Na mesma noite foi fundado o Interact Valença, clube de serviços patrocinado pelo Rotary Club e composto por jovens de 12 a 18 anos

No último dia 16, foi empossada na sede da Associação Atlética de Valença, a nova diretoria do Rotary Club de Valença, numa cerimônia que reuniu os membros do clube e convidados. Compôs a mesa solene, o então presidente do clube, Anderson Freitas; a presidente do Rotary de Santo Antônio de Jesus Dorothy Nunes; o presidente do Rotary de São Félix,Álvaro Borges, Vidalto Oiticica, representante da Maçonaria de Valença; Benedito Xavier, representante do Lions Clube de Valença e o Defensor Público, Dr. Carlos Maia.

Mesa solene da cerimônia de posse da nova diretoria

Mesa solene da cerimônia de posse da nova diretoria

Fundação Interact Valença

 

Durante a solenidade de posse da nova diretoria do Rotary, o presidente Anderson Freitas fundou o Interact Valença. Os Interacts Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras coisas para melhorar do meio-ambiente à saúde da população carente.

Turma do Interact Valença fundada oficialmente

Turma do Interact Valença fundada oficialmente

O jovem Bruno Freitas foi empossado presidente do Interact Valença para a gestão 2016/2017 e deu posse ao conselho diretor e presidentes das comissões de serviços do clube. “A ideia de fundar o Interact em Valença, surgiu da vontade de fazer o bem. Tivemos grande apoio do Rotary Club, e mesmo tendo poucos membros soubemos transformar os pensamentos e contribuir com a comunidade, através da união, respeito e companheirismo que são as três chamas para se conviver em sociedade”, destacou Bruno em seu discurso de posse.

Bruno Freitas, presidente do Interact Valença em seu discurso de posse

Bruno Freitas, presidente do Interact Valença em seu discurso de posse

Transmissão de cargo

Anderson Freitas transmite o cargo de presidente do Rotary Valença para José Elias Antar

Anderson Freitas transmite o cargo de presidente do Rotary Valença para José Elias Antar

Antes da cerimônia de transmissão de cargo de presidente do Rotary Club de Valença, o então presidente Anderson Freitas expôs as ações da gestão que se finda. “Nós temos duas vertentes importantes, somos clube de serviços, estamos aqui para ajudar a comunidade na medida do possível e somos clube de companheiros, essa união faz a força!”, destacou Anderson.

Entre as ações e conquistas relembradas estão homenagens; o ‘abraço’ a Santa Casa de Valença; realizações de rifas, feijoadas e tarde das tortas para captação de recursos; compra de 60 cadeiras de rodas para doação; conquista do CNPJ do clube; projetos humanitários como o futebol solidário com doação de roupas, produtos de higiene e alimentos ao Centro de Recuperação de ex-drogados e festa de 15 anos; campanha de doação de sangue e campanha renal; palestras do outubro rosa e novembro azul; palestras educativas; colaboração na construção do módulo policial do Guaibim; aumento do quadro associativo, entre outros.

Os companheiros – como assim são denominados os membros do Rotary – José Antar e Francisco Porto Negrão foram homenageados com o broche de 100%. “Antes de deixar a presidência gostaria de render essa homenagem àqueles associados que a gente chama no clube de 100%, porque não perdem uma reunião”, justificou Anderson.

José Antar e Francisco Porto Negrão recebem o broche de 100_

José Antar e Francisco Porto Negrão recebem o broche de 100_

Em entrevista ao Valença Agora, Anderson Freitas afirmou que o principal legado da experiência de presidir o clube para a sua vida, é o amadurecimento. “A gente amadurece, a gente engrandece como ser humano, como empresário, como homem de família, como amigo, como pai”, disse. Falou ainda sobre a importância da instituição. “O Rotary é um elemento fundamental para sociedade, nem sempre o poder público pode dar conta de tudo, por exemplo, muita gente não sabe, mas o Rotary Club é o patrocinador e idealizador da campanha contra a poliomielite, e a meta é erradicar, isso é algo fantástico”, ressaltou.

Anderson Freitas, presidente 2015-2016 e família

Anderson Freitas, presidente 2015-2016 e família

José Elias Antar foi eleito o presidente do Rotary Club de Valença para gestão 2016/2017 e recebeu de seu antecessor as seguintes palavras: “Companheiro José Antar, você foi eleito para o cargo de presidente do Rotary Club de Valença par ao ano rotário 16/17 pelos seus membros e, isto é a expressão de confiança na sua liderança e na certeza de que você saberá conduzir da melhor forma possível, os destinos do nosso clube nesse ano rotário”. Anderson Freitas entregou ao novo presidente, o sino e o malete, símbolos do Rotary.

José Antar assume o ano rotário 2016-2017

José Antar assume o ano rotário 2016-2017

Em seu discurso de posse, José Antar ressaltou o papel do Rotary Club no mundo, e prometeu fazer uma gestão para o que for melhor para o clube e continuar a colocar o Rotary a serviço da comunidade. “A nossa tarefa é árdua, mas nos esforçaremos para fazer um trabalho equiparado ao da gestão anterior”, destacou Antar, que deu posse à nova diretoria, composta por: Flávio Restini (vice-presidente); Jaime Godinho (1º secretário); Camerino Oliveira (2º secretário e instrutor rotário); Reinaldo Oliveira (1º tesoureiro); Ubiraci Neves Porto (2º tesoureiro); Camila Reis (protocolo); Paulo Martins e Ailton Santana (comissão de desenvolvimento do quadro social); Anderson Freitas (marca rotária); Aldenize Reis (projetos humanitários); Francisco Porto Negrão (administração de clube); Márcio Ferreira e Edna Xavier (secretaria de companheirismo).

José Antar, Ailton Santana e Paulo Martins - Nova diretoria

José Antar, Ailton Santana e Paulo Martins – Nova diretoria

Camila Reis e José Antar - Nova diretoria

Camila Reis e José Antar – Nova diretoria

José Antar, Márcio Ferreira e Edna Xavier - Nova diretoria

José Antar, Márcio Ferreira e Edna Xavier – Nova diretoria

Dorothy Nunes, presidente do Rotary de Santo Antônio de Jesus, parabenizou o Rotary Valença e comentou sobre a renovação da diretoria. “É importante que cada um doe, mostre o sangue novo, os seus objetivos, novos projetos, novas realizações e principalmente a continuidade, porque a gente fala de inovação, mas temos que dar a continuidade principalmente. Fiquei encantada com a exposição das realizações da gestão 2015/2016, foi extremamente positiva e inovadora, estão de parabéns!”, considerou.

Dorothy Nunes, presidente do Rotary Santo Antônio de Jesus e esposo, ao lado dos companheiros do Rotary Valença

Dorothy Nunes, presidente do Rotary Santo Antônio de Jesus e esposo, ao lado dos companheiros do Rotary Valença

A Dra. Mairi Coutinho parabenizou a fundação do Interact. “É importante que os jovens estarem se preparando para um trabalho como esse, que é um trabalho bonito, social, com uma preocupação em ajudar o próximo”, pontuou. “Anderson teve um trabalho muito bonito de renovação do Rotary e tenho certeza que José Antar vai continuar esse trabalho que só tende a crescer”, completou Mairi.

Dra. Mairi Coutinho, Anderson Freitas e família

Dra. Mairi Coutinho, Anderson Freitas e família

Dr. Carlos Maia também comentou sobre a transmissão do cargo. “É a continuidade do Rotary quando troca a sua direção, significa que aquelas engrenagem dentadas [símbolo rotariano] estão em movimento. O que devemos festejar mais ainda é essa juventude que está chegando, essa turma nova do Interact, porque a gente tem certeza de que haverá sempre uma constante renovação do Rotary Club de Valença”, avaliou.

Vidalto Oiticica e família ao lado do Dr. Carlos Maia

Vidalto Oiticica e família ao lado do Dr. Carlos Maia

Vidalto Oiticica, em nome da Maçonaria de Valença, afirmou: “Parabenizamos Anderson pela gestão profícua, principalmente pela legalidade dada ao Rotary neste último ano e a Loja Paz e Fraternidade de Valença deixa aqui um fraternal abraço para toda a nova diretoria”.

O Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social. Quem tiver interesse de conhecer melhor a instituição, pode comparecer à Associação Atlética, onde seus membros se reúnem todas as quartas-feiras, às 20h00.

 

Fotos: Jornal Valença Agora

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.