O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi eleito no início da noite desta terça-feira (02), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia para o biênio 2021–2023, com 60 votos, a maior votação de todos os integrantes da nova Mesa Diretora. Onze partidos presentes no plenário da ALBA ocuparam os 14 cargos da Mesa Diretora recém-eleita (incluídos cinco suplentes).

Ao todo, foram realizadas três votações secretas, pois Hilton Coelho (Psol) se lançou candidato à presidência, como já fizera na eleição do deputado Nelson Leal (PP) dois anos antes, e o deputado Marcelinho Veiga (PSB) disputou com a correligionária Fabíola Mansur, e venceu, a votação para a segunda vice-presidência. Por acordo, os demais cargos foram votados de uma só vez através de chapa confeccionada na Secretaria Geral da Mesa.

Secretariado pela deputada Maria del Carmen (PT), as chamadas privilegiaram os 15 deputados com mais de 60 anos por ordem alfabética, sendo os demais chamados à cabine indevassável também nessa ordem. A votação que definiu a presidência levou 38 minutos. A disputa pela segunda vice, apenas 20, e o restante da chapa 36. Para a escrutinação, foram convocados os deputados Samuel Jr. (PDT), Vitor Bonfim (PL) e Sandro Régis (DEM). Antes de proclamar o resultado, o presidente da Mesa que encerrava o mandato, deputado Nelson Leal, se despediu com um discurso da tribuna em que celebrou a tolerância, o respeito, a democracia, e agradeceu o apoio recebido nos 731 dias de sua presidência.

Em seu discurso, o novo presidente Adolfo Menezes defendeu a ciência como mecanismo para o combate à pandemia. Ele lamentou a morte de tantos brasileiros – mais de dez mil baianos – e elogiou a postura do governador Rui Costa e do então prefeito ACM Neto, que trabalharam juntos em prol dos baianos. Elogiou e agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde e assumiu o compromisso de compartilhar o poder com os pares, evitando as decisões monocráticas.

O presidente Adolfo Menezes lembrou o irmão, o falecido deputado Herculano Menezes, e o pai, Pedro, igualmente desaparecido. Encerrou com agradecimentos citando a esposa Denise, a mãe, dona Josefa, que aos 90 anos compareceu à cerimônia, aos dois filhos e irmãos. Após o encerramento dos trabalhos, deu coletiva na sala que leva o nome do seu irmão, Herculano Menezes.

 

Resultado da eleição Nome Cargo 

Adolfo Menezes (PSD)  Presidente 60 votos

Paulo Rangel (PT)  1º Vice-presidente 58 votos

Marcelo Veiga (PSB) 2º Vice-presidente 36 votos

Bobô (PC do B) 3º Vice-presidente 56 votos

Paulo Câmara (PSDB) 4º Vice-presidente 53 votos J

Júnior Muniz (PP) 1º Secretário 55 votos

Alan Sanches (DEM) 2º Secretário 59 votos

Soldado Prisco (PSC) 3º Secretário 52 votos

Neusa Cadore (PT) 4ª Secretária 54 votos

Suplentes 

Roberto Carlos (PDT) 58 votos

Fátima Nunes (PT) 56 votos

Mirela Macedo (PSD) 57 votos

Kátia Oliveira (MDB) 57 votos

Talita Oliveira (PSL) 55 votos

 

SOBRE ADOLFO MENEZES

Adolfo Menezes

Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, 62 anos, é natural de Campo Formoso-BA e é economista. Filho de Pedro Gonzaga de Menezes e Josefa Monteiro Menezes, Adolfo é casado com Denise Edeltrudes S. Belitardo de Menezes, com que tem dois filhos, Arthur e Caroline.

Acumula como experiência profissional os seguintes cargos: Secretário assistente do vice governador, 1980-82; assessor da Secretaria de Transportes, Departamento de Aviação-DAB, 1982-85; gerente da Agrobahia, Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, 1986-87 e diretor de 1988-89; gerente da Secretaria da Indústria, Comercio e Turismo- SICT, 1990-92.

Exerceu ainda o cargo de vereador em Campo Formoso pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, 1993-1996/1997-2000; de deputado estadual pelo Partido Republicano Progressista - PRP, 2007-2011/2011-2015; de prefeito de Campo Formoso pelo PSD, 2013-2016; e, reeleito deputado estadual pelo PSD, 2015-2019/2019-2023.

Fonte: ALBA

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.