Com sete décadas de história no município de Valença, o Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins marcou gerações de famílias, educadores e educadoras que por ele passaram.

O estabelecimento de ensino teve sua aula inaugural em 1º de maio de 1963. Nesta solenidade, o governador Lomanto Júnior foi representado pelo Major Heitor Sena Gomes. Na época, o colégio tinha como objetivo ser um Ginásio orientado para o trabalho. A missa deste festivo dia foi celebrada pelo padre João Cassará. O prefeito de Valença na época era Gentil Paraíso Martins. A ideia do Ginásio veio do Dr. Antonio Ferreira de Oliveira Brito, motivo pelo qual, o mesmo recebeu o nome de Oliveira Brito, que na época era Ministro da Educação. O referido cidadão foi juiz da Comarca de Valença e era amigo dos valencianos. Esse Ginásio, depois passou a se chamar de Colégio Industrial de Valença, tendo os cursos de: artesanato, corte e costura, técnicas agrícolas, dentre outros.

Teve como primeira diretora a professora Macária dos Santos Andrade. Com a Lei 5692/71 foram criados os Complexos Escolares, sendo assim, desmembrado do Colégio Estadual de Valença no ano de 1977. O Complexo Escolar de Valença passou a ser chamado de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins de acordo com a Portaria 374 do diário Oficial de 21de janeiro de 1977. A professora Maria Celeste Leite Silva Moura, foi diretora do Colégio Estadual de Valença e do Complexo Escolar que foi extensão até 1977, permanecendo como diretora até 1987. A Portaria nº 4198, do Diário Oficial de 11 de junho de 1981, determinou a mudança de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins para Escola de 1º Grau Gentil Paraíso Martins.

Em 24 de janeiro de 1977, sob a portaria de nº 374, passou a ser chamado de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, ato este publicado no diário oficial sob a portaria de número 374, no governo do Sr. Roberto Santos.

Em 1998 o Colégio passou por uma grande reforma, ganhando uma quadra poliesportiva, um laboratório de Informática, sala para vídeo conferência com equipamentos de última geração, salas equipadas para melhores condições de ensino. Nesta época o Colégio realizou eventos de relevância como: gincanas, feiras, desfiles, etc. Ganhou também uma fanfarra e passou a ter times de futsal de quadra, sendo campeão várias vezes em jogos poliesportivos e em concursos de fanfarra.

Em 19 de junho de 2003 passou a ser chamado Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins sob a portaria 5240, publicada no diário oficial, com o código de número 1111045.

Em 18 de janeiro de 2005 foi autorizado a oferecer também o ensino médio com o Projeto Tempo de Aprender sob a portaria número 04/05/2005.

A última intervenção na estrutura do colégio aconteceu no ano passado. O Governo do Estado entregou no dia 27 de setembro de 2022, o complexo esportivo do Colégio. A modernização do Colégio Estadual Gentil Paraiso Martins contou com a implantação de duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta; campo de futebol society; e vestuário, com um investimento total de R$ 2.224.789,71.

Para celebrar o septuagésimo aniversário, o colégio pretende sair às ruas. A programação está sendo organizada e será divulgada em breve, informou a direção.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.