Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto

No Dia Mundial do Livro, celebrado hoje, 23 de abril, especialistas em educação enfatizam que é na infância que se forma uma sociedade leitora para que, na vida adulta, o leitor seja capaz de consumir diferentes tipos de textos.
Estimular a leitura às crianças, seja em casa, seja na sala de aula, aguça a curiosidade e trabalha a imaginação. Além disso, o ato de ler proporciona mais conhecimento e segurança aos pequenos.

Flavia Cristina Galvani, professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Unidade Taquaral do Colégio Oficina do Estudante revela que a leitura é indispensável em todas as faixas etárias. Mas, é na infância que se toma gosto pela leitura.

De acordo com a profissional, a leitura amplia e proporciona uma série de interações e experiências sensoriais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Processo de incentivo à leitura

A Educadora Maria Carolina Araujo concorda com a professora, ressaltando também que é justamente na primeira infância que se forma uma sociedade leitora.

Maria Carolina exemplifica comentando que é necessário apresentar às crianças que ainda não sabem ler livros sensoriais e educativos, pois estes vão instigar os pequenos a ter vontade de ler. Por volta dos 7 anos, explica a profissional, é quando a alfabetização de fato se inicia. Nesse período, ela enfatiza, surgem as histórias que exigem leitura, ainda que com figuras, que costumam girar em torno de temas sobre comportamento e que trabalhem a relação causa e consequência.

"A consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que compreendem e consomem diferentes tipos de texto, seja em momentos acadêmicos, seja em momentos de lazer”, afirma a educadora.

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados.

Por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?

O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
Fonte: UOL/Brasil Escola

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.