Valença sediou implementação do programa de retomada do turismo “Viva Turismo Bahia” na Costa do Dendê e capacitação de gestores públicos do segmento turístico promovida pelo Governo do Estado

Autoridades, secretários municipais de Turismo, trade turístico e representantes da sociedade civil organizada participaram de reunião para conhecer ações do Programa Viva Turismo Bahia, iniciativa do Governo Estadual. (Foto: Valença Agora)

Nesta quinta-feira (24), o auditório da Casa do Empresário de Valença foi palco da apresentação do Programa “Viva Turismo Bahia” - Plano de Retomada do Turismo da Bahia - para a zona turística Costa do Dendê. O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Turismo reuniu autoridades, gestores públicos do segmento, trade turístico, empresários e representantes da sociedade civil organizada. Representando o Governo da Bahia e o secretário estadual de Turismo Maurício Bacelar, o Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia, João Henrique Paolilo, que fez a apresentação do Plano.

Thales Quadros (Desenbahia), Fred Rehem (Setur Valença), Jairo Baptista (prefeito de Valença), João Henrique Paolilo (Setur Bahia), Kennedy Santos (Câmara de Turismo da Costa do Dendê) e Felipe Mota (Banco do Nordeste) (Foto: Valença Agora)

A mesa foi formada com a presença do prefeito anfitrião Jairo Baptista; do secretário de Turismo de Valença Fred Rehém; do coordenador da Câmara de Turismo da Costa do Dendê e Secretário de Turismo de Camamu, Kennedy Santos; do Superintendente Paolilo; do gerente da agência Banco do Nordeste Valença, Felipe Melo e do Gerente da Regional Sul da Desenbahia, Thales Quadros.

O Viva Turismo Bahia é baseado em quatro pilares: Biossegurança, Capacitação, Infraestrutura e Promoção dos destinos. A iniciativa busca, juntamente com outros órgãos e secretarias do Estado, prefeitos de diversos municípios e representantes de empresas do setor, criar ações para fomentar o turismo na Bahia.

As ações do Plano são realizadas em conjunto pela Setur e secretarias de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em parceria com a Secult, a proposta é divulgar as manifestações e tradições para fortalecer a diversidade cultural da Bahia. Já a Setre tem a responsabilidade da capacitação dos trabalhadores do turismo.

Plateia participa de implementação do Viva Turismo Bahia na zona turística Costa do Dendê (Foto: Valença Agora)

Lançado em setembro de 2021 em Salvador, o Programa “Viva Turismo Bahia” já colhe os frutos de suas intervenções na capital e municípios do interior. Segundo dados do IBGE, em 2021 o turismo baiano cresceu 47,3%, acima da média do país, que ficou em 21,1%. “Isso se deve à orientação e gestão do Governador Rui Costa, isso se deve à liderança interna do trabalho do secretário Maurício Bacelar, mas isso se deve a cada um dos municípios turísticos que trabalharam em parceria com as Câmaras Técnicas, que trabalharam em parceria com a secretaria de Turismo do Governo do Estado na implementação de melhoras de boas práticas previstas no plano de retomada Viva Turismo Bahia. Essa vitória da Bahia ser a líder do Brasil no turismo em 2021 se deve a todos vocês que estão na ponta desenvolvendo e acreditando que o turismo é uma das ferramentas mais importantes de desenvolvimento econômico e social para os seus municípios”, ressaltou o Superintendente.

“Essas são as minhas palavras de esperança e de expectativa de que juntos podemos fazer a Bahia continuar crescendo cada vez mais”, concluiu Paolilo.

O plano tem por objetivo manter o estado em primeiro lugar no ranking dos destinos mais procurados por brasileiros, no período pós-pandemia.

Em 2021 Valença recebeu ações do programa, sendo elas: realização do Fórum sobre a importância do CADASTUR, levantamento dos meios de hospedagem e qualificação de 118 profissionais do setor turístico.

Superintendente João Henrique Paolilo citou ações já realizadas e as programadas em prol do desenvolvimento turístico da Costa do Dendê (Foto: Valença Agora)

Paolilo informou sobre as ações do Plano para os municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Taperoá e Valença no próximo mês. De acordo com o superintendente, estão previsto para março o levantamento da oferta hoteleira, a verificação dos protocolos de segurança nos meios de hospedagem, fórum CADASTUR para orientação ao cadastro e qualificação e orientação sobre as temáticas: produção associada ao turismo; qualidade no atendimento; turismo e cidadania; empreendedorismo.

Prefeito Jairo Baptista quer um turismo mais forte do que antes da pandemia (Foto: Valença Agora)

“Nosso objetivo é fazer com que o turismo se expanda de uma maneira muito maior do que era antes da pandemia. Valença estará sempre de portas abertas para o turismo. Ter a assistência do Governo do Estado para nós é um consolo, pois sozinhos temos algumas limitações, mas com esse apoio será bem diferente. Valença tem que ser a porta de entrada do turismo na região, não vamos negar esforços para que tenhamos um turismo brilhante”, garantiu Jairo Baptista, prefeito de Valença, que citou os últimos investimentos em segurança pública visando o dia a dia dos moradores e visitantes.

Secretário de Turismo de Valença, Fred Rehem (Foto: Valença Agora)

Fred Rehem, secretário de Turismo de Valença pontuou as ações em conjunto com Estado, de qualificação dos profissionais do Turismo. “É importante ressaltar essa parceria que existe com o Governo do Estado, junto com nossa Câmara de Turismo da Costa do Dendê, os investimentos que estão sendo aplicados em nossos municípios qualificando a mão de obra. Precisamos nos organizar, usar essa interlocução tão próxima com o Governo do Estado para que a gente possa ressaltar e mostrar para os nossos visitantes que vem para a Bahia, que a nossa Costa do Dendê é um destino saboroso, bonito e natural”, enalteceu.

Kennedy Santos, coordenador da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Dendê e secretário de Turismo de Camamu (Foto: Valença Agora)

“Esse Plano vem para fortalecer as atividades e a política pública do turismo. Nossa região é bastante diversificada, temos potenciais para turismo religioso, náutico, de aventura, de sol e praia... ainda não tínhamos atentado para isso, e com o advento da pandemia percebemos que precisamos fortalecer os municípios. Tudo começa no município, se os municípios não tiverem visão, nada se desenvolve”, considerou o coordenador da Câmara de Turismo da Costa do Dendê, Kennedy Santos.

Felipe Mota, gerente da agência Banco do Nordeste Valença (Foto: Valença Agora)

O gerente do Banco do Nordeste, agência Valença, Felipe Mota explanou sobre as linhas de crédito e produtos disponibilizados pela instituição em fomento a economia. De acordo com Mota, as linhas de crédito para o segmento turístico são “altamente diferenciadas” destacando-se pelas melhores condições, taxas e garantias.

Representando a Desenbahia, o gerente regional Sul Thales Quadros salientou que “a Costa do Dendê é um dos lugares mais bonitos, não só do Estado, mas do país”, portanto, para ele “é preciso fomentar o turismo aqui nesse território, é preciso iniciativas como essa para fortalecer essa cadeia do turismo e a Desenbahia como agência de fomento, participa disso financiando os empreendimentos da cadeia turística. Esses recursos servem para efetivamente alavancar e possibilitar essa retomada da atividade econômica do turismo, mas com condições favoráveis”.

Secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito (Foto: Valença Agora)

Destaque no turismo regional, o município arquipélago de Cairu, terceiro destino turístico da Bahia, teve a 4ª Praia do seu distrito de Morro de São Paulo, eleita como uma das 10 praias mais belas do mundo. O secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, prestigiou o evento e comentou a conquista em entrevista ao JVA. “Isso é um motivo de orgulho não só para Cairu, mas para toda a nossa região e nosso estado. Estamos vivendo um momento muito bom, a gestão do prefeito Hildécio está se dedicando bastante ao turismo e os resultados estão aparecendo”, afirmou. “Unirmos forças é importante, a Costa do Dendê precisa muito do Governo do Estado, temos um potencial enorme, temos muito ainda a crescer e essa parceria município, região e estado é fundamental. Cairu vai estar sempre aqui para unir forças com os demais municípios através da Câmara de Turismo e alavancar os índices da região”, disse Brito em avaliação ao evento.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE (Casa do Empresário) solicitou o apoio do Governo do Estado para alavancar o Aeroporto Gentil Paraíso Martins, localizado em Valença (Foto: Valença Agora)

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), Vidalto Oiticica, representante da Casa do Empresário se pronunciou para abrir espaço na instituição para que o Banco do Nordeste apresente aos associados as linhas de crédito e produtos da instituição. Oiticica parabenizou o Governo do Estado pela integração com o municípios em prol do desenvolvimento turístico dos territórios, e pontuou a necessidade da atuação do Estado no funcionamento do Aeroporto Gentil Paraíso Martins, localizado em Valença.

“Temos em 2021 um avanço entusiasmado do turismo na Bahia, que cresceu mais do que o dobro da média do Brasil, mas em comparação com o mundo, percebemos que temos potencial para irmos muito mais longe e para isso precisamos trabalhar arduamente, em união, para transformarmos as nossas potencialidades em realidade turística. O aeroporto de Valença é uma ferramenta fundamental para projetar o turismo no Baixo Sul e render frutos para todo o estado, ele não pode cair no esquecimento dos órgãos públicos, necessita urgente de um olhar diferenciado do Estado”, afirmou.

Luís Menezes, presidente da CDL - Casa do Empresário; Superintendente da Setur-BA, João Henrique Paolilo; Vidalto Oiticica, presidente da ACE - Casa do Empresário e Fred Rehem, secretário de Turismo de Valença (Foto: Valença Agora)

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença (CDL) esteve representada pelo seu presidente Luís Menezes. “A gente fica feliz de participar, a Casa do Empresário também está envolvida mais uma vez com esse tema tão importante, o turismo, principalmente nesse momento agora de retomada, reivindicando a efetivação do Aeroporto com investimentos do Estado, que é uma demanda urgente para expandirmos o turismo não só em Valença, mas em toda a Costa do Dendê”, destacou.

Alan Lima, presidente do Patriota - Valença (Foto: Valença Agora)

Alan Lima, presidente do Diretório do Patriota em Valença prestigiou o evento e falou da importância da iniciativa. “Eu gostei muito, Valença precisa de projetos que a promovam para o estado, país e mundo. Fiquei muito feliz pelo interesse do Governo em apoiar e financiar ações para fomentar o turismo na Costa do Dendê e em toda a Bahia. Estou satisfeito com o empenho do secretário Bacelar em transformar o turismo”, pontuou.

Apresentação Cultural de Capoeira comandada pelo Mestre Petty (oto: Valença Agora)

A cerimônia contou com apresentação do Grupo de Capoeira Jesus Luz do Mundo, dirigida pelo Mestre Petty.

À tarde foi realizada uma capacitação direcionada aos gestores públicos do setor turístico dos municípios numa parceria com a Universidade Federal da Bahia. A ação integra o Viva Turismo Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.