Dentre os motivos para suspensão da instrução dos jovens pelo período de 60 dias, estão as más condições de infraestrutura da unidade

O Tiro de Guerra de Valença, através do seu Chefe de Instrução, o subtenente Ivonei Araújo dos Santos, enviou à imprensa, uma Nota de Esclarecimento a respeito da suspensão temporária das atividades de instrução dos atiradores matriculados este ano, pelo período de 60 dias contando a partir do dia 1º de março.

De acordo com o documento a suspensão foi causada por não terem sido realizadas as reformas necessárias nas instalações do Tiro de Guerra, pela ausência de laudo técnico atestando as condições de segurança das instalações para o funcionamento do TG, bem como pela falta de respaldo legal para o funcionamento da unidade, em virtude de não ter sido celebrado o Acordo de Cooperação entre TG e Prefeitura municipal.

Segundo o chefe de instrução Ivonei Araújo, a Prefeitura de Valença foi informada através de ofício, em outubro de 2018, sobre a situação das instalações do TG.

“Instalações elétricas danificadas, pintura desgastada, paredes apresentando rachaduras dentre outros problema de natureza estrutural, sendo solicitado a esse Município a designação de uma equipe técnica, com a finalidade de emissão de um laudo para aferir as condições de ocupabilidade das instalações para o funcionamento do TG 06-005”, informava o conteúdo do ofício, que não obteve qualquer resposta do Município.

Na Nota de Esclarecimento, o TG também confirma que “por intermédio do ofício n° 594-Sec TirGuerra/Ese Pes/Cmdo RM, de 22 de novembro de 2018, foi solicitado a esse Município cópia da Lei. Municipal que prevê a dotação orçamentária para custear os encargos do município fixado no acordo de cooperação, a fim de atender ao parecer jurídico emitido pela Consultoria Jurídica da União no Estado da Bahia (CJU), para a celebração desse instrumento de parceria, não obtendo urna resposta oficial do Município”.

O subtenente Ivonei relata ainda que no dia 26 de fevereiro de 2019, representantes do Comando da 6ª Região Militar foram recebidos pelo Secretário de Comunicação da Prefeitura de Valença, Jean Macedo, onde foi tratado sobre o Acordo de Cooperação e da situação das instalações do TG, porém até a presente data não foi obtida uma resposta oficial por parte desse Município.

Imagem: Arquivo Valença Agora (2013)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.