Destaque no Estado, instituição foi uma das oito selecionadas, em toda a Bahia, para receber o premiado Programa CAPACITAR

A parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) relançou no estado o programa “CAPACITAR -  Transformando Entidades”, que como o próprio nome já adianta, visa capacitar gestores de entidades, atuando em áreas como desenvolvimento da cultura associativista; diversificação e ampliação do portfólio de produtos e serviços relacionamento e representação institucional; desenvolvimento econômico local. O programa já foi implantado em mais de 600 entidades de representação empresarial no Brasil, formando mais de cinco mil diretores e funcionários. A duração do programa é de 10 meses, com encontros mensais.

Devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, este ano a FACEB contemplou apenas oito entidades comerciais e empresariais do estado, dentre as 132 existentes, para receber o Programa, e a Casa do Empresário de Valença (ACE/CDL/SINCOMAL) foi uma delas. “Isso comprova o bom trabalho realizado pela gestão anterior. O legado deixado nessa instituição, permitiu que a gente conquistasse esse benefício, que vai ser transformado em um patrimônio para a Casa do Empresário”, ressaltou o presidente eleito da ACE-Valença, Vidalto Oiticica, ao JVA, durante o primeiro encontro do programa realizado na manhã desta quarta-feira (7), no auditório da instituição.

WhatsApp Image 2021-04-07 at 16.47.01 (1)

Dirigentes da Casa do Empresário com a representante da FACEB, Herriette Cedraz; o coordenador de Projetos da FACEB, Adriano Câmera e o técnico do CAPACITAR, Paulo César (Foto: Divulgação)

Entre os participantes do encontro, estiveram presentes, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Dantas; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Antônio Jorge; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMVAL), João Deolino; o presidente eleito da CDL, Luiz Menezes; o presidente eleito da ACE, Vidalto Oiticica; o vice-presidente eleito da ACE e CDL, Jairo Ferreira, além de diretores da instituição e representantes da FACEB.

Herriete Cedraz, representante do presidente da FACEB, Clóvis Cedraz, participou do lançamento do CAPACITAR em Valença. “A retomada do CAPACITAR aqui na Casa do Empresário é um anseio nosso porque ele aconteceu na Bahia há 15 anos, e a ACE-Valença teve um papel relevante ficando entre as cinco associações mais importantes em resultados do Norte e Nordeste, e agora, depois de 15 anos, com a luta do presidente Clóvis, conseguimos que o SEBRAE, parceiro importantíssimo desse programa, entendesse a necessidade de fortalecer a gestão das entidades”, afirmou.

“O presidente Clóvis Cedraz teve uma reunião aqui há 15 dias e saiu encantado com o comprometimento dos diretores e pela proposta de futuro que a nova gestão eleita tem. A Casa do Empresário de Valença está de parabéns. Que Deus possa proteger e abençoar essa disposição e a vontade de fazer diferente”, reconheceu a representante da FACEB.

Presente também, o coordenador de Projetos da FACEB e orientador do CAPACITAR, Adriano Câmera, que conversou conosco sobre o programa. “O CAPACITAR é o mais moderno processo de capacitação de gestão de entidade, que surgiu dentro do ambiente de associação comercial, com o objetivo de implementar um modelo de gestão que pudesse maximizar os resultados das entidades, que em sua maioria possuem três grandes objetivos, sendo eles, realizar o lobby, ou seja, defender o interesse dos associados; oferecer produtos e serviços para os seus associados que aumentem a sua competitividade e participar do desenvolvimento socioeconômico da comunidade onde estão inseridas. A maioria das entidades termina fazendo mal os três processos e muitas vezes se esbarra principalmente no de oferecer bons produtos e serviços para os seus associados, devido a uma gestão deficitária dentro da estrutura. O CAPACITAR envolve toda a diretoria da entidade para que ela possa, primeiramente, conhecer qual o seu papel, como ela pode efetivamente contribuir e criar as condições para uma visão clara e temporal de ações a serem desenvolvidas dentro da entidade, com metas e prazos, através da estruturação de Planos de Ação. Portanto, o CAPACITAR literalmente ensina a entidade a criar as condições para uma boa gestão de recursos humanos, de atendimento aos associados, de relacionamento com a sociedade e com o poder público local”, detalhou o coordenador.

O técnico do CAPACITAR, Paulo César Ferreira, responsável pela empresa aplicadora da capacitação em Valença pontuou a importância do programa para as entidades empresariais. “O CAPACITAR possui metodologia própria, cuja missão é desenvolver as entidades empresariais, capacitar os diretores, que são empresários e que sabem gerir bem o seu negócio, mas que precisam desenvolver competências e boas práticas de gestão específicas para as entidades. Portanto, a sociedade pode confiar em suas entidades empresariais, e deve participar destas, pois é participando que o empresário terá sua voz ouvida e validada. É difícil para um pequeno empresário levar suas demandas a um prefeito, já o presidente de uma entidade como a Casa do Empresário de Valença, pode chegar representando todo o segmento, por isso é muito importante que a sociedade esteja engajada junto a esta instituição para que ela se fortaleça cada vez mais”, destacou.

O atual presidente da ACE-Valença, Antônio Jorge Menezes, que transmite a presidência para o novo presidente eleito no próximo dia 13 de abril, comemorou a conquista do CAPACITAR para o município. “Essa capacitação é um velho sonho que agora está se concretizando, era um desejo nosso desde que assumimos trazer esse evento para preparar, incentivar, estimular, dar novas noções de desempenho do trabalho da administração interna da Casa do Empresário. A expectativa é que a diretoria e equipe tenham uma nova gama de conhecimentos e possam explorar ao máximo a capacidade de contribuir com a sociedade no que diz respeito aos bens que a Casa do Empresário tem a oferecer, dinamizando a ação do empresariado local e regional”, considerou.

Vidalto Oiticica, que assumirá a presidência da ACE afirmou que o CAPACITAR é uma grande conquista não só para a Casa do Empresário, mas também para a cidade de Valença. “É uma oportunidade que vamos ter de treinar e capacitar a equipe administrativa da Casa do Empresário e toda a diretoria que a compõe e, com certeza, o conhecimento adquirido vai ser uma grande contribuição para o desenvolvimento de Valença por meio de um processo em cadeia que vai ser percebido. Ganha também todos os associados, quem ainda não teve a oportunidade de se associar, se associe que serão inúmeros os benefícios através que terão através dessas Casa”, enfatizou Oiticica.

O presidente eleito da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Valença, Luiz Menezes, destacou os benefícios que serão obtidos através do programa. “A gente fica muito feliz por participar do CAPACITAR, por termos sido contemplados em meio a tantas associações. Esse programa vai aprimorar os serviços da Casa ainda mais porque fortalece a nova diretoria com conhecimentos imprescindíveis para uma boa gestão. Hoje é só o início, temos muito a aprender, e muitas novidades estão por vir em parceria com a FACEB e o SEBRAE”, comentou.

O CAPACITAR foi eleito “Melhor Projeto de Cooperação 2007” pela Câmara Internacional do Comércio, em Istambul, na Turquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.