Com o aumento de casos da Covid-19 e aproximação do São João, Comitê pontuou reforço da fiscalização e conscientização da população

O Comitê Municipal da Covid-19 composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada se reuniu na última quarta-feira (16), na sede da Prefeitura de Valença, para seu encontro quinzenal de avaliação e planejamento de estratégias de enfrentamento à Covid-19.

Comitê realiza encontros quinzenais de avaliação e planejamento de estratégias de enfrentamento à Covid-19 (Foto: Valença Agora)

O município registrava no boletim da última terça (15), 6.829 casos confirmados da Covid-19, 120 mortes pela doença e atualmente 133 casos ativos. Só na quarta-feira (16), o boletim informou novos 61 casos confirmados, um aumento considerável da contaminação nas últimas semanas. De acordo com o prefeito Jairo Batista, a preocupação do poder público com o aumento dos índices é muito grande, portanto, a reunião do Comitê é fundamental para reunir ideias e fortalecer a luta contra o vírus. “Vamos ter uma reunião com os bancos que são os nossos principais focos de aglomeração, e com a união de todos nós tentar debelar esse mal”, disse Jairo ao JVA.

O Secretário de Governo, Cláudio Queiroz acrescentou que Valença vai continuar seguindo os decretos estaduais. “Nós temos um decreto estadual que regulamenta o fluxo intermunicipal, que regulamenta a realização de aglomerações, que regulamenta a venda de bebidas alcoólicas e como foi consensual aqui, Valença continua na mesma linha seguindo o decreto estadual, acompanhando a movimentação no município e discutindo ações preventivas para evitar aglomerações, especialmente nesse período de São João”, disse.

Reunião tem a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada (Foto: Valença Agora)

Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACE e diretor do jornal Valença Agora parabenizou o prefeito pela proatividade no combate à covid-19 e destacou ação da Casa do Empresário. “Mais ações podem ser feitas pela Prefeitura e já avançamos com a convocação dos bancos para uma reunião. Importante pontuar que a Casa do Empresário vem incentivando a população e as empresas aos cuidados essenciais para prevenir o vírus”.

A diretora da Vigilância em Saúde, Jéssica Rocha, destacou as ações da Saúde no combate ao vírus e pediu apoio da população na prevenção da doença. “Nós estaremos fortalecendo toda a ação da Vigilância em relação às inspeções de Covid-19, nós também teremos aquisição de novos funcionários para trabalhar nessas inspeções e a gente espera que a população continue fazendo a sua parte, não saindo de casa de forma desnecessária, usando máscara e mantendo todas as medidas de precaução que já tem sido faladas desde o início da pandemia, tudo que o Ministério da Saúde preconiza, então o que a gente espera é esse apoio da população, da nossa parte não vai faltar empenho para tentar minimizar esse índice de contaminação”, declarou.

Eduardo Dantas Ribeiro, representante da Casa do Empresário comemorou as novas ações do poder público divulgadas durante o encontro. “Nestas reuniões nós sempre colocamos alguns pontos que são importantes e fundamentais no combate à Covid-19, como o devido cuidado em relação as aglomerações nas filas dos bancos, não só nas agências que estão fazendo pagamento de auxílio emergencial, como nas demais, a exemplo do Bradesco e hoje tivemos de positivo a informação que a Prefeitura convocou as gerências dos bancos para uma reunião e que a gente acredita que vai surtir efeito. Ouvimos também que a Vigilância Sanitária vai contar com dez novos profissionais para atuar em um ponto que sempre pedimos, a fiscalização mais efetiva, mais ampla. Esse é o caminho que a gente tem que seguir e não restringir ou fechar o comércio e comprometer também a economia sem resolver a área de saúde. Nos colocamos à disposição da prefeitura para buscar as melhores soluções para o problema e a constante orientação aos nossos associados e às demais empresas no sentido de que todos tenham o máximo de cuidado em obediência aos protocolos determinados pela Saúde”, destacou o empresário, diretor executivo da Itaipava Costa do Dendê.

A Prefeitura informou no encontro que no cronograma de vacinas a serem recebidas pelo município, é possível que a faixa etária de 18 anos seja vacinada em agosto.

 

 

Uma resposta

  1. SERGIO

    Como os casos de covid vão diminuir se na praça da republica os bares “boteco do guará” e “mine stop” ficam abertos até meia noite ou mais, gerando aglomerações e desobedecendo ao decreto estadual de toque de recolher a partir das 22 horas?
    Onde está a fiscalização?

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.