Texto padroniza a forma e apresentação dos símbolos municipais, resgatando a bandeira original de Valença. Projeto segue para sanção pelo Executivo 

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Valença, em sessões realizadas na última terça-feira (19), o Projeto de Lei 040/2023 de autoria dos vereadores Bertolino Jr. e Ryan Costa, que dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos do município.

O PL institui como bandeira oficial do município, o desenho original criado pela professora Kimiko Sakaki de Sousa, em 1965. A bandeira de Valença é utilizada nos atos oficiais do município, mas não existia ainda a regulamentação da mesma, o que fazia com que existissem variações no símbolo.

Além da bandeira, o Projeto de Lei, registra também o brasão e o hino municipal de autoria da poetisa e professora Macária Andrade com melodia do Maestro Barrinha.

A professora Kimiko Sakaki, idealizadora da bandeira, participou da sessão na Câmara e falou sobre sua criação. “Essa bandeira foi criada com muito estudo, foram 15 dias de pesquisas, de consultas, de indagações sobre a história de Valença para poder então criá-la. Ela é toda feita incluindo o histórico de Valença, aqui está tudo de Valença”, disse.

A autora da bandeira explicou o motivo de algumas variações no símbolo: “Ela [bandeira] já foi solicitada a ser feita por uns quatro prefeitos, embora eu dissesse que a bandeira é única. Acontece que eu aceitava fazer, mas eu nunca mudei o modelo da bandeira. Teve uma vez que uma bandeira foi feita com listras azul e branca, mas notei que estava quase idêntica a bandeira da Bahia, então reunimos nós três, eu, padre Isidro e o tenente Dário, que fomos convocados a pesquisar e a realizar a bandeira, e eu sugeri que nós mudássemos, foi quando eu coloquei os quatro retângulos”, destacou.

A partir de pesquisas coordenadas pela professora Lúcia Araújo, diretora da Biblioteca Municipal de Valença, foram encontradas outras versões da bandeira, o que motivou a busca pela padronização e registro. “Tinha bandeira em que o dente de cravo virou um brigadeiro, o aipim virou um camarão e assim por diante, então a professora Lúcia, fazendo as pesquisas dela, descobriu esses erros todos, foi então ela que deu a iniciativa e a quem eu agradeço muito”, afirmou Kimiko Sakaki.

A bandeira oficial de Valença tem retângulos azul e branco representando a padroeira dos operários da Companhia Valença Industrial (CVI), Nossa Senhora do Amparo. Os desenhos são alusivos à cultura do município, trazendo a representações da CVI, profissões, pesca, estaleiros de construção naval, cacau, mandioca, cravo, dendê, coco e piaçava. Os traços preto e branco nas bordas centrais representam o povo miscigenado.

“Isto daqui representa Valença, todas as cidades têm que ter a sua bandeira, então eu peço por favor que vocês registrem para que ela fique oficial realmente”, solicitou a autora da bandeira valenciana.

Os vereadores apreciaram o Projeto de Lei parabenizando todos os envolvidos e destacando a importância do resgate da bandeira original para a memória e história do município, e, em seguida votaram pela sua aprovação unânime.

Os autores do PL, Bertolino Jr. e Ryan Costa agradeceram a professora Kimiko Sakaki, a historiadora Janete Vomeri, a professora Lúcia Araújo e sua equipe pela atuação em prol da oficialização da bandeira. “Todos nós valencianos temos a obrigação de entendermos cada símbolo da nossa bandeira. Que possam acontecer palestras nas escolas para levar esse conhecimento a todos os alunos”, pontuou Ryan.

O PL agora segue para sanção pelo Poder Executivo.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.