Prefeitura de Valença e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (7) para discutir e avaliar a Covid-19 no município. Compareceram à reunião representantes da Casa do Empresário, Rotary Club, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Câmera de Vereadores, Sindicato dos Músicos, Loja Maçônica, Agentes de Endemias, entre outras instituições.

Representantes de instituições da sociedade civil organizada dialogam com poder público ações para conter a Covid-19 (Foto: Valença Agora)

A diminuição dos índices de contaminação pelo vírus foi comemorada por todos. De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quarta, o município registra 58 casos ativos da doença, 5.671 casos confirmados desde o início da pandemia e 5.511 recuperados no mesmo período. "Estamos no caminho certo. É hora de atacarmos o covid-19 com força tomando todas as atitudes de prevenção, usando máscara, álcool gel, evitando aglomerações; são coisas simples, mas muito eficazes. Temos certeza que vamos vencer essa maldito vírus", afirmou o prefeito Jairo Baptista.

A Casa do Empresário apresentou sua campanha de conscientização de prevenção à Covid-19: "Saúde é essencial. Trabalho é essencial. Faça o essencial você também!". A campanha tem sensibilizado a sociedade valenciana por meio de outdoors, cartazes, adesivaços, entre outras ações. "Foi uma reunião bastante produtiva e aproveitamos para cobrar a participação de todos os presentes, autoridades e instituições para que se envolvam também na nossa campanha de conscientização, que consideramos extremamente importante. A população está aderindo cada vez mais a campanha e contribuindo também com a baixa de contaminados na nossa cidade", destacou o presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Valença - ACE, Vidalto Oiticica.

Eduardo Dantas, presidente da CDL pontuou a necessidade de intervenção do poder público nas aglomerações causadas pelas instituições bancárias, e solicitou a abertura do comércio aos sábados, que atualmente está proibida por decreto municipal e estadual. "Fizemos nossos questionamentos, nossas ponderações em relação à abertura do Comércio aos sábados, comércio que já foi comprovado que não aglomera em hipótese nenhuma e que muito contribui economicamente, até mesmo para área de saúde, e também fizemos uma observação e ponderação em relação às aglomerações nas filas dos bancos, tanto na do banco que hoje faz a distribuição do auxílio emergencial quanto nos demais bancos. Pedimos intervenção da Prefeitura em relação a essas filas porque aí sim são os locais de aglomeração", disse Dantas ao JVA.

Jaime Godinho, representante do Rotary Club comentou acerca da situação da Covid-19 no município. "Quero hoje parabenizar Valença, a nossa equipe de Saúde do município pelos números apresentados nas estatísticas da pandemia da Covid-19. É como se estivéssemos num oásis em meio ao deserto árido,  onde novos casos se multiplicam e o número de mortes bate recordes, e ainda assim nos mantemos em números confortáveis. Não que possamos comemorar, porque aqui também morre gente e cada óbito de um conterrâneo é uma perda inestimável, mas o mundo esta pior que aqui. Mas digo também, que isso não nos faça acomodar, porque não estamos voltando ao normal e não sabemos o que vem pela frente, como bem disse há pouco o nosso Venerável. Antes nos sirva de incentivo para continuar na luta contra a pandemia, em prol da vida e saúde de nossa população. Todo esforço deve ser feito e o Rotary Club também se engaja nessa campanha e já já traremos também m a nossa contribuição".

O comandante do Tiro de Guerra, Subtenente Lenilson, participou pela primeira vez da reunião e ficou otimista com o que viu. "Eu fico aqui extremamente satisfeito de ver uma reunião de pessoas com foco nessa problemática, não trazendo somente problemas, mas apresentando sugestões e soluções. Estou muito grato de poder participar", ressaltou.

O procurador geral do município, Fleuber Ramos pontuou os avanços conquistados pelo Comitê. "Nós observamos que nessas reuniões nós sempre conseguimos chegar a um consenso e com isso estamos conseguindo ver isso materializado através da diminuição do número de pessoas infectadas, de pessoas tendo sua condição de trabalho mais respeitosa, pessoas se prevenindo usando álcool, máscara, e isso é muito importante porque na verdade, a melhor política social que existe é a conscientização, é a gente andar nessa linha de respeitabilidade, cada um fazendo o seu melhor pra que essa pandemia possa parar e as pessoas continuem se sustentando", avaliou.

Fotos: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.