Com a participação da Academia, poder público municipal, empresariado e comunidade, o projeto “Laboratório Vivo Tinharé: Sustentabilidade em arquipélagos turísticos, deu início nesta segunda-feira (25), à 1ª Expedição Técnica com levantamentos de dados em campo e reuniões. As atividades seguem até 27 de novembro.

Expedição tem como atividades reuniões e levantamento de dados em campo

Expedição tem como atividades reuniões e levantamento de dados em campo.

A Expedição faz parte do processo de implantação do Laboratório Vivo Tinharé, que pretende tornar-se um espaço de referência internacional para debate, estudo, pesquisa, ação e intervenção sobre sustentabilidade de arquipélagos turísticos.

Esta primeira atividades teve como objetivos o reconhecimento de área e o levantamento de informações voltadas para a elaboração de Plano de Ação de Projeto que tratará dos seguintes temas: Balneabilidade de praias, saneamento básico (águas de abastecimento e residuárias, resíduos sólidos e drenagem urbana), processos erosivos e patrimônio material e imaterial e as relações com o turismo, a cultura, a educação e o ambiente urbano.

O Plano de Ação tem como área geográfica as 1ª e 2ª praias de Morro de São Paulo, além da Bacia de Drenagem do Córrego da Biquinha, e será construído de forma participativa, envolvendo diversas entidades.

O projeto Laboratório Vivo não visa tratar penas do município-arquipélago de Cairu, mas de toma-lo como exemplo para o mundo de que é possível realizar abordagens diferentes no contexto do desenvolvimento sustentável de regiões turísticas.

A secretária de Governo, Ariana Coutinho, deu as boas-vindas como representante do prefeito Fernando Brito. “A gente fica muito feliz de participar desse trabalho e agradecemos a presença de todos. O trabalho realizado de forma coletiva dá muito mais frutos, sozinhos não conseguimos ir tão longe”, ressaltou.

O Laboratório Vivo Tinharé tem a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), da Prefeitura de Cairu, da Câmara de Vereadores de Cairu, do Instituto do Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES), da Associação Comercial e Empresarial de Cairu (ACEC), do Bamboo Hostel Universo Pol e das empresas Floresta Viva e Cassi Turismo.

.

Fonte: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.