O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) firmou uma importante parceria com a Receita Federal – Delegacia de Feira de Santana, visando ao reaproveitamento de mercadorias apreendidas, como cigarros, bebidas alcoólicas, TVBoxes e roupas, em projetos educacionais e sociais que beneficiam diretamente alunos e comunidades.

De acordo com o assessor especial da Reitoria, Rodney Barbosa, a colaboração tem se destacado por fornecer insumos para aulas práticas e projetos de pesquisa no IF Baiano, além de reduzir o impacto ambiental ao evitar o descarte e incineração dos produtos. “Esse esforço conjunto resultou na criação de projetos inovadores, como o uso de vinhos para o desenvolvimento de produtos gourmet e outras aplicações. O IF Baiano valoriza essa parceria, que tem sido fundamental para o sucesso e a ampliação dessas iniciativas”, afirmou Rodney.

Para o reitor, Aécio José Duarte, é  importante ressaltar a busca que o IF Baiano tem feito de se aproximar das Instituições e dos diversos órgãos para ser visto e conseguir interagir de forma positiva. “[É interessante] visualizar que a apreensão feita pela Polícia Federal pode gerar benefícios para o processo educacional… Essa transformação desse material, que traz um dado negativo nacional, se transforma em algo amplamente positivo dentro dos nossos cursos, dentro das nossas formações. O aluno visualiza a atividade de apreensão e atividade de  combate ao tráfico com outros olhos”, afirma o reitor.

Inicialmente, os vinhos foram distribuídos para os campi de Catu, Uruçuca e Governador Mangabeira, onde foram transformados em produtos gourmet nas atividades dos cursos de Gastronomia, Cozinha e Turismo. Em uma segunda fase, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) coordenou o envio de vinhos para os campi de Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Itaberaba, Itapetinga e Alagoinhas. Nesses locais, os vinhos estão sendo utilizados em práticas de ensino nos cursos técnicos e superiores de Alimentos e Agroindústria, contribuindo para a produção de geleias, queijos, chocolates e outros doces.

Segundo o professor Saulo Capim, o recebimento desses materiais tem permitido o desenvolvimento de novos alimentos, além de cursos de extensão na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) de Sommelier de vinhos e cursos básicos de vinhos. No ensino, os alunos realizam atividades de degustação e aprofundam o entendimento das técnicas relacionadas à formação de profissionais capacitados.

Sustentabilidade e inovação no reaproveitamento de cigarros e TVBoxes

Nos campi de Catu, Valença, Santa Inês, Itapetinga e Teixeira de Freitas, o tabaco de cigarros apreendidos está sendo convertido em compostagem. Essa iniciativa sustentável está sendo aplicada em projetos acadêmicos e comunitários, promovendo técnicas de cultivo sustentável e educação ambiental. Esse esforço reflete o compromisso do IF Baiano com a inovação e práticas ecológicas em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No Campus Valença, a reciclagem de TVBoxes transformados em subestações de computadores é um dos projetos de maior destaque. Essa ação tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de laboratórios de informática em áreas com acesso limitado à tecnologia, oferecendo recursos essenciais para os alunos.

Moda sustentável e impacto social

Outra importante ação, promovida em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão do IF Baiano e o curso de Moda e Vestuário do Campus Pedras de Fogo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), é a transformação de roupas apreendidas. Essas peças estão sendo convertidas em novos artigos de vestuário, fomentando a moda sustentável e proporcionando aos alunos uma experiência prática com materiais reciclados. Esse projeto também beneficia as comunidades do Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde o IF Baiano desenvolve diversas atividades de extensão.

Impacto positivo na formação acadêmica e social

Para Rodney Barbosa, o impacto desses projetos é profundo e beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas enriquecedoras que contribuem significativamente para sua formação profissional, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho com habilidades e experiências concretas.

A parceria entre o IF Baiano e a Receita Federal reflete um compromisso com a sustentabilidade e a educação prática, transformando desafios em oportunidades de aprendizado e crescimento para alunos e comunidades.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.