Em clima de união, dirigentes, autoridades e entidades parceiras confraternizaram transição de gestão das entidades

Na noite desta quinta-feira (16), a Casa do Empresário de Valença, instituição formada pela Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMVAL) realizou a cerimônia festiva de posse de seus presidentes e corpo diretor do triênio 2021/2024 (ACE e CDL) e quadriênio 2022/2026 (SINCOMVAL) no Mirante do Dodô.

Autoridades prestigiaram cerimônia de posse (Foto: Art e Foto)

A mesa solene foi composta pelos ex-presidentes das três entidades, Antônio Jorge Silva de Menezes, Eduardo Dantas Ribeiro e João Nilton Deolino de Souza e seus ex-vice-presidentes Reinaldo Mercês e Luiz Menezes da Silva Júnior; pelos atuais presidentes empossados Vidalto Oiticica Pires (ACE), Luiz Menezes da Silva Júnior (CDL) e Elton Cunha Negrão (SINCOMVAL), acompanhados de seus vice-presidentes Jairo Santos Ferreira e Camerino José Barreto Filho. Também formaram a mesa da solenidade o Prefeito Jairo de Freitas Baptista, o presidente da Câmara de Vereadores de Valença Fabrício Lemos, o Gerente Regional do Sebrae Carlos Henrique Oliveira, o Comandante da 33ª CIPM Major Bruno Von Czekus, o representante da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia - FCDL Bahia Osni Melgaço Bulcão, o juiz da Comarca de Valença Reinaldo Peixoto Marinho.

Presidentes, Diretoria e colaboradores da Casa do Empresário (Foto: Art e Foto)

A cerimônia foi marcada pelo pronunciamento dos novos presidentes e homenagem aos ex-presidentes pelos relevantes serviços prestados às entidades que compõem a Casa do Empresário de Valença. Os homenageados proferiram agradecimentos e enalteceram ações durante suas gestões.

Presidente da gestão da ACE que se encerrou em 2021, Antônio Jorge registrou seus agradecimentos e votos de sucesso ao seu substituto e equipe. “Fechamos um ciclo de servis a todos e a comunidade, sem buscar nenhum outro tipo de vencimento. Sempre foi pauta nossa somar para a coletividade e substituir as pessoas que saíram realmente foi um peso muito grande pra gente e agora estamos deixando um outro peso para a nova administração. A Casa do Empresário é o braço forte de sustentação e apoio à administração municipal, e nós tivemos a grata satisfação de colaborar com todas as ações visando o bem estar de Valença, por isso é muito gratificante fechar esse período com a aprendizagem que tivemos, com a contribuição que podemos ter e acredito que a equipe nova que está entrando terá um grande trabalho para superar aquilo que nós fizemos, assim como nós tivemos um grande trabalho para superar a equipe que saiu. A gente agradece a oportunidade e deseja à equipe que está assumindo que faça um bom trabalho. Sucesso!”, exclamou.

À frente da CDL no último triênio, o empresário Eduardo Dantas destacou as principais ações da Casa do Empresário em sua gestão. “Foram três anos de muito trabalho, três anos de situações atípicas pelas quais nós vivenciamos, tais quais: a maior greve de caminhoneiros, o derramamento de óleo nas praias e a Covid-19, mas com união e muita harmonia nós conseguimos alguns feitos. Alguns dos pontos positivos que tivemos foi a reforma da fachada da sede da Casa do Empresário, reforma completa do nosso auditório com novos equipamentos e a reforma elétrica e hidráulica. Brigamos e conseguimos a permanência da JUCEB, segunda maior fonte de receita da Casa do Empresário, única do Brasil no formato que está levando receita para a instituição. Nós tivemos uma participação forte e importante no resgate do São João em 2019, participação na articulação para formação de policiais militares em Valença e permanência de 50% do efetivo dos formados para a 33ª CIPM. Tivemos na governadoria junto com outras representatividades e juntos conseguimos trazer um Corpo de Bombeiros para Valença, apoiamos e reformamos os dois caminhões da estrutura dos bombeiros deixando entregue à população. Durante a pandemia tivemos um trabalho forte em exaustivas reuniões onde sempre estivemos dispostos a nos indispor por melhores resultados para o comércio, buscando o equilíbrio entre a economia e a saúde e hoje fazemos parte do Comitê Municipal da Covid-19, e dentro de um equilíbrio nós fizemos parcerias com algumas empresas e instituições para doação de itens para o combate da Covid”, pontuou.

Dirigentes da Casa do Empresário e autoridades (Foto: Art e Foto)

João Deolino, que se despede da presidência do SINCOMVAL, considerou sua missão cumprida. “Nesse momento eu gostaria de agradecer a todos os meus amigos e, em primeiro lugar, ao o meu vice Reinaldo mercês, que atuou de forma brilhante e com união, se não estivéssemos juntos nessa união junto com toda equipe, não teríamos avançado. Os últimos anos foram muitos difíceis para todos nós, mas graças a Deus eu acredito que cumpri a minha missão e nesse momento gostaria de passar o bastão para uma pessoa que realmente todos nós confiamos, o nosso mais novo presidente, Elton Negrão”, destacou.

Presidentes empossados da Casa do Empresário: Elton Negrão (SINCOMVAL); Luiz Menezes (CDL) e Vidalto Oiticica (ACE) (Foto: Art e Foto)

Presidentes empossados da Casa do Empresário: Elton Negrão (SINCOMVAL); Luiz Menezes (CDL) e Vidalto Oiticica (ACE) (Foto: Art e Foto)

Vidalto Oiticica, presidente da ACE pontuou desafios e construção de legado com base na união e participação de todos. “Estar à frente de uma instituição que tem mais de 80 anos de existência é uma responsabilidade muito grande. É com muita honra e alegria que eu venho aqui nesta noite fazer parte desta seleta composição de Casa e ter aqui testemunhas de pessoas ilustres para estarem aqui nos ouvindo e vivenciando o compromisso das nossas responsabilidades. Hoje eu tenho a grata satisfação pelo ensinamento, a contribuição do legado dos ex-presidentes e por ter feito parte também da anterior diretoria, de trazer aqui as informações que já temos feitos que nos indicam que estamos no caminho do legado dos homens que marcaram época à frente da nossa instituição, mas para tanto temos um corpo funcional da nossa Casa preparado e que muito se doa e contribui para que possamos deixar também a nossa marca de contribuição e esse legado que tanto os senhores almeja”, destacou.

Oiticica finalizou ressaltando apoio necessário para o bom andamento dos trabalhos. “Contamos com o apoio de todos e solicitamos mais ainda, cada vez mais, o apoio de todos vocês, não só colaboradores, não só diretores, mas também a população valenciana, porque entendemos que a Associação Comercial a qual eu represento, que compõe a Casa do Empresário, é uma das células da sociedade organizada e que assim tem a sua responsabilidade de contribuir e melhorar a vida e a existência do lugar onde ela inserida”.

O presidente empossado da CDL, Luís Menezes, agradeceu a confiança em seu nome, relatando seu aprendizado enquanto Diretor de Eventos e também como vice-presidente da Casa do Empresário na gestão passada. “Fiquei muito honrado, todos que participam sabem o quanto é árduo a gente largar nossa empresa para fazer uma ação de associativismo, de forma não-remunerada, mas satisfeitos por temos o pensamento de fazer o comércio mais forte, a gente pensa em desenvolver a nossa cidade e junto com o poder público realmente transformar Valença, porque amamos essa cidade, eu vim pra cá com 4 anos de idade e hoje me considero 100% valenciano, então a gente tem que dar a nossa contribuição. Nossa gestão, como foi citado, é de continuidade sem continuísmo, aproveitar tudo que é bom e acrescentar novas ideias. Temos três presidentes e dois vice-presidentes, o qual formamos cinco votos e todos são ouvidos, então fico muito feliz de estar dando essa continuidade, saibam que estaremos a disposição para qualquer um de vocês”, afirmou.

“Precisamos permanecer unidos como estamos porque uma Casa unida se fortalece e se estivermos fortes a gente não quebra”, exclamou Luís Menezes.

Empresários celebraram troca de gestão da Casa do Empresário (Foto: Art e Foto)

Elton Negrão, eleito presidente do SINCOMVAL no último dia 8 de dezembro, expressou seu objetivo de contribuir com a classe empresarial. “A Casa do Empresário desenvolve um trabalho muito voltado para o comércio em si, para a geração de renda, treinamentos, parcerias como a do Sebrae e a defesa dos interesses dos empresários. Agradeço a gestão que se encerrou e agora estamos aqui preparados para dar sequência a esse trabalho e cada vez mais engrandecer o trabalho da nossa instituição.

Em seu pronunciamento o prefeito Jairo Baptista enalteceu o diálogo com a Casa do Empresário, especialmente em relação às decisões de combate à Covid-19 e desejou o fortalecimento da parceria entre poder público e o segmento empresarial. “Juntos tomamos decisões importantes com relação ao não lockdown, isso em parte fez com que o comércio de Valença não sofresse tanto. Diante dessa parceria somamos esforços para que financeiramente a gente possa cumprir os nossos compromissos, quero dizer a vocês que estamos alocando recursos através da folha de funcionários, numa ordem de R$15 milhões no mês de Dezembro para que seja aquecido o comércio de nossa terra e mais coisas virão, queremos que essa parceria se fortaleça sempre mais para que a gente consiga fazer bons negócios juntamente com essa classe maravilhosa e ver uma Valença melhor”, afirmou.

A nova gestão da Casa do Empresário tem como visão ser, em 2024, entidade referência em Valença na representação na defesa dos interesses dos empresários e para desenvolvimento sustentável e ser reconhecida pelo associado como organização que oferece solução de qualidade para melhorar o seu negócio. Também tem como meta ter 420 associados ativos e 60% do custo fixo mantido pela contribuição social ao final.

É missão da instituição representar, fortalecer e defender os interesses da classe empresarial de Valença; ofertar soluções e serviços com qualidade para melhorar a sua competitividade, estimular o desenvolvimento social, econômico e sustentável do município e região.

IMG-20211218-WA0000

Convidados confraternizaram posse dos novos presidentes (Foto: Art e Foto)

A cerimônia foi encerrada com confraternização ao som da Banda Sala.

LEIA REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DIGITALº 868 DO JORNAL VALENÇA AGORA

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.