja na fé, e jamais se afastou, jamais se deixou levar por outras propostas, outro momento. Então essa comunidade se cobre de fé e de alegria”, enalteceu Jeová.

Foto Jornal Valença Agora (6)

Foto: Jornal Valença Agora

Em 2024, a Festa de São Pedro completa 126 anos de devoção em Valença, e neste ano contará com a participação de Colônia de Pescadores dos municípios da região.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.