Entidade fundada em 1940 tem sido crucial no desenvolvimento do município e na defesa do associativismo empresarial

Grandes feitos compõem o conjunto de realizações fortalecidas através da representatividade empresarial executada pela Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE) nos seus 84 anos de existência. Para comemorar as mais de oito décadas de fundação, foi realizada nesta quarta-feira (24), uma sessão celebrativa com a presença de dirigentes das entidades que constituem a Casa do Empresário, que são, além da ACE, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SIMCOMVAL). Também participaram os membros da Diretoria da Casa, colaboradores e convidados.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 15.53.27

Mesa foi formada pelos presidentes da Casa do Empresário, o ex-presidente da ACE, João Muniz e convidados representando o Banco CRESOL, o Sebrae e o Rotay Club

A mesa diretora do evento contou com a presença do presidente da ACE, Vidalto Oiticica, do presidente da CDL Luiz Menezes, do presidente do SINCOMVAL, Elton Negão, da gestora do Sebrae/Valença, Laís Meireles, do gerente do CRESOL, Wagner Campos, da presidente do Rotary Club de Valença, Marli Gudinho e do ex-presidente da ACE, João Carlos Paes Muniz.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 15.53.57 (2)

Vidalto Oiticica, Presidente da ACE

O atual presidente da ACE, Vidalto Oiticica enalteceu a importância da missão da ACE e prestou agradecimentos. “Uma cidade que tem a honra de comemorar o aniversário de uma instituição que tem como premissa fortalecer a economia, promover o desenvolvimento e também o equilíbrio social, é um grande orgulho e honra para toda a sua população. Quanto mais para aqueles que dirigem e que formam uma diretoria que dá continuidade aos baluartes que por aqui já passaram. Muito nos orgulha conduzir essa instituição com essa visão contributiva, e cada vez mais buscando a participação em todos os setores que elevem e fortaleçam o município valenciano. Parabéns à ACE e obrigado a todos que participam dessa nossa gestão”.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 15.53.56

Luís Menezes, Presidente da CDL

“Acompanhar a história da ACE e poder fazer parte também, através da Casa do Empresário, nos deixa muito feliz. Hoje, como presidente da CDL, me sinto muito orgulhoso em ter como coirmã a ACE e o presidente Vidalto, que vem fazendo um grande trabalho nesse mandato. O sr. João Paes Muniz fez uma reflexão importantíssima aqui sobre a história da ACE, dos antigos companheiros que lutaram e trouxeram vários benefícios, e a gente continua esse legado. A ACE, através do Capacitar e do Empreender conseguiu alcançar muitos lugares que muitos não conhecem ainda, mas a gente está trabalhando pelo associativismo, pelo companheirismo e em busca de fortalecer sempre o nosso comércio, os nossos associados, as pessoas que fazem parte da nossa Casa do Empresário”, apontou Luís Menezes, presidente da CDL.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 15.53.56 (1)

Elton Negrão, Presidente do SINCOMVAL

Elton Negrão falou sobre a data magna da ACE. “Ao longo desses 84 anos a história da Associação Comercial de Valença se confunde com a própria história de desenvolvimento de nossa cidade, fazendo um trabalho junto aos órgãos públicos de reivindicação e cobrando ações que tragam melhorias para o município, além claro do apoio às empresas que são as responsáveis pelo desenvolvimento econômico de nossa Valença”, destacou.

DSC02799

Ex-presidente João Carlos Paez Muniz. Associação foi fundada em 24 de janeiro de 1940

O empresário João Carlos Paes Muniz, que presidiu a ACV (atual ACE) por dois mandatos (1993-1995/1995-1997), discursou representando todos os presidentes que construíram a história da ACE desde sua fundação em 24 de janeiro de 1940 até a atualidade.

“Durante dois mandatos que exerci procurei contribuir decisivamente para o fortalecimento desta Entidade, promovendo dentre outras ações, a união das duas Entidades classista, a Associação Comercial e Empresarial de Valença e CDL, que hoje caminham juntas, dentro de uma convivência harmoniosa, uma integrando a outra, defendendo as mesmas ideias, os mesmos princípios e o mesmo pensamento, voltado para o fortalecimento do associativismo, fator preponderante para uma convivência social”, destacou.

Galeria de ex-presidentes da Casa do Empresário de Valença

Galeria de ex-presidentes da Casa do Empresário de Valença

João Carlos traduziu em seu discurso a importância da ACE no contexto de sua contribuição para o desenvolvimento de Valença.

“Há 84 anos, um grupo de homens empreendedores do comércio, da indústria e da lavoura, liderados pelo saudoso Gentil Paraiso Martins, e demais companheiros, a exemplo de Aloisio Evangelista da Fonsêca, Argemiro Isidoro Franco, Mário Amaro Pinto, Elizeu Antonio Gongalez Caimbra, conhecido por (Antonio Sereia), Samuel do Vale Lacerda, Ataliba Pereira Lacerda, Jesus Moral, Alcides Roseira, Tobias Alves Pereira, Juvencio Resende Leal e outros, sentiram a necessidade de criar uma Entidade de classe representativa, com personalidade jurídica e sem fins lucrativo, capaz de contribuir juntamente com o poder público e a sociedade valenciana para o desenvolvimento do nosso Município”, descreve.

“A história desta Entidade, a partir da data de sua fundação, se confunde com a própria história de desenvolvimento de nossa terra, face a sua luta constante junto aos diversos Órgãos de Governo, pare que se pudesse conseguir alguns empreendimentos em benefício de nossa comunidade”, destaca o ex-presidente.

João Carlos pontuou conquistas para o município em que a ACE fez parte junto com o poder público e outras instituições da sociedade civil organizada para suas realizações, entre elas:

- A instalação das Agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil;
- Construção da estrada Valença-Taperoá;
- Construção da ponte da Graciosa,
- Construção do Ginásio de Valença, que anos depois se tornou o Colégio João Leonardo;
- Implantação do Serviço de Água, atualmente administrado pelo SAAE.

Também contaram com iniciativas fortalecidas pela ACE:

- Inauguração da COELBA;
- Inauguração do Centro Social Urbano;
- Criação da marca “Valença, capital do camarão”;
- Implantação da Associação dos Contabilistas da Bahia;
- Asfaltamento da BR-101.

“A trajetória do tempo não modificou o sentimento dos dirigentes das sucessivas Diretorias que tem passado por esta Entidade, palmilhando sempre pelos exemplos dos seus fundadores, que fizeram desta Entidade, um instrumento capaz de servir a sua terra e a sua gente.

“Por fim, devo dizer, que Associação Comercial e Empresarial de Valença, que nasceu sob a inspiração de homens de elevado sentimento associativista, desejosos de contribuir com a sua participação, na defesa dos mais altos interesses desta terra, mercê de Deus, haverá de continuar no mesmo caminho, daqueles que fizeram da luta e do trabalho, edificados nos alicerces da lealdade, que formarem os pilares sólidos desta Entidade, pois somente assim estaremos cumprindo com o sagrado dever de fazer da luta, uma devoção de amor ao trabalho, para que possa servir de exemplo para os nossos sucessores e para a posteridade”, concluiu Muniz.

Fotos: Agência Andrade e Casa do Empresário de Valença

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.