O Cartório da 31ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Valença e Cairu, emitiu comunicado nesta terça-feira, informando ao eleitorado sobre assuntos pertinentes ao pleito do próximo dia 7 de Outubro.  “Informações relativas a editais importantes para que os procedimentos sejam realizados regularmente, com transparência e proporcionando comodidade aos eleitores”.

 

Confira o comunicado nos blocos de informação a seguir:

 

MUDANÇAS DE LOCAIS DE VOTAÇÃO

 

Tal como em anos anteriores, são realizadas vistorias dos locais de votação no primeiro e no mês que antecede as eleições. Em alguns casos excepcionais, é necessário mudar o local previsto no sistema até mesmo no dia das eleições.

No dia 05 de setembro último, foi publicado no local de costume, por meio do Edital n. 9, de 5 de setembro, a relação de mudanças de locais de votação.

 

GERAÇÃO DE MÍDIAS

 

O procedimento de geração das mídias a serem utilizadas nas eleições ocorrerá no dia 21 de setembro próximo, às 9h30, nos termos do Edital n. 10, de 11 de setembro.

 

LACRAÇÃO DAS URNAS ELETRÔNICAS

 

No dia 1º de outubro próximo, às 8h15, será iniciada a cerimônia de carga, conferência por amostragem e lacração das urnas a serem utilizadas durante as eleições. Neste ato público, sob ampla fiscalização, é possível acompanhar a inserção das mídias nas urnas; o procedimento de auditoria, que permite a verificação da correspondência entre os votos digitados e o resultado apurado; assim como a lacração de todas as tampas e parafusos das urnas eletrônicas. Consequentemente, é possível ter a segurança de que a urna utilizada no dia das Eleições correspondem às urnas preparadas nesta cerimônia.

 

Os mesários, fiscais e eleitores em geral terão a garantia de que as urnas não foram abertas entre a lacração e o seu uso no dia das eleições. Caso algum lacre assinado pelo Juiz Eleitoral e aposto na urna esteja rompido, no lugar de iniciar uma votação sob qualquer espécie de suspeita, os mesários deverão contatar o Fórum Eleitoral, comunicar o fato e será providenciada a substituição por urna de contingência que será lacrada na mesma cerimônia de lacração das urnas distribuídas para as seções.

 

Votação paralela

 

Sobre a segurança das eleições, considerando o fato de ser pouco conhecido, é importante destacar o procedimento de votação paralela. Trata-se de mais um dos diversos procedimentos de segurança para garantia da legitimidade das eleições. No sábado, véspera das eleições, com as urnas já lacradas, em todo o Brasil, há vários anos, urnas das capitais e do interior são sorteadas para o procedimento de votação paralela.

 

Em ato público realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, será realizado um procedimento de votação. Essa votação simulada nas urnas já preparadas para uso no dia das eleições permite a demonstração de que o software utilizado não foi corrompido de modo a beneficiar um candidato em detrimento de outro. Afinal, caso o programa utilizado estivesse corrompido para não computar os votos em determinado candidato ou para atribuir uma parte deles a outro candidato, como isso nunca foi verificado nas votações paralelas realizadas em todo o Brasil?

 

TRANSPORTE DE ELEITORES

O transporte de eleitores no dia das eleições é, em regra, proibido. Essa atividade é permitida aos veículos que, sem propagandas e sem constranger eleitores em razão de sua orientação política, serão colocados à disposição da Justiça Eleitoral.

Assim como em anos anteriores, foi constituída a Comissão Especial de Transporte e Alimentação da 31ª Zona Eleitoral. Em 25 de setembro próximo, às 14h, será realizada a audiência para discussão das rotas autorizadas ao transporte de eleitores a serem utilizadas este ano.

Saliente-se que, não apresentadas propostas alternativas na referida data, devem ser repetidas as rotas das eleições passadas.

Fonte: Cartório da 31ª Zona Eleitoral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.