Maurício Cunha, à esquerda, vestindo a camisa do CADI (Foto: Valença Agora)

A equipe do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Valença) esteve reunida nesta segunda-feira (18) com o presidente do CADI Brasil, Maurício José Silva Cunha, que atualmente ocupa o cargo de titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, liderado pela ministra Damares Alves. O encontro realizado na sede do CADI no bairro da Bolívia, serviu para estreitar a parceria entre as duas organizações, compartilhar informações e apresentar os projetos realizados pelo CADI local.

WhatsApp Image 2021-10-19 at 10.00.36

Participaram da reunião o presidente do CADI Valença, Pastor Silvio Barreto Menezes, a vice-presidente Maria Vanúzia de Jesus Oliveira, a coordenadora pedagógica Zilma Araújo Costa, entre outros que compõem a equipe. O representante da Casa do Empresário de Valença, Vidalto Oiticica, presidente da ACE também esteve presente no encontro.

“Nossa gratidão pela dedicação de Maurício, que tem tantas responsabilidades na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas sempre muito atencioso, muito carinhoso com o CADI. A gente agradece a instrumentalidade dele, que tem trazido muitas informações que são importantes para o nosso trabalho, para a nossa cidade, em especial. A nossa palavra é de gratidão a ele e ao trabalho que tem sido realizado através dessa parceria do CADI Valença com o CADI Brasil”, ressaltou o presidente local, pastor Silvio Barreto.

O líder do CADI Valença também demonstrou gratidão ao acolhimento da sociedade à organização. “Agradecemos a vocês empresários da cidade, que tem dado essa credibilidade também ao CADI, pelas vagas cedidas aos alunos do nosso projeto social, esse apoio precioso da Casa do Empresário para nós. Somos muito gratos a Deus e queremos participar cada vez mais, queremos que a nossa Igreja, a PIB de Valença, seja um instrumento importante na realização das políticas sociais na nossa cidade, participando na estruturação das famílias, então nosso gratidão por fazermos parte do que Deus está fazendo sobre Valença. A gente percebe que de alguma maneira Deus tem estendido as suas mãos sobre a nossa cidade e nós vamos viver uma cidade melhor, essa é a minha grande expectativa”, considerou o pastor Silvio.

Para a vice-presidente do CADI Valença, Vanúzia Oliveira, a visita de Maurício à cidade é muito importante. “Mauricio é presidente do CADI há 25 anos, tem uma larga experiência nesse trabalho de defesa da criança e do adolescente e hoje está aqui conosco para fazer algumas reuniões de alinhamento, para estar com a equipe e se colocar à disposição enquanto presidente para continuar contribuindo com a instituição. A avaliação que a gente faz dessa visita é muito positiva no que diz respeito a continuarmos caminhando e crescendo juntos. Temos ainda um longo trabalho pela frente, que é continuar avançando e alcançando os desafios que estão postos, a gente está vivendo um momento pós-pandemia com desafios enormes em relação ao cuidado e à defesa da criança e do adolescente, porque os problemas que já existiam antes se agravaram, que é a questão da violência, do aliciamento de menores e tudo mais, então estarmos juntos é sempre um momento de fortalecimento para alcançarmos o nosso objetivo que é garantir direitos da criança e do adolescente”, pontuou.

WhatsApp Image 2021-10-19 at 10.00.37

A Coordenadora Pedagógica da CADI Valença, Zilma Araújo Costa, considerou a reunião ‘excelente’. Maurício nos dá as orientações acerca do trabalho que está sendo desenvolvido, como agregar esses valores e é o que a gente precisa, uma pessoa que esteja mais à frente do trabalho de proteção das crianças e dos adolescentes para que traga essas orientações para que a gente possa fazer um trabalho com mais excelência”, observou.
O visitante enalteceu o trabalho do CADI Valença. “A equipe do CADI Valença faz um trabalho extraordinário! Somos oito unidades do CADI no Brasil, presentes em sete estados, talvez esta seja nossa equipe de referência, que consegue fazer parcerias importantes, a exemplo da que foi efetuada com a Associação Comercial e Empresarial daqui, e a vinculação com a comunidade, os projetos sociais com integridade, com relevância, então muito nos alegra participar desse momento aqui com a equipe e com a liderança do CADI em Valença”, afirmou Maurício Cunha ao JVA.

O presidente nacional também comentou sobre importância do CADI em Valença. “A gente entende que os problemas sociais, principalmente aqueles relacionados à criança e os adolescentes, precisam da participação da sociedade civil. O poder público tem a sua responsabilidade, e nós não podemos desresponsabilizá-lo, tanto no nível local, estadual e federal, mas a gente só consegue avançar e evoluir com uma sociedade civil realmente forte e engajada na solução dos problemas. O terceiro setor, que é o mundo das ONG’s, das organizações da sociedade civil, é iniciativa privada, mas para resolver um problema público, então a gente entende que é muito relevante o trabalho do CADI em Valença, não só do CADI, como das organizações sociais, porque são elas que, nesse momento de pandemia, ajudam a cuidar da segurança alimentar das famílias distribuindo doações, são elas que fazem a proteção da infância, então nós precisamos de uma sociedade civil cada vez mais forte, para, trabalhando em parceria e em subsidiariedade com o governo, termos uma sociedade transformada e próspera”, disse.

Fotos: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.