Clube de serviços convidou gestor para apresentar o andamento de ações em prol do desenvolvimento do município

O Rotary Club de Valença promoveu na última segunda-feira (09), um encontro na Associação Atlética com a presença do prefeito Jairo Baptista. Acompanhado do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus e do secretário de Governo, Cláudio Queiroz, o gestor da capital do Baixo Sul atendeu ao convite dos rotarianos para explanar sobre projetos e ações planejados para Valença.

A Diretora de Protocolo do Rotary, Camila Reis, deu início à reunião apresentando o clube de serviço, que já possui cerca de 35 anos de história, para os convidados. Camila falou sobre o objetivo e ações empreendidas pelos rotarianos em Valença e em todo o mundo, a exemplo de campanhas sociais, palestras educacionais, banco de cadeira de rodas e projeto internacional de erradicação da poliomielite e paralisia infantil, “além de momentos como este de discutir projetos que vão fazer a diferença na nossa cidade”, pontuou a diretora.

“O Rotary é um clube de serviço formado por empresários e profissionais que tem o único e exclusivo interesse em servir, prestar serviços comunitários, pessoas que fomentam um elevado padrão de ética e assim estabelecer a boa vontade e a paz no mundo”, completou Camila.

A mesa foi formada pelo presidente do Rotary, Ailton Reis; pelo rotariano Vidalto Oiticica, Diretor Executivo do Jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença; e pelos convidados Jairo Baptista, Joailton Manoel e Cláudio Queiroz. O diálogo foi coordenado pelo secretário do clube, Jaime Godinho.

Na primeira parte do evento, os 20 assuntos previamente enviados ao prefeito, foram divididos em sete temas, sendo eles: Sistema Viário; Infraestrutura e Comércio; Infraestrutura Urbana; Prédios Históricos; Destinação de Prédios Públicos, Qualificação do Guaibim e Projetos Estruturais.

WhatsApp Image 2021-08-13 at 08.21.47

Entre os subtemas explanados por Jairo Baptista com a participação do vice-prefeito e do secretário de Governo, estiveram: Construção da rotatória na entrada do Conjunto Novo Horizonte e Jardim Grimaldi; Reforma e ampliação da Ponte que liga Vila Operária à Companhia Valença Industrial; Reforma e requalificação da área do Mercado do Peixe e da Feira Livre; Reforma e utilização ou destinação do Teatro Municipal; Requalificação das entradas da cidade: BA542, BA001-Nazaré e BA001-Taperoá; Definição do porto seco, para carga e descarga de caminhões e carretas; Reforma do prédio da Câmara de Vereadores de Valença; Reforma do prédio da Igreja Matriz de Valença; Requalificação da orla do Guaibim; Implantação do Polo Industrial de Valença; Construção da ampliação do cais novo até o porto Dendezeiros; “Rereforma” do Calçadão e muitos outros de interesse de toda a sociedade.

“Temos agora grandes chances de direcionar Valença para o futuro. Fizemos o Plano plurianual participativo, e esse plano é que vai dar o direcionamento pra Valença, se não colocarmos os projetos agora no PPA, ficaremos impossibilitados de colocar na Lei Orçamentária. Tivemos uma participação maciça, então o PPA está registrando os problemas que precisamos resolver, e através do PDDU e do PPA nós temos condições de fazer isso diretamente no orçamento municipal”, enfatizou o prefeito Jairo Baptista.

O Diretor Executivo do JVA e presidente da ACE, Vidalto Oiticica, parabenizou a iniciativa do Rotary e atendimento do prefeito. “Estamos todos de parabéns por a sentarmos civilizadamente e aprender a ter um outro olhar para discutir os problemas de Valença, os problemas de Valença são terríveis, não são fáceis. As falhas que as gestões cometem não está na política, está na sociedade que forma essa política, temos que sair das rodas de fofoca e aprender a sentar na mesa e conversar sobre os problemas que nos aflige. Estamos conscientizando nossos diretores da Casa do Empresário, através do programa CAPACITAR, que é necessário que eles façam parte dos conselhos, porque a estrutura da comunidade passa pelo conselhos e é responsabilidade de cada cidadão, todos têm a responsabilidade de dar sua contrapartida social no ordenamento social, quando mais ficarmos distantes desse entendimento, mais dificuldades vamos ter de sobreviver nesta cidade. Ou a gente muda a forma de enxergar das nossas atitudes para essa cidade ou vai ser impossível viver aqui”, pontuou.

O prefeito afirmou que a Prefeitura está de portas abertas para receber a todos. “Nós temos hoje uma determinação de transparência pública, estamos lá pra qualquer segmento da sociedade, aceitamos ideias, falem conosco, podem sugerir através da ouvidoria, pela imprensa, fiquem à vontade”, complementou.

O presidente do Rotary, Ailton Reis finalizou a reunião já convocando a sociedade e o setor público para, previamente, para um segundo encontro sobre o tema, para avaliar quais projetos foram concretizados.

Leia reportagem na íntegra em nossa edição nº 850

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.