Fonte: Canal TechTudo Com informações de Associação Nacional dos Detrans e Gov.br.  | Imagem: Reprodução/Ilustrativa

Criminosos enviam mensagens de texto falsas com um link para as vítimas pagarem uma taxa para regularizar a Carteira Nacional de Habilitação; saiba como se proteger

Nos últimos dias, criminosos têm aplicado o golpe da CNH suspensa, que consiste em enviar mensagens de texto falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação estaria irregular. Para resolver o suposto problema de suspensão ou cassação do documento, os golpistas pedem que a vítima clique em um link fraudulento, que direciona a pessoa para uma página que imita o sistema oficial do Governo Federal. Depois, nesta página, os cibercriminosos pedem que a pessoa faça o pagamento de uma taxa de regularização.

Em nota oficial, o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira, orienta que o motorista não acesse o link da mensagem falsa e alerta que o Detran contata os condutores somente pelos meios oficiais. “Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais para consultar se tem infração registrada no veículo ou processo de suspensão, ou cassação aberto contra a pessoa”.

Além disso, o presidente da AND recomenda que a pessoa faça uma denúncia para a Ouvidoria ou aos órgãos policiais da região, caso receba a mensagem de golpe da CNH suspensa. Até o momento, já houve casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para verificar qual é a situação da CNH, é possível acessar o portal de serviços da SENETRAN, Secretaria Nacional de Trânsito (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home), e fazer login com uma conta Gov.br. Depois, basta rolar a tela para baixo até o tópico “Condutor”. Nele, clique na opção “Consulte sua Carteira de Habilitação” para fazer uma consulta online com segurança e visualizar dados como histórico de CNH, bloqueios ativos, foto do condutor, entre outras informações.

Outra opção é usar o aplicativo da CNH Digital, o Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para iPhone (iOS) e Android. Após fazer o download do app, basta abri-lo e fazer login com uma conta Gov.br. Em seguida, o usuário poderá ver informações sobre habilitação, infrações e muito mais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.