ALERTA 3 À POPULAÇÃO VALENCIANA E REGIÃO DO BAIXO-SUL DA BAHIA

A classe médica e demais profissionais de saúde demonstram extrema preocupação com o desenrolar das questões ligadas ao combate à pandemia da Covid-19 no nosso município. Está em andamento a viabilização de contratação da Santa Casa pela Prefeitura Municipal de Valença para prestação de serviços de saúde neste contexto, já que não foram alcançados os objetivos inicialmente propostos no controle da pandemia, incluindo a grande dificuldade do ponto de vista logístico, principalmente no que se refere à assistência hospitalar em casos mais complexos e de maior gravidade.

Sabemos da possibilidade de indicação de tratamento precoce nesta doença, exclusivamente através da prescrição médica dentro do contexto clínico adequado e individualizado, bem como de orientações devidas e consentimento informado pelo paciente e familiares, no que se refere a medicações como a cloroquina e hidroxicloroquina. Após algumas reuniões e debates sobre este tema, com o apoio dos demais colegas, foi elaborado pelo Dr. Ricardo Fonseca, Médico Infectologista e Diretor Médico da Santa Casa, um protocolo padrão para todas as fases da patologia, com competência, praticidade e fundamento diante das experiências e conhecimentos atuais. Considerando sua eficiência e abrangência, gostaríamos de destacar a aplicabilidade das recomendações para a fase I da doença, período de replicação viral, na tentativa proporcionar uma melhor evolução clínica e prognóstico favorável para os pacientes com Covid-19, alcançando o objetivo de salvar vidas.

Dessa forma, fazemos um apelo à administração municipal, através da Secretaria de Saúde, que com a maior urgência possível viabilize a disponibilidade de tais medicamentos para serem distribuídos à população alvo, pois não será efetivo apenas o simples isolamento e observação dos suspeitos e doentes, sem o uso destas medicações específicas em paralelo, sujeitando-os ao risco de evoluir para as fases II e III da doença, com agravamento e maior risco de insucesso definitivo!

.
O material explicativo do protocolo no combate a infecção pelo Coronavírus estará à disposição dos profissionais médicos na assistência pública e/ou privada. Esperamos que alcancemos, como exemplificado em tantos outros municípios pelo Brasil, um melhor resultado no combate à Pandemia!

 

Fonte: CORPO CLÍNICO DA SANTA CASA DE VALENÇA

Veja também:

1-Santa Casa de Valença- Protocolo Operacional Padrão de Tratamento da COVID-19

2-Critérios de encaminhamento para hospitais de referência do tratamento da COVID-19 

3-Protocolo de Intubação

4-Solicitação de Exames/Testes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.