Produção faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia

Estudantes, professores e membros da comunidade assistiram nesta terça-feira, 25, em Valença, à exibição do documentário “Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade” produzido pela Rede Bahia. A produção apresenta as histórias de quatro protagonistas das lutas da Independência do Brasil na Bahia, que têm os nomes inscritos no Livro de Aço do Panteão da Pátria, em Brasília, sendo reconhecidos, por lei, como heróis e heroínas do país: Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e João das Botas.

WhatsApp Image 2023-07-25 at 15.21.41

Estudantes, professores, imprensa, autoridades e membros da comunidade prestigiaram evento | Foto: Jornal Valença Agora

O público lotou o auditório da Segunda Igreja Batista de Valença para acompanhar o documentário e participar de um bate-papo com os jornalistas Ricardo Ishmael e Henrique Mendes, respectivamente apresentador e coordenador do projeto. Durante o bate-papo, a plateia teve a oportunidade de discutir e trocar ideias sobre o tema abordado, além de conhecerem com mais detalhes como o documentário foi desenvolvido.

Henrique Mendes, coordenador do documentário |Foto: Jornal Valença Agora

Henrique Mendes, coordenador do documentário |Foto: Jornal Valença Agora

“A gente produziu esse documentário em três meses e ele foi exibido no dia 2 de Julho, quando se comemorou o bicentenário da Independência. A gente nunca imaginou que estaríamos circulando pela Bahia apresentando esse documentário para estudantes num auditório como esse lotado. Estar aqui em Valença, cidade que também tem participação nas lutas pela independência do Brasil na Bahia é um privilégio e uma felicidade”, afirmou Henrique Mendes.

Jornalista Ricardo Ishmael, apresentador do documentário | Foto: Jornal Valença Agora

Jornalista Ricardo Ishmael, apresentador do documentário | Foto: Jornal Valença Agora

Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã da TV Bahia, considerou o documentário uma produção que veio para marcar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, e reconhecer personagens que foram cruciais nas lutas pela liberdade não só da Bahia, mas de todo o povo brasileiro. “Em alguns momentos ele nos transporta para dentro da batalha, vocês vão perceber os tiros, os canhões explodindo, as canhoneiras em guerra”, detalhou Ishmael.

Representantes do poder público municipal participaram do lançamento do documentário, em Valença | Foto: Jornal Valença Agora

Representantes do poder público municipal participaram do lançamento do documentário, em Valença | Foto: Jornal Valença Agora

Participaram do evento o prefeito Jairo Baptista, o presidente da Câmara Municipal, Bertolino de Jesus, secretários municipais e equipe da secretaria municipal de Educação, que coordenou a realização do evento em parceria com a Rede Bahia.

WhatsApp Image 2023-07-25 at 15.22.31

Thalyta Paixão, estudante do 3º Ano E.M. do Ceten | Foto: Jornal Valença Agora

A ação reuniu estudantes de escolas da rede pública e privada. A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Ceten, Thalyta Paixão Santos considerou o documentário importante, “principalmente para nós baianos conhecermos a verdadeira história do nosso povo, e não apenas a história contada nos livros”, pontuou, destacando a importância de elevar os nomes das heroínas baianas na luta pela independência do país.

Professora do Ceten, Juliete Reis | Foto: Jornal Valença Agora

A professora de Filosofia e Sociologia Juliete Reis, que acompanhou a turma do Ceten, desejou uma ampla divulgação do documentário. “Espero que esse projeto possa expandir o máximo possível para os municípios, para que outras pessoas tenham essa mesma oportunidade que os alunos do Ceten estão tendo de conferir esse material incrível, tendo em vista que de todas as formas tentaram esconder a luta dessas mulheres que são verdadeiras heroínas da nossa independência”, ressaltou.

Sinopse

Documentário foi exibido na Segunda Igreja Batista de Valença | Foto: Valença Agora

Com Ricardo Ishmael no comando, o programa faz uma viagem a Brasília para apresentar ao público o Livro de Aço onde estão registrados os nomes de homens e mulheres reconhecidos oficialmente como heróis e heroínas da pátria, sendo eles, Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipe e João das Botas.

Da capital federal, a narrativa voa para o interior da Bahia, onde historiadores e pesquisadores contam como cada personalidade que aparece no livro deixou sua marca na luta pela liberdade.

O documentário tem duração de 47 minutos.

Assinantes Globo Play podem assistir o documentário clicando AQUI.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.