Com o propósito de trazer informações sobre o combate à mortalidade de craveiros na região, foi realizado na quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório do IF Baiano, o Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo. O evento contou com a participação de pesquisadores, agricultores, políticos, profissionais liberais  ligados a diversas instituições, como a Ceplac, Embrapa, IF Baiano, Prefeitura de Valença, Uesc Coofapbasul, Comitê da Agricultura, Aprocravo, jornal Valença Agora e Associação Comercial de Valença.

WhatsApp Image 2024-02-23 at 16.40.30 (2)

Seminário foi realizado na quarta-feira (21), no auditório do IF Baiano. Foto: Jornal Valença Agora.

 

Logo após ser servido o café da manhã, o seminário teve início, com a composição da mesa. Fizeram parte dela a professora Dislene Cardoso de Brito (diretora do IF Baiano-Valença); o professor Francisco Laranjeira, chefe da Embrapa Mandioca e Fruticultura; o prefeito Jairo Baptista; Ana Paula Sousa Pereira, secretária de Agricultura do município; Antônio Jorge Silva de Menezes, gerente regional da Ceplac; Márcio Antônio Braga Queiroz, representante da Aprocravo; Oséias Ribeiro, representante do Comitê de Agricultura; e Edvam Lessa, representante do Sebrae. Antes do início das falas dos membros da mesa, foram convocados dois produtores: Maria das Dores Souza Santos e Marcelo Braga.

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.35.59

O prefeito de Valença, Jairo Baptista, destacou a importância da participação de todos os interessados nessa missão. Foto: Jornal Valença Agora.

 

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.45.25

   Ana Paula Pereira - secretária de Agricultura do município. Foto: Jornal Valença Agora.

Na abertura da mesa, Ana Paula Pereira pontuou que “significa bastante o cravo aqui em Valença não só para a economia – pequenos, grandes e médios produtores de cravo -, mas também para a vida social. O cravo que chega ao nosso país sai daqui da nossa cidade, do nosso Baixo Sul.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.50.36

Oséias Ribeiro, representante do Comitê de Agricultura. Foto: Jornal Valença Agora.

Oséias Ribeiro, por sua vez, agradeceu a todas as instituições envolvidas na luta contra a mortalidade de craveiros, salientando também a importância da parceria da Secretaria de Agricultura com os agricultores.

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.52.50

Antônio Jorge Silva de Menezes, gerente regional da Ceplac. Foto: Jornal Valença Agora.

Antônio Jorge Menezes também fez agradecimentos a todos os presentes, e disse esperar “recuperar a cultura do cravo”, a qual “é a terceira em arrecadação em recursos daqui da região do Baixo Sul.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.30.23

Julielton Santos da Silva, pesquisador da UFRB e doutor em Ciências Agrárias. Foto: Jornal Valença Agora.

A abertura oficial do evento foi sucedida por algumas palestras. A primeira aconteceu às 9 horas com o tema “Agentes causadores de mortalidade”, ministrada pelo doutor Julielton Santos da Silva. Pesquisador da UFRB e doutor em Ciências Agrárias, ele ressaltou a importância da união das instituições de pesquisa e os produtores: “A parte que a gente pesquisou lá na instituição (lá na UFRB) foi descobrir os agentes etiológicos que matam o craveiro-da-índia na região. Então a gente fez essa pesquisa, descobriu, e agora vai para a segunda etapa que é desenvolver um manejo de controle para combater essas doenças que acometem o cravo-da-índia aqui na região do Baixo Sul da Bahia.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.24.17

Doutor José Inácio Moura apresentou o tema “Controle Químico com a Endoterapia. Foto: Jornal Valença Agora.

Logo após a primeira palestra, o doutor José Inácio Moura apresentou o tema “Controle Químico com a Endoterapia”, e foi sucedido pelo também doutor Eduardo Gross, cujo tema foi “Controle Fisionutricional – Uso de Micorrizas”.

WhatsApp Image 2024-02-25 at 07.57.33

Doutor Eduardo Gross, falou sobre Controle Fisionutricional – Uso de Micorrizas”. Foto: Jornal Valença Agora.

 

Ele disse ser de grande importância a realização do seminário, “tanto do ponto de vista social – claro que o cravo tem o seu aspecto econômico fundamental aqui para a região -, mas a questão que eu vejo é a união de forças, de diferentes organizações, instituições de pesquisas e, principalmente, dos produtores. É fundamental que os produtores participem, dispostos não só a contribuir com a palestra, mas dispostos a transformar a realidade da região, que sofre nesse momento com essa morte súbita dos craveiros.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.09.42

Doutor Mateus Coliman apresentou a palestra “Testes de in vitro” . Foto: Jornal Valença Agora.

Ainda no final da manhã, o doutor Mateus Coliman apresentou a palestra “Testes de in vitro”. Coliman afirmou que “é de suma importância ter estes testes para levar para o campo a quantidade, a dosagem já certa para evitar desperdício financeiro e também ocasionar algum desperdício ao meio ambiente.” Os testes in vitro consistem na “coleta da parte vegetal infectada no campo”, com o respectivo isolamento em laboratório e retorno ao campo, para verificação de ocasião dos mesmos sintomas de início.

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.11.50

José Veloso falou sobre a importância do controle natural e biológico. Foto: Jornal Valença Agora.

O palestrante José Veloso falou sobre a importância do controle natural e biológico. Ele, que é engenheiro agrônomo e diretor de associativismo e cooperativismo da Prefeitura de Valença , afirmou que este foi “um momento muito especial para toda a cultura do cravo”, e não somente para ela, “mas para a nossa região como um todo”. Ele discursou sobre agricultura regenerativa, que é “o conjunto de práticas que tem por objetivo melhorar, regenerar o ambiente e usar com as demais técnicas disponíveis para que a gente venha a ter o mínimo impacto e promova um melhor movimento da planta pela atividade.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.14.33

Givaldo Couto palestrou sobre, "Produção de Compostagem no Meio Rural”. Foto: Jornal Valença Agora.

De nome “Produção de Compostagem no Meio Rural”, a última palestra foi ministrada por Givaldo Couto. Ele explicou que, por conta da importância do cravo para a região – ele é a terceira atividade agrícola mais importante do ponto de vista econômico -, existe a necessidade de “não só descobrir um fungicida para o controle da doença, mas também fazer a fertilização do solo, não só com adubo químico, mas com adubo orgânico também, para melhorar a biota do solo, os microrganismos do solo.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 07.55.12

Rafael de Araújo Ferraz, Representando a loja da cooperativa Coofapbasul. Foto: Jornal Valença Agora.

Representando a loja da cooperativa Coofapbasul, Rafael de Araújo Ferraz esteve no seminário. Ele classifica como “excelente” o evento, e que as palestras foram “boas e didáticas”: “Acredito que teve didaticidade para todo o público. Então, todo mundo entendeu tudo o que foi dito, foi uma coisa bem simples e produtiva.” Por sua vez, José Inácio Lacerda Moura diz não conhecer o cravo, uma vez que sua especialidade é o estudo de pragas e doenças. No entanto, ele afirma que também que, nestes últimos anos, tem se dedicado à endoterapia, que é “uma tática sustentável – porque não polui o ambiente – e é muito eficiente, a depender do alvo biológico.” Sendo esta aplicada no cravo através de injeção por pesticida, o pesquisador acredita na sua eficiência no combate a doenças.

WhatsApp Image 2024-02-25 at 09.06.13

Dislene Cardoso de Brito, diretora do IF Baiano de Valença. Foto: Jornal Valença Agora.

A diretora do IF Baiano de Valença, Dislene Cardoso de Brito, acredita que o evento trouxe um novo tempo para os produtores de cravo de Valença e região, em uma experiência que ela classifica como “fantástica”. Ela também pontuou que a participação de pesquisadores, estudantes e agricultores no evento serviu para enriquece-lo, e que a pesquisa deve voltar para a comunidade agricultora. “A gente espera que esse seja o primeiro seminário de muitos outros seminários e ações que nós vamos fazer para o território do Baixo Sul baiano. Nós estamos aqui enquanto Instituto Federal Baiano cumprindo a nossa missão: ensino, pesquisa e extensão.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 07.49.20

Márcio Antônio Braga Queiroz, representante da Aprocravo. Foto: Jornal Valença Agora.

Márcio Antônio Braga Queiroz, representante da Aprocravo, apontou que o sucesso do seminário se deveu ao comparecimento em massa dos agricultores: “Eles reconheceram que o evento é importante justamente por causa da problemática da mortalidade dos craveiros, e conhecer o interesse das instituições em ajudar o agricultor.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.32.48

Francisco Laranjeira, diretor da Embrapa na Bahia. Foto: Jornal Valença Agora.

Já o diretor da Embrapa na Bahia, Francisco Laranjeira, ressaltou a importância da cadeia produtiva do cravo para o país, afirmando que a região do Baixo Sul produz a maior parte do produto consumido em território nacional: “Às vezes as pessoas não observam o seu entorno e não se dão conta de como essa cultura é importante para a própria região. Nós aqui na Embrapa da Bahia temos um foco em outras culturas como banana e mandioca, mas a gente também apoia o desenvolvimento regional. E o Baixo Sul faz parte das regiões prioritárias para a Embrapa aqui na Bahia.”

WhatsApp Image 2024-02-25 at 08.37.17

Vidalto Oiticica, diretor executivo do jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial de Valença. Foto: Jornal Valença Agora.

Vidalto Oiticica, diretor executivo do jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial de Valença, analisou a cadeia produtiva do cravo no município e o seminário, os quais ele classificou como “uma oportunidade ímpar para toda a população e instituições de Valença e região.” Em sua ótica, os estudos científicos e pesquisas relacionadas ao tema irão atrair a atenção de pessoas de todo o Brasil: “E Valença ganha. Ganha na elevação da autoestima, ganha na eliminação do prejuízo do agricultor, ganha também na satisfação do agricultor em plantar uma árvore e tendo hoje, através dos estudos, o veneno e o alimento também. Ganha todo o comércio através do aquecimento econômico e, futuramente também, o turismo, porque vai estar começando a ter olhares para Valença, e esse produto vai fazer com que eleve o nome de Valença para o Brasil.”

WhatsApp Image 2024-02-23 at 16.40.29

 

.

Fonte/Fotos: Jornal Valença Agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.