Ministra Sonia Guajaraja (Povos Indígenas) diz que a data celebra a “riqueza cultural dos 305 povos originários”.

Desde 2022, 19 de abril é considerado o Dia dos Povos Indígenas, e não mais o Dia do Índio. A mudança aprovada pelo Congresso Nacional teve o objetivo de representar de maneira mais apropriada a diversidade cultural e étnica dos povos originários. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse em pronunciamento nacional na 5ª feira (18.abr.2024) que a data celebra a “riqueza cultural dos 305 povos indígenas que vivem no nosso Brasil e fazem parte do grande mosaico de tradições e histórias de resistência”.

“O Brasil é um país originariamente indígena. Nossa cultura está na culinária, na língua portuguesa, em festas populares, em nomes de ruas, bairros e cidades pelo país afora”, disse.

Como surgiu o “Dia do Índio”?

A data comemorativa surgiu após o Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em abril de 1940 no México. O evento reuniu autoridades de vários países na região para discutir políticas em defesa dos povos indígenas, mas durante o congresso, os protagonistas — a população indígena —, realizaram um grande protesto e se negaram a participar do encontro por considerarem que não teriam voz.

Foi apenas no dia 19 de abril que os indígenas resolveram participar do congresso, o que motivou a escolha de celebrar a data. O “Dia do Aborígene Americano” foi uma das decisões tomadas pelo Congresso Indigenista Interamericano, porém, nem todos os países que participaram do evento adotaram a celebração.

No Brasil, por exemplo, a data só foi criada em 1943 por meio de um decreto-lei. O general Marechal Rondon, que tinha origem indígena e foi responsável em 1910 pela criação do órgão que se tornaria a atual Funai, convenceu o então presidente, Getúlio Vargas, sobre a necessidade da data.

Por que o 'Dia do Índio' virou 'Dia dos Povos Indígenas'?

Até 2022, a data ainda era conhecida por "Dia do Índio", mas a Lei 14.402/22 alterou o nome para "Dia dos Povos Indígenas". A mudança de nomenclatura ocorreu para valorizar a diversidade étnica e cultural desses povos e reconhecer a pluralidade existente entre as diferentes etnias do país.

A nova nomenclatura da data visa combater estereótipos e preconceitos em relação aos povos indígenas, que muitas vezes eram vistos como um grupo homogêneo e sem identidade própria.

 

Foto em destaque: Senado Federal

Fontes:

https://www.poder360.com.br/governo/19-de-abril-se-consolida-como-dia-dos-povos-indigenas/

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/04/19/por-que-19-de-abril-e-dia-dos-povos-indigenas-data-nasceu-no-mexico.htm

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/04/19/por-que-dia-dos-povos-indigenas.ghtml

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.