Rotary Club de Valença avalia situação do ‘Cristo’ do Alto do São Roque

Com seus aproximados 15 metros de altura, a estátua do padroeiro de Valença, o Sagrado Coração de Jesus ou o “Cristo” do Alto do São Roque completa 10 anos de inaugurada em 2021. O equipamento entregue à comunidade no dia 4 de novembro de 2011 pelo então prefeito Ramiro Campelo de Queiroz como presente pelo aniversário da cidade, infelizmente não tem muito o que comemorar. Uma década de abandono, sem nenhuma manutenção na sua estrutura e com projetos de aproveitamento do ponto turístico, que ficaram apenas no papel.

A obra confeccionada pelo artista plástico Horário Martinez está localizada no bairro do Alto do São Roque em Valença, de onde se pode obter uma vista privilegiada da cidade a partir do mirante. Há ainda um amplo espaço livre em volta da estátua, que poderia abrigar desde eventos religiosos a culturais.

Rotarianos, representante do poder público municipal e da comunidade em dia de visita à estátua do Sagrado Coração de Jesus, no Alto do São Roque (Foto: Valença Agora)

No último dia 05 de setembro, o Cristo recebeu a visita de membros do Rotary Club de Valença acompanhados do diretor municipal de Cultura, Gugui Martinez e do construtor da obra, Horácio Martinez. A comitiva foi recepcionada pela presidente da Associação de Moradores do Alto do São Roque, Zuleide Santos de Jesus, que apresentou a situação atual do espaço. O JVA acompanhou a visita.

Ailton Reis, presidente do Rotary Club, comentou a respeito da importância do equipamento construído para fomentar o turismo e o desenvolvimento da comunidade local. “Esse é um dos  maiores patrimônios de Valença, onde poderia ser praticado um turismo religioso, sendo mais um ponto atrativo para nossa comunidade, para nosso visitante, mas estamos vendo aqui que apenas a presidente da Associação é quem está lutando para manter esse empreendimento, falta o apoio de toda a comunidade, falta apoio do poder público, infelizmente não estamos vendo o apoio do poder público. Vamos conversar com as autoridades competentes para ver o que pode ser feito para dar a mão a essa presidente de Associação para que esse local, de fato, funcione”, considerou.

Representando o poder público, participou da visita o diretor municipal de Cultura, Estevão Martinez, o Gugui. “Muito grandiosa essa iniciativa do Rotary, esse olhar sobre a cidade e esse olhar na comunidade do Alto do São Roque, uma comunidade que é invisibilidade, mas que tem um potencial muito grande. Aqui do Cristo se tem uma visão panorâmica de toda cidade, se consegue enxergar até o Morro de São Paulo, então é uma comunidade com muito potencial, que bom que o Rotary está com esse olhar social”, comentou.

O propósito inicial do Cristo vai muito além de embelezar o bairro e a cidade, garante o seu autor, o artista plástico Horácio Martinez. “Estamos precisando sair de reuniões, de projetos e passar para a prática, colocar a mão na massa porque a gente tem aqui um potencial enorme que está sendo desperdiçando, está jogando às traças, abandonado”, enfatizou.

“É preciso restaurar, temos o pensamento de fazer um trabalho original, contemporâneo, que daqui a 200 anos orgulhasse a todos nós. Mas também só o restauro não vai solucionar, é preciso envolver a comunidade, tem que voltar para o projeto inicial do restaurante, dos galpões culturais para as crianças, os corais, Natal, Ano novo, Semana Santa, Via Crucis, todas essas coisas”, acrescentou Martinez.

A Presidente da Associação de Moradores do Alto São Roque, Zuleide Santos conversou com os visitantes (Foto: Valença Agora)

A Presidente da Associação de Moradores do Alto São Roque, Zuleide Santos de Jesus ainda tem esperanças de que que as expectativas da comunidade na época da instalação do Cristo venham a ser concretizadas. “No ano que o Cristo foi instalado aqui na nossa comunidade foi uma maravilha porque a gente viu a visão do futuro chegando, né!”, ressaltou.

“O Alto do São Roque é uma comunidade carente, tem pessoas aqui que necessitam do olhar diferenciado do poder público, temos crianças que necessitam de projetos sociais. O Cristo embeleza e traz o sonho das pessoas se sentirem incluídas na sociedade, então quando ficou abandonado deixou a gente triste, mas não significa que perdemos a batalha, eu estou muito feliz com a presença de vocês aqui, me deixou animada a correr ainda mais atrás, eu acredito que com essa restauração a gente vai desenvolver projetos sociais e como o próprio criador da obra falou, o objetivo não era só embelezar e sim resgatar crianças, trazer projetos para atendê-las, espero que a Igreja Católica tenha esse olhar também e venha fazer um investimento aqui, colaborar porque o maior beneficiado é a população humilde. Graças a Deus estou vendo que as coisas estão mudando e a prova disso é vocês estarem aqui hoje, o Rotary Club está aqui, essa equipe maravilhosa com essa visão que realmente o projeto não pode morrer, não pode ficar assim abandonado e a associação de moradores está aqui para abraçar qualquer oportunidade que for oferecida”, afirmou.

Zuleide acredita que a restauração do Cristo e implementação de projetos sociais e culturais na localidade possa atrair visitantes e contribuir com a renda da comunidade. “Mas tem o mais importante, que é resgatar crianças, jovens e adolescentes de eventuais casos de violência, de portas para o mundo do crime e das drogas”, pontuou.

Vidalto Oiticica, Diretor Executivo do Jornal Valença Agora e rotariano participou da visita à estátua do Sagrado Coração de Jesus. “Enquanto rotariano é importante estramos aqui hoje para avaliarmos esse patrimônio municipal, pois é também missão do Rotary Club enquanto pilar da sociedade organizada estar atento aos patrimônios que estão sendo degradados para que a gente possa de alguma forma contribuir para reverter isso e melhorar a qualidade de vida da sociedade em que estamos inseridos”, destacou.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.