Parceria foi firmada através do núcleo de Agricultores do Programa Empreender, coordenado pela ACE Valença em conjunto com o Sebrae

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11) na Casa do Empresário de Valença, a Associação Comercial e Empresarial de Valença - ACE, por meio do núcleo de Agricultores do Programa Empreender, firmou parceria com o Instituto Federal Baiano – IF Baiano, para implementação de curso gratuito voltado para o cooperativismo e empreendimentos solidários. O curso foi apresentado pela Diretora Acadêmica da instituição, Dislene Cardoso. O encontro teve a participação do presidente da ACE, Vidalto Oiticica; da consultora do Programa Empreender em Valença, Carla Marabella e nucleados do programa.

“Esse curso vai ser montado especialmente para esse núcleo do Agricultores do Empreender, mas aberto à toda a comunidade. Nessa capacitação haverá orientações nas áreas de beneficiamento, embalagem, comercialização, todo o processo necessário para fomentar o pequeno agricultor a estruturar melhor a sua propriedade e o seu negócio”, destacou Oiticica, agradecendo e parabenizando a diretoria do IF Baiano por fortalecer a parceria com o Empreender para contribuir com o desenvolvimento agrícola da nossa região.

Dislene Cardoso falou sobre a parceria. “Pretendemos trazer um curso de formação inicial e continuada em cooperativismo e empreendimentos solidários para trabalhar com cooperativas e associações, com o objetivo de contribuirmos com o desenvolvimento local”, afirmou.

“Nossa missão é fomentar cursos para trazer desenvolvimento à comunidade e fazer com que nós possamos aproveitar todo o potencial que nós temos, nossos arranjos produtivos locais, e dialogar com a comunidade, estarmos próximos da comunidade”, frisou a diretora acadêmica, acrescentando que via atingir como público-alvo os povos de comunidades tradicionais, agricultores familiares e a juventude do campo.

“Estamos muito felizes aqui com essa parceria e esperamos pode sanar todas as dificuldades que os agricultores possam ter, estamos aqui para contribuir com essa formação”, concluiu Dislene Cardoso.

O curso será realizado em março deste ano, com data, horário e local a ser definido.

Veja vídeo em que o presidente da ACE Valença, Vidalto Oiticica, e a diretora acadêmica do IF Baiano, campus Valença, Dislene Cardoso, falam sobre a parceria:

PROGRAMA EMPREENDER 

O Programa Empreender é um programa de mobilização, onde empresários de micro, pequenas e médias empresas se reúnem, trocam experiências, auxiliam-se e conquistam mercados, atuando como agentes estratégicos no processo de desenvolvimento de nossa cidade e região.

Metodologia de trabalho

Através da parceria ACE Valença, SEBRAE e Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia - FACEB/BA, os grupos de trabalho, formados pelos empresários do mesmo ramo de atividade, têm assessoria técnica, consultoria, palestras, formação profissional e toda a orientação necessária. O objetivo é contribuir para o aumento da competitividade das MPME´s (micro, pequenas e médias empresas).

Como funcionam os núcleos setoriais

Depois de formado o núcleo, seus participantes passam a identificar os problemas e necessidades comuns a todos, buscando soluções voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de todos os componentes.

O resultado dos Núcleos Setoriais, além das vantagens econômicas, é a aproximação dos empresários, antes unicamente concorrentes, que passam a trabalham como parceiros do mesmo setor, com experiências semelhantes. Com isso, ganha o empresário, ganha o setor, ganha a cidade, ganha o estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.