Sessão Magna comemorativa reuniu família maçônica, representantes da sociedade valenciana e convidados

A Loja Maçônica Paz e Fraternidade, localizada em Valença, completou 70 anos de fundação no dia 9 de abril. Para celebrar tão importante data, a instituição realizou no último dia 13 de abril uma Sessão Magna.

Foto Jornal Valença Agora (8)

Foto: Jornal Valença Agora

Presidida pelo Venerável Mestre Jodelse Duarte, a sessão contou com a presença das instituições paramaçônicas que fazem parte da loja, sendo elas a Casa da Fraternidade, o Bethel Lírios da Paz e a Ordem DeMolay. Prestigiaram a solenidade, representantes da maçonaria dos municípios de Laje, Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Ubatan. A convite da loja anfitriã, autoridades civis, religiosas e militares também estiveram presentes.

“A Maçonaria é uma sociedade discreta. As ações delas não são abertas, são reservadas apenas para aqueles que as executam e dela participam. A nossa instituição tem como princípios a liberdade, a igualdade e a fraternidade”, ressaltou o Venerável Mestre Jodelse Duarte. O mesmo destacou ainda que a Maçonaria não é uma religião, ainda que para ser maçom precise crer em Deus. “Todos os credos são bem-vindos na maçonaria”, acrescentou.

Foto Jornal Valença Agora (7)

Foto: Jornal Valença Agora

Enaltecendo o papel da Maçonaria, em especial da Loja Maçônica em suas sete décadas de existência, o maçom e representante da 33ª CIPM, o Capitão Melo pontuou a importância da instituição. “A maçonaria é uma instituição secular que tem desempenhado um papel fundamental na história da humanidade promovendo valores de fraternidade, solidariedade, justiça e igualdade. Ao longo dos séculos os maçons têm trabalhado incansavelmente para o bem da sociedade contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e da coletividade. Nesse contexto a Loja maçônica de Valença destaca-se por seus 70 anos de existência e dedicação a causa maçônica, sendo exemplo de comprometimento e excelência”.

Marly Gudinho, presidente do Rotary Club, disse que sua instituição se sente orgulhosa de fazer parte da celebração dos 70 anos da loja maçônica de Valença e parabenizou a todos.

Foto Jornal Valença Agora (6)

Foto: Jornal Valença Agora

Benedito Xavier, maçom e representante do Lions Clube, também parabenizou a loja. “A Maçonaria foi um veículo que nos educou para a realização da fraternidade, nos despertou par ao servir melhor”, afirmou.

“Maçonaria é o bem. Maçonaria é coisa de Deus. Gratidão a Maçonaria. Que a cada dia vocês se unam mais em prol da vida”, pontuou Jeová Porto, parceiro da loja em ações sociais promovidas no bairro do Tento.

Jaqueline Bulhões, coordenadora da Faculdade Atenas também registrou seu apreço à instituição maçônica e parabenizou a todos. A advogada ressaltou a contribuição da maçonaria para a juventude através das Filhas de Jó e dos DeMolays.

Foto Jornal Valença Agora (5)

Foto: Jornal Valença Agora

O padre Marcos Reis e a espírita Olimpia Lima protagonizaram um culto ecumênico em homenagem aos 70 anos da Loja. Na ocasião também falaram sobre a importância da Loja Maçônica para a sociedade valenciana.

Foto Jornal Valença Agora (10)

Foto: Jornal Valença Agora

A Casa da Fraternidade, que é formada pelas esposas dos maçons denominadas “Cunhadas”, prestou homenagem aos maçons em alusão ao aniversário da loja.

Foto Jornal Valença Agora (3)

Foto: Jornal Valença Agora

 

Uma resposta

  1. Paulo

    Fico muito feliz primeiramente por fazer parte dessa fraternidade e por essa loja esta completando 70 anos de muitos

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.