A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valença celebrou 1 ano de fundação nesta terça-feira (26). O primeiro aniversário foi marcado pela cerimônia de inauguração da sede provisória da Associação, localizada no bairro da Vila Operária. Presentes no evento membros da diretoria executiva da APAE Valença, colaboradores, pais e alunos; o vice-presidente da Federação das APAES do Estado da Bahia - FEAPAES, Francisco França; representantes do poder público de Cairu e Valença; representantes do Lions Clube, do Rotary Club, da 2ª Igreja Batista e da Casa do Empresário; autoridades, dentre outros.

Foto: JVA

O Prefeito Jairo Baptista saudou o público e discursou em tom de solidariedade à APAE Valença. “Quero prestar homenagem a presidente Anita pela luta, pela garra, pela esperança e pelo amor que você dedica à APAE e a todas as pessoas que lhe procuram. Tenham certeza que eu procuro fazer o bem, como prefeito ou simplesmente como cidadão comum, o bem está no meu coração, contem com a gente, toda a nossa equipe está imbuída em fazer com que a APAE seja esse órgão maravilhoso e que venham prestar sempre o serviço à sociedade. Fica aqui o meu carinho e o meu respeito a todos vocês”, afirmou.

Anita Maria Lopes de Andrade Serbilla é fundadora e presidente da APAE Valença. Em seu pronunciamento relembrou o início de tudo e a importância da Associação para a sociedade. “Estamos aqui juntos com o propósito de ajudar não só a minha filha, mas 80 famílias, quase 100 famílias indiretamente que hoje estão sendo atendidas pela APAE ou aguardando uma vaga para ser atendida. Nós começamos há 1 ano, mas o sonho já existia, a necessidade era real, e hoje nossos filhos estão tendo uma assistência adequada”, ressaltou.

“Trabalhar com transtorno mental não é fácil, o momento pandêmico ele requer um olhar humano, solidário, infelizmente muitas pessoas não compreenderam esse momento, para que veio essa pandemia, mas graças a Deus vocês que estão aqui compreenderam esse momento, estão se doando, doando, amor e tempo em prol dessas crianças. Vocês estão vendo crianças sendo crianças, tendo a oportunidade de se desenvolver, de crescer, de ser um ser social, cidadão, de estudar, fazer faculdade, ter o seu emprego, então graças a vocês isso é real na vida dessas famílias que estão aqui representadas”, ressaltou Anita.

A presidente enalteceu o recorde da APAE Valença em seu registro em âmbito nacional, o que durou 10 meses. “Batemos o recorde”, comemorou. Em seu pronunciamento, o Presidente da Federação das APAEs no Brasil ressaltou que a APAE de Valença está entre as mais organizadas em todos os sentidos em tão pouco tempo.

Anita Serbilla fez um apelo ao poder público para que proporcione as condições para que a APAE mantenha o atendimento ininterruptamente. O prefeito Jairo Baptista garantiu que não haverá interrupção do funcionamento da APAE durante o recesso de final de ano, atendendo a um apelo da presidente Anita.

A vice-presidente da APAE Valença, Amanda Araújo parabenizou a presidente e convocou todos a somarem esforços em prol da associação. “Dia de muita emoção, nós não tínhamos noção de como cresceria a APAE quando começamos, mas os planos de Deus são maiores do que podemos pensar e imaginar. Deus sempre esteve nesse projeto mesmo antes de Anita imaginar que a gente pudesse abrir uma APAE aqui na nossa cidade, mas estamos aqui hoje completando 1 ano de fundação da nossa APAE. Nesse momento eu convoco a vocês a arregaçarem as mangas e se juntarem nessa busca e nessa luta que não é em vão, é pelos nossos filhos”, frisou.

A APAE é nacional, não está vinculada a nenhum órgão público, mas firma convênios e parcerias que viabilizam a sua manutenção, além de receber ajuda de empresários e voluntários.

Além de terapias, acolhimento às famílias, orientações e encaminhamentos clínicos, a APAE promove eventos beneficentes, cursos para aprimoramento da equipe e suporte aos familiares dos assistidos.

CONTRIBUA COM A APAE VALENÇA:

As doações podem ser feitas por quem quiser colaborar. Também é possível apadrinhar uma criança e acompanhar o desenvolvimento dela nas atividades oferecidas.

A APAE aceita EPI’S (Luvas, máscaras, álcool em gel) ou ajudas financeiras.

Doações podem ser levadas à sede ou contribuições pelo Banco Bradesco: conta corrente: 11.050-7/ Agência: 3598 ou pelo PIX: 40769009000186.

Mais informações através do telefone (75) 99814-3775.

 

Redação Valença Agora e  informações do Redação Bahia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.