O fornecimento de energia elétrica foi restabelecida em cidades baianas após um "apagão" nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado no estado às 8h31 e começou a ser resolvido por volta das 10h20.

A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece de forma gradativa, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até as 10h22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada.

Até as 11h, conforme a Coelba, cerca de 50% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. O serviço foi normalizado em cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, Jequié, Simões Filho, Irecê e parte da capital baiana.

Em Valença, a energia retornou por volta das 12h10.

A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões. Não há previsão para a recomposição total.

Fonte: G1 Bahia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.