Isabela Souza se prepara para a grande final da OLP que acontece em Brasília nos próximos dias 12 e 13 de dezembro

A estudante Isabela Costa Sousa, aluna do 9º ano da Escola Municipal Dario Galvão de Queiroz retornou de Porto Alegre, onde participou como semifinalista da etapa regional da 5ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - de 08 a 10 de novembro - com uma excelente conquista: medalha de prata e passaporte para a grande final da competição, a etapa nacional da Olímpiada de Língua Portuguesa, que acontece de 12 a 13 de dezembro, em Brasília.

Isabela Sousa foi para Porto Alegre (RS) acompanhada de sua professora de Língua Portuguesa, Diene Couto. A responsável pelo aperfeiçoamento da escrita de Isabela deixa um recado para todos os estudantes: “Valorizem o conhecimento, que desejem o conhecimento, que busquem o conhecimento, porque a ignorância é uma das correntes que podem aprisionar o ser humano”.

A finalista Isabela contou ao Valença Agora como se interessou e se preparou para a Olimpíada, e ressalta ainda o apoio que teve da professora Diene. “No início do ano, a professora Diene começou trazendo crônicas para a sala de aula e explicando sobre o assunto, e seguiu alternando entre os conteúdos e as produções textuais. Meu interesse pelo gênero crescia a cada produção. Junto à professora, iniciei  um treino intenso para a OLP, com muitos encontros para o aperfeiçoamento de todas as crônicas e leitura de livros. Assim, a cada texto, a melhora era significativa. Cada etapa conquistada rendeu em mim uma mistura de sentimentos bons, me sinto privilegiada, e gostaria que meus colegas conseguissem abrir os olhos e vislumbrar um mundo além das poucas horas de intervalo e da angústia  para não tirar notas ruins nas provas, pois, com os estímulos certos, somos capazes de ir além. Além disso, valorizar os mestres que têm a missão de construir sonhos em nós é de suma importância, eles que direcionam nosso caminho para o conhecimento, além de despertar os talentos”.

A mãe de Isabela, Iracema Costa externou sua gratidão a todos que contribuíram para as conquistas da filha. “Estou muito feliz por Isabela, agradeço muito a Deus, à professora Diene, pela oportunidade que a concedeu, e também à diretora Patrícia e à coordenadora Celsa, da escola Dario Galvão. Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo”.

Os 20 alunos vencedores e seus professores serão premiados com medalha, 1 notebook e 1 impressora. A escolas dos 20 vencedores também são premiadas, ganham 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.

Isabela participa da Olímpiada na categoria crônica. Leia neste link a crônica da estudante, na íntegra: http://valencaagora.com/estudante-de-escola-publica-de-valenca-e-a-representante-da-bahia-na-etapa-regional-da-olimpiada-de-lingua-portuguesa-pela-categoria-cronica/

isabela-e-diene-conquistam-medalha-de-prata-da-etapa-regional-da-olimpiada-de-lingua-portuguesa

Isabela e Diene conquistam medalha de prata da etapa regional da Olimpíada de língua Portuguesa

 

A 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.