Projeto “Profissão Melhor”, financiado pelo Instituto Afranio Affonso Ferreira realiza entrega de certificados de conclusão do Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego em Valença

Evento foi realizado com distanciamento, na Associação Atlética de Valença (Foto: Valença Agora)

A busca pelo primeiro emprego tornou-se mais competitiva para cerca de 20 jovens que concluíram no último dia 30, o Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego, elaborado pelo projeto Profissão Melhor – Primeiro Passo, que conta com o financiamento do Instituto Afranio Affonso Ferreira. A entrega dos certificados de conclusão aconteceu no último sábado (3), na sede da Associação Atlética de Valença. A formação contou com o apoio da InfoWorld, Fisk, Rotary Club e Jornal Valença Agora.

Projeto Profissão Melhor22

Mesa diretora da cerimônia (Foto: Valença Agora)

A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão foi conduzida pelo coordenador executivo do projeto, Jaime César Godinho. Presentes na mesa diretora, a coordenadora pedagógica Marly Reis Gudinho, que representou o Instituto Afranio Affonso Ferreira, e as professoras Ednéia e Marilane, que integram a iniciativa. A cerimônia contou com a presença dos concluintes e obedeceu os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19.

Projeto Profissão Melhor03

Coordernadora pedagógica Marly Gudinho (Foto: Valença Agora)

A coordenadora pedagógica Marly Reis ressaltou que o projeto “Profissão Melhor Primeiro Passo” já existe há dez anos, tendo realizados cursos diversos em Salvador, e há quatro anos em Valença. O curso Capacitação para o primeiro emprego está na sua segunda turma. “Fizemos este curso para qualificar jovens a entrarem no mercado de trabalho, então nós selecionamos jovens egressos do segundo grau, para prepará-los dando uma base essencial para ingressarem no mercado de trabalho de forma qualificada”, comentou Marly.

“Estamos muito felizes hoje, mas ficaremos ainda mais felizes quando vocês tiverem com a carteira assinada, ou apresentarem aqui o resultado deste trabalho. O Instituto Afranio Affonso Ferreira mandou todas as congratulações a vocês por essa conquista. Temos agora por diante uma nova caminhada que será perseguir a entrada de vocês no mercado de trabalho. Não está fácil, mas como somos muito persistentes, nós vamos conseguir sim”, acrescentou a coordenadora pedagógica.

Projeto Profissão Melhor01

Coordenador Executivo Jaime César Godinho (Foto: Valença Agora)

“Esse projeto chama-se Profissão Melhor, com o codinome Primeiro Passo, porque a gente procura ajudar vocês, egressos de escolas públicas e do segundo grau, a encontrar o mercado de trabalho. Sabemos que o segundo grau não traz todas as preparações que vocês precisam para encontrar o mercado de trabalho e por isso a gente faz esse trabalho para corrigir de certa forma essas dificuldades que vocês têm”, destacou o coordenador executivo Jaime César Godinho.

Projeto Profissão Melhor06

Marilene, professora do projeto (Foto: Valença Agora)

A professora Marilane destacou a competência da turma. “Consegui perceber o quanto vocês são brilhantes e o quanto se propuseram a dar o melhor naquilo que estavam fazendo, que é o processo de formação de vocês. A nossa perspectiva é justamente essa, de fazer com que a vida de vocês pudesse melhorar a partir de uma qualificação como cidadão e profissional. De fato conseguimos perceber isso em vocês. Meu sinceros parabéns. Sucesso na jornada de vocês, mas um sucesso sem cobrança, sem peso, com muita leveza”, disse aos alunos.

Projeto Profissão Melhor02

Ednéia, professora do projeto (Foto: Valença Agora)

Quem também desejou sucesso aos alunos foi a professora Edneia. “Durante a nossa trajetória uma semente foi plantada e espero ter contribuído para o projeto e para a vida de vocês. Acredito que a gente não finaliza por aqui, a gente ainda tem muita coisa pela frente, isso aqui é só um pedacinho do que vocês já percorreram, tem muita coisa boa ainda vindo para vida de vocês”, afirmou a docente.

Projeto Profissão Melhor21

Estudantes que se destacaram. Ao centro, Fineias. (Foto: Valença Agora)

O concluinte Fineias Vieira Santos contou ao JVA sobre sua participação no curso. “Foi uma experiência muito boa, a qual eu agradeço ao subtenente Ivonei que me deu essa oportunidade de estar participando do curso. Eu aprendi muitas coisas sobre o mercado de trabalho e creio que estou bastante preparado para trabalhar ou ter meu próprio empreendimento, portanto é um curso que eu desejaria que todo jovem tivesse a oportunidade de participar”.

Projeto Profissão Melhor05

Professor Paulo Rogério prestigiou evento (Foto: Valença Agora)

O professor visitante Paulo Rogério Gonçalves avaliou a importância do curso para a juventude. “Eu acredito que ações desse tipo são muito importantes porque oportunizam para uma juventude, muitas vezes carente, a buscar para si responsabilidades individuais com o intuito de dar uma guindada na própria vida. Muitas vezes esses jovens saem do ensino médio de maneira muito imatura, sem um conhecimento mais concreto do que espera eles ‘lá fora’, e quando a gente vê iniciativas dessa natureza, a gente fica satisfeito, porque é uma oportunidade, oportunidade simples, mas capaz de efetuar uma mudança significativa de rumo da vida desses jovens”, considerou.

Entre os assuntos estudados pelos alunos na capacitação estão a formação humana e cidadã, redação comercial, matemática financeira, informática comercial, introdução à administração, técnicas profissionalizantes como gestão comercial, prática de caixa de supermercado e designer técnico, empreendedorismo e marketing pessoal.

Com a conclusão teórica da capacitação, os jovens passarão ainda por um estágio prático vivenciando a dinâmica e o funcionamento de empresas reais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.