Os dados positivos de estabilidade no número de casos confirmados de Covid-19 e mortes pela doença em Valença, apresentados pela Incuba, projeto da UNEB campus XV, alegrou os participantes da reunião do Conselho Comunitário Consultivo que aconteceu nesta quarta-feira (23), no auditório da Casa do Empresário. Fazem parte do Conselho, a Casa do Empresário de Valença (ACE, CDL e SINCOMVAL), a Prefeitura Municipal, a UNEB campus XV, o Rotary Club e a OAB subseção Valença. O Conselho sugere ações e levanta demandas, que são levadas pelos representantes da Prefeitura para serem debatidas na reunião do Comitê Municipal da Covid-19.

Eduardo Dantas Ribeiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença.

Eduardo Dantas Ribeiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença. (Foto: Valença Agora)

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Eduardo Dantas afirmou ao JVA que o Conselho sugere ações visando a redução do número de casos da covid-19 no município. “Mais uma vez solicitamos um empenho ainda maior da Prefeitura no que diz respeito à fiscalização. Em conjunto pedimos a avaliação, com protocolos rígidos e criteriosos, da permissão de funcionamento das piscinas em clubes e rede hoteleira, porque é algo que já está acontecendo em toda a nossa região”, ressaltou.

Maristela Vieira, procuradora geral do município de Valença. (Foto: Valença Agora)

Maristela Vieira, procuradora geral do município de Valença. (Foto: Valença Agora)

Representante da Prefeitura, a procuradora geral Maristela Vieira avaliou o encontro como proveitoso. “As cobranças da Casa do Empresário são sempre muito coerentes porque são cobranças da própria comunidade. Nós estamos fazendo nosso trabalho de fiscalização e esperamos muito o apoio da comunidade porque em um momento desse em que vários segmentos estão com suas atividades retomadas, a gente precisa dessa colaboração de cada cidadão, que já tem o conhecimento das práticas sanitárias, de como proteger a si e ao outro. Essa conscientização é de suma importância”, disse Maristela ao JVA.

Adolfo Sousa, subprocurador municipal. (Foto: Valença Agora)

Adolfo Sousa, subprocurador municipal. (Foto: Valença Agora)

“É uma satisfação da Prefeitura Municipal de Valença estar presente nessas reuniões, e a nossa expectativa é de que com o passar do tempo elas sejam cada vez mais produtivas porque as pautas trazidas pela Casa do Empresário são sempre pertinentes e são sempre absorvidas pelo poder público municipal para serem discutidas nas reuniões do Comitê”, afirmou o subprocurador da Prefeitura de Valença, Adolfo Sousa.

Diretor da Casa do Empresário, Mateus Menezes. (Foto: Valença Agora)

Diretor da Casa do Empresário, Mateus Menezes. (Foto: Valença Agora)

O diretor da Casa do Empresário e gerente regional das Lojas Guaibim, Mateus Menezes, comentou sobre a retomada econômica com a implantação dos protocolos de segurança e retorno das atividades. “Tem sido muito positiva essa retomada, com isso o comércio já percebe um certo aquecimento nas vendas. A reabertura do comércio aos sábados está sendo muito importante e proveitosa, agora estamos pleiteando a reabertura de supermercados e padarias aos domingos, porque consideramos que isso vai contribuir para termos menos aglomerações”, pontuou o administrador.

Amândio Babosa, professor da UNEB, campus XV. (Foto: Valença Agora)

Amândio Babosa, professor da UNEB, campus XV. (Foto: Valença Agora)

Representando a UNEB e a Incuba, o professor Amândio Barbosa apresentou os dados da Covid, com um balanço positivo: estabilidade no número de casos e média de 1 óbito por semana. “A gente verifica que nos estudos realizados através da Incuba, o quadro da Covid-19 aqui no município tem se mantido estável nas últimas semanas, com a média de 1 óbito por semana, número que podemos considerar razoável dentro de todo esse processo de um vírus letal”, informou. Amândio comentou ainda sobre a atuação da Casa do Empresário. “A Casa do Empresário tem tido uma postura muito interessante durante a pandemia, porque tem se preocupado com as medidas de controle e mitigação da doença”, ressaltou.

Confira o Monitoramento da Covid-19 em Valença em Agosto e Setembro: Monitoramento covid - AGOSTO - setembro

Adeson Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença e Região. (Foto: Valença Agora)

Adeson Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença e Região. (Foto: Valença Agora)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Valença e região, Adeson Matos, alerta que mesmo diante da estabilidade da doença no município, a população precisa manter a prevenção. “Ainda há preocupação com o futuro, a população acredita que o pior já passou, mas não devemos nos descuidar, continuaremos alertando a população, principalmente os comerciários sobre os cuidados básicos de higiene para evitar uma nova contaminação e consequentemente medidas mais duras de isolamento, é isto que precisamos evitar”, destacou.

Também participaram da reunião o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Valença – SINCOMVAL, Reinaldo Mercês e a gerente executiva da Casa do Empresário, Camila Reis.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.