A comunidade católica de Cairu celebrou neste fim de semana o reisado de São Benedito, mantendo uma tradição do Brasil Império com missa solene e cortejo dos grupos culturais pelas ruas da cidade. A festa de São Benedito é uma manifestação quadricentenária, rica em simbologia cultural e demonstrações de fé. A missa festiva foi celebrada no Convento de Santo Antônio, pelo Pároco Padre Everaldo Santos. Participaram da solenidade fieis, o prefeito Hildécio Meireles e comitiva.

Veja imagens da missa:

Créditos: Jornal Valença Agora

Em entrevista ao Jornal Valença, o prefeito Hildécio Meireles, falou sobre a rica cultura do município. “A cultura contribui de forma muito ampla para a formação da nossa sociedade, por isso o poder público tem toda a obrigação de contribuir com essas manifestações para que elas possam sempre continuar vivas e presentes no seio da nossa sociedade escrevendo a nossa história e trazendo alegria para o nosso povo”, avaliou.

Prefeito Hildécio Meireles acompanhado de sua mãe, Raimundo Meireles (Foto: Valença Agora)

O gestor destacou que o município prestigia os grupos culturais por valorizar uma tradição que tem um significado familiar muito imponente, passando de geração a geração. “A cultura tem essa renovação espontânea da sua tradição que a mantém viva e aqui ela contribui também para a prática religiosa e na formação da juventude”, salientou.

Cíntia Rosemberg, vice-prefeita e secretária de Saúde de Cairu (Foto: Valença Agora)

Para a vice-prefeita Cíntia Rosemberg, Cairu é um dos municípios mais ricos culturalmente da Bahia. “O povo daqui participa das manifestações culturais, já é uma tradição familiar. Os Congos, a Chegança vai passando de pai para filho, de filho para neto, tem a participação das crianças e isso é importantíssimo, somos um dos municípios mais ricos de cultura da Bahia, isso traz o valor imaterial para aqui”, destacou.

Graça Peleteiro, secretária de Cultura de Cairu (Foto: Valença Agora)

À frente da Cultura do município, a secretária Graça Peleteiro comentou sobre a Festa de São Benedito. “Essa é uma festa tradicional da nossa cultura de Cairu, que tem início no dia 8 de dezembro quando é levado a bandeira de São Benedito, em seguida temos o novenário que inicia com a apresentação dos Congos, da Chegança e do Reinado, e neste domingo temos a missa festiva e novamente a apresentação dos grupos culturais, como a nossa centenária Filarmônica que acompanha o Reinado e todos os festejos religiosos do município”, descreveu

Dois momentos históricos marcam os festejos de São Benedito: a coroação do novo rei e a descida da bandeira. Veja imagens!

Créditos: Divulgação/Ascom Cairu

Festa popular

Complementando os festejos de São Benedito, a prefeitura de Cairu realizou shows nas noites de sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), tendo como atrações as bandas Cores do Mar, Viola de Doze, Ney Araújo, Val do Cavaco, Lukas Barretto e Tayrone.

Créditos: Divulgação/Ascom Cairu

Ainda nesta segunda-feira (9) as comemorações serão encerradas com a Marujada (10h), desfile da Barquinha (16h) e missa do Capitãozinho (19h30).

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.