Na última sexta-feira, 24, foi comemorado o Dia da Arma de Infantaria, tão antiga quanto à própria guerra. Caracterizada desde o início pelo combate aproximado, ela tem evoluído e se mostrado indispensável aos conflitos atuais, comprovando assim, o porquê de ser denominada "Rainha das Armas". A data de 24 de maio foi escolhida por ser o dia do aniversário do seu patrono, Antônio de Sampaio.

 

Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de Alferes a Brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria, em 1940 foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Pronunciamento do Chefe de Instrução do TG 06-005, Subcomandante Ivonei Araújo

Pronunciamento do Chefe de Instrução do TG 06-005, Subcomandante Ivonei Araújo

Ao som da canção da infantaria, o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Valença, S.Ten de Infantaria de Selva, Ivonei Araújo, fez a leitura da ordem do dia do comando do Exército Brasileiro. “A “Rainha das Armas” no Exército Brasileiro é reconhecida pelo combate em operações em Defesa da Pátria, da Garantia da Lei e da Ordem, no patrulhamento das fronteiras, nas Missões de Paz, no combate ao crime organizado ou nas missões de apoio à população em geral”.

 

A solenidade aconteceu no pátio de formatura da sede do TG e contou com a presença da Banda Marcial Juventude de Valença - BAMAJUVA, de amigos, familiares e personalidades da sociedade civil organizada.

 

A cerimônia contou com entrada da tropa de atiradores, hasteamento da bandeira nacional, canto do Hino Nacional Brasileiro, da canção da infantaria, oração do atirador , pronunciamento do Chefe de Instrução e desfile da tropa encerrando a solenidade.

 

Fonte/Fotos: TG 06-005

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.