Durante 1 (hum) mês, o jornal Valença Agora, vai divulgar na coluna POLITIZANDO textos enviados por instituições da região acerca da política atual. Contribuições que apontem caminhos para o desenvolvimento sustentável do nosso país, e, em especial do Baixo Sul. O convite foi feito através do Editorial da edição impressa nº 676, de 12 a 18 de abril de 2018.

As instituições interessadas em divulgar seu texto, devem enviá-lo para análise através do e-mail: redação@valencaagora.com.br

Leia o Editorial na íntegra:

Sua vez no Politizando

O termo desenvolvimento sustentável já entrou há algum tempo na pauta da opinião pública. Fala-se sobre as mudanças climáticas, proteção do meio ambiente, energia renovável, reciclagem, entre outros. Sem dúvida, este é um conceito amplo, em constante construção, ativa e dinâmica. No entanto, pouco se consideram duas questões chaves e estruturais do desenvolvimento sustentável, que são a transparência “radical” e a participação cidadã efetiva.

Politizando é uma coluna que criamos com o objetivo de trazer às luzes assuntos relacionados ao mundo da política como o nome já sugere. Mas não de forma pejorativa como muitos assim o fazem. Politizando pretende levar ao debate da sociedade temas atuais, contextualizados e construtivista, colocando cada cidadão como protagonista de sua história, ciente de seus direitos e de seus deveres, capaz de exercer plenamente a sua cidadania.

assinaturaMais do que nunca, os últimos acontecimentos tem exigido de nós brasileiros, além de um firme posicionamento político, a responsabilidade de (re)construir o país com base em princípios e valores, ora renegados. Cada pai e mãe de família, cada estudante, cada trabalhador, cada instituição tem por obrigação contribuir com essa empreitada. Ao contrário, disso, o que temos percebido, são muitas pessoas que por algum motivo, seja comodismo ou medo da responsabilidade, preferem deixar de lado essa participação e dão a permissão para que outras pessoas tomem as decisões por si,  permissão essa que poderá acarretar grandes prejuízos à nação. Talvez por isso, o Brasil está como está.

Devemos ser parte do processo e não apenas espectadores, pois nossos políticos são reflexos da sociedade em que estão inseridos, afinal é dela que eles saem. Desta forma, o primeiro passo para apontarmos caminhos mais dignos para o desenvolvimento do nosso país em suas diversas áreas, é sendo um exemplo de sociedade que exige em seu meio a prática de princípios como a honestidade, a responsabilidade e o compromisso com os interesses coletivos.

Nossa sociedade é formada por inúmeras instituições, desde empresas particulares a entidades filantrópicas, órgãos públicos e espaços educacionais. Para todas estas instituições valorosas de nossa sociedade, abrimos uma página em nosso veículo de comunicação, a Coluna Politizando, para que deixem suas percepções, sugestões, contribuições para o ordenamento social e político que vislumbrem um país mais justo e igualitário para todos e todas. Selecionaremos quatro textos (no máximo uma lauda e meia) que serão publicados no decorrer de um mês, a partir da próxima edição.

A carência de referências e de lideranças em nossa sociedade tem grande impacto nos rumos da vida da população, principalmente dos jovens que necessitam de pilares sólidos para acreditar e construir um futuro melhor. É devido a esta carência que queremos ouvir o que estas instituições têm a nos dizer. Participe do Politizando, e assim como o Jornal Valença Agora, contribui você também com o desenvolvimento sustentável da nossa região e do nosso país.

assine-750x90

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.