Programa visa melhorar a gestão das ACE’s e fomentar a atuação no desenvolvimento local, bem como disseminar a cultura associativa.

Foi realizado no último sábado (25), a primeira reunião de trabalho do Programa Capacitar para presidente, diretores e colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE). O encontro promovido nas instalações do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) contou com a presença da consultora da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB), Herriette Cedraz, e do consultor do Capacitar, Reyes Marinho.

Reunião foi realizada no campus do IF Baiano em Valença, instituição parceria da Casa do Empresário, através da ACE (Foto: Divulgação)

Também presentes, o presidente da ACE Valença, Vidalto Oiticica, a presidente do CMEC Valença, Jocelma Reale, a diretora acadêmica do IF Baiano campus Valença, Dislene Cardoso; os diretores da Casa do Empresário, Zuldgar Camargo Filho, Reinaldo Cesar dos Santos, Bruno de Souza augusto e Neiviton Santos (Tom), e como convidados o empresário Bruno do Nascimento, o agente de desenvolvimento de Wenceslau Guimarães, Sidiney de Jesus dos Santos e o gerente de RH da Companhia Valença Industrial, Vitor Faustino Júnior.

Representantes da Casa do Empresário (ACE), Faceb e CVI (Foto: Divulgação)

A consultora da FACEB parabenizou a iniciativa da ACE Valença em inovar da reunião do Capacitar realizando-a em um ambiente acadêmico. “Reunir na Casa do Empresário é muito confortante porque nos sentimos em casa, mas ir além fronteiras foi algo diferenciado. Esse local realmente foi inspirador, pela diversidade e pela possibilidade do aprendizado. A prática com a teoria. Nesta manhã onde se retrata o replanejamento da entidade, eu acho que as pessoas aqui foram revigoradas no seu ânimo, na sua disposição de fazer melhor aquilo que já vinham fazendo bem”, enfatizou.

A anfitriã da reunião, Dislene Cardoso, diretora acadêmica do IF Baiano, instituição parceria da Casa do Empresário de Valença, através da ACE, comentou sobre a aproximação com a entidade e objetivos em comum. “Eu achei muito interessante essa reunião de representantes do setor comercial numa instituição pública de ensino e poder participar na construção de propostas de melhorias de uma instituição comercial, que tem a missão, os valores e a visão, convergentes e dialogando com as do IF Baiano. Nós acreditamos nos valores que foram apresentados hoje e nós temos uma missão muito importante, que é fomentar o desenvolvimento sustentável da comunidade, o saber, o conhecimento, a geração de emprego e renda, então estamos felizes por estarmos juntos e pensando parcerias para sabermos de que forma nós podemos contribuir com a formação do território e de Valença, isso é muito importante”, considerou.

O Capacitar tem o objetivo de aperfeiçoar e modernizar os serviços e soluções das associações comerciais em prol dos micro e pequenos negócios do estado (Foto: Divulgação)

O presidente da ACE/Valença, Vidalto Oiticica, definiu o encontro como “um momento marcante na história da construção da Associação Comercial dentro da Casa do Empresário”. “Adquirimos por mais uma vez consecutiva, inédito na história da entidade, o Capacitar. E nesta segunda edição trazendo parceiros de grande relevância, não só de conhecimento como na história valenciana. Trazendo o IF Baiano, um instituto federal de ensino, trazendo a primeira fábrica têxtil do Brasil, a Companhia Valença, através do gerente do RH, que muito contribuiu com a construção do nosso planejamento; e a participação dos nossos colaboradores e diretores também”, ressaltou.

“Vale registrar que a Associação Comercial, dentro da Casa do Empresário está se empenhando para poder desenvolver ações mais assertivas possível em todas as áreas e setores da cidade de Valença. É necessário que os associados, os diretores que não tiveram oportunidade, por algum motivo, de participar, se envolvam porque a responsabilidade de fazer uma cidade melhor, fazer uma instituição forte é de todos nós, dos associados, dos diretores, dos presidentes, para, ao transitarmos no período dessa história deixarmos o nosso legado. É um privilégio e uma honra para todos que são escolhidos e que tem a oportunidade de ter a grandeza de representar um setor e nós estamos representando o setor econômico, para tanto, interagir cada vez mais na sociedade e para que essa sociedade perceba cada vez mais esses seus resultados é necessário também que todos estejam envolvidos”, conscientiza Oiticica.

O consultor Reyes Marinho considerou positiva a parceria da Casa do Empresário com o IF Baiano. “Eu tenho consciência da importância da parceria que a Casa do Empresário, através da ACE com o seu presidente Vidalto, tem com o IF Baiano aqui, e percebi a fortaleza dessa parceria hoje. Isso tudo só pode vir através de um bom planejamento, de uma boa organização e o que nós discutimos muito no dia de hoje foi a unidade empresarial”, salientou.

Reyes Marinho, consultor Capacitar e Vidalto Oiticica, presidente da ACE Valença (Foto: Divulgação)

Para Marinho, a participação do empresariado é fundamental para o êxito das ações da entidade. “O que fortalece a Casa do Empresário é os empresários participarem, acreditarem, estarem juntos. Todo o planejamento que nós fizemos aqui hoje com um bom corpo de colaboradores, com pessoas e empresários dispostos a contribuir, vai servir muito para a melhoria, para o desenvolvimento econômico local e para o desenvolvimento empresarial da cidade, então eu sempre convoco todos os empresários a acreditar, a apoiar e estar juntos na Casa do Empresário, que na verdade é a casa deles”, frisou.

“O Capacitar na verdade, ele vem como uma ferramenta para apoiar as entidades empresariais, inclusive incentivar o que a Casa do Empresário já faz muito bem, que são as parcerias institucionais”, acrescentou o consultor.

Para a presidente do CMEC/Valença, Jocelma Reale, “participar do planejamento estratégico da ACE foi muito importante para que o Conselho atue em consonância com os objetivos da instituição''.

Neiviton Santos, diretor de Turismo da Casa do Empresário considerou a reunião enriquecedora. “Os consultores Reyes e Herriete nos trouxeram muitos conhecimentos importantes, ficou claro que eles possuem uma orientação empresarial estrutural muito à frente da nossa realidade, então foi muito enriquecedor ouvi-los. Estamos comprometidos em aplicar os aprendizados para fortalecer a nossa Casa e dar a ela ainda mais representatividade através do planejamento e ações que iremos realizar”.

“Tivemos uma experiência única através do programa Capacitar. Aprendemos com os consultores da Faceb um pouco mais sobre gestão e planejamento das entidades associativas, no caso a Casa do Empresário. Uma ação que engrandeceu o Capacitar foi trazer atores de fora da Casa do Empresário. Estes convidados enriqueceram bastante o debate, com cada um contribuindo dentro da sua área na elaboração das ações e planejamento da Casa do Empresário para o ano de 2023/2024. Me tomando por exemplo, posso dizer, que o encontro de sábado me amadureceu para exercer essa nova função de diretor da Casa do Empresário, bem como levar algumas ações discutidas na palestra para dentro da minha empresa”, afirmou Bruno Augusto, Diretor do Programa Empreender, da ACE Valença.

“Foi um prazer muito grande ter participado desse evento, que é bastante importante para a cidade, para o empresariado. É um reforço da linha e direção de trabalho que a atual gestão da ACE está fazendo e que eu vejo como grande benefício e muitos frutos futuros para todos. A cidade, a comunidade, o empresariado têm muito a ganhar com esses encontros e com essas oportunidades. E que venham mais eventos como esse”, avaliou o representante da CVI, Valdir Faustino Júnior.

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Wenceslau Guimarães, Sidiney Santos, participou da reunião para absorver conhecimento, com o objetivo de fundar uma associação comercial em seu município. “Nós estamos com a pretensão de fundar uma associação comercial em nosso município, e baseado nisso nós estamos estudando como funciona a entidade, tendo como referência a ACE de Valença e outras que possuem uma repercussão de mais de quarenta anos de existência. A gente ficou muito feliz de participar desse encontro de planejamento ACE Valença, principalmente pela forma como isso é feito, como é engajado com a participação da presidência, da diretoria, dos empresários na tomada das decisões, isso é maravilhoso, é uma ação de grande relevância da ACE com esse programa Capacitar em parceria com a Faceb”, opinou.

PROGRAMA CAPACITAR

O Capacitar tem o objetivo de aperfeiçoar e modernizar os serviços e soluções das associações comerciais em prol dos micro e pequenos negócios do estado. O programa focado nas associações comerciais da Bahia é uma parceria entre a Faceb e o Sebrae.

Com mais de 20 anos no mercado, o Programa Capacitar já foi implantado em cerca de 600 entidades no Brasil, tendo formando cerca de 5 mil diretores e funcionários destas, com atuação também em mais de 15 países.

O “Programa Capacitar” hoje, é referência em desenvolvimento organizacional de Entidades de representação no Brasil e no exterior. Premiado em 2007 como “Melhor Projeto de Cooperação”, pela International Chamber of Commerce, em Istambul, na Turquia.

Este ano o Programa Capacitar está sendo desenvolvido em 15 entidades comerciais da Bahia, e a ACE Valença é uma das contempladas, pelo segundo ano consecutivo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.