Cooperativa levou seus cooperados para conferir os resultados obtidos por produtor na zona rural de Ituberá, após implantação de novas tecnologias em sua produção

Após um encontro pela manhã com a apresentação de novos produtos para aumento de produtividade do cacau, a cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul – Coopafbasul promoveu uma tarde de campo, com visita à Fazenda Iana de propriedade da Agro Industrial, na zona rural de Ituberá, para observação de resultados de cacaueiro cultivado com orientação técnica e utilização de insumos e tecnologias para aumento da produção que foram apresentados no período matutino e que serão comercializados pela Coopfamily, loja da Coopafbasul no município de Ituberá.

Engenheiro agrônomo Rafael Ferraz, técnico responsável pela Coopfamily | Foto: Valença Agora

O engenheiro agrônomo Rafael de Araújo Ferraz, responsável técnico da Coopfamily loja, falou sobre a atividade no turno vespertino. “Nesta tarde nós visitamos um produtor que já usa o pacote tecnológico, proposto no encontro que tivemos pela manhã, há três anos, e aqui podemos visualizar o ganho de produtividade, de tamanho de fruto, de tamanho de amêndoa, na prática. O proprietário já aplica o pacote tecnológico há três anos. Nesse pacote tecnológico temos também a correção de solo, um adubo de cobertura de uma qualidade melhor e alguns indutores hormonais para que essa cultura, no caso o cacau, consiga expressar a sua maior produtividade”, destacou.

WhatsApp Image 2023-08-16 at 10.24.49

O consultor Thales Rocha, Ceo da TFR, apresentou aos cooperados as técnicas aplicadas no cacaueiro visitado e novos clones da planta trazidos do Pará, que surpreenderam em produtividade no seu desenvolvimento em solo baiano. A expectativa é que, a partir do ano que vem, sejam disponibilizadas hastes destes clones para efetuar a multiplicação deste material.

“A gente já trabalha aqui na região a quase cinco anos e temos consolidado resultados positivos. Agradecemos a iniciativa da Coopafbasul em trazer para os seus associados conhecimento e tecnologia para transformar suas vidas, através do aumento da produtividade do cacau. Através disso, eles vão ter maior rentabilidade e uma resposta social digna da parte de retorno financeiro. Esses produtores vão conseguir se sustentar e ter dignidade com os resultados obtidos no cacau”, ressaltou.

Sobre o cultivo do cacau na Bahia, Rocha pontua que a Bahia tem a maior área plantada do país, e que, com a implantação de novas tecnologias na produção, o Estado tem capacidade de se tornar líder nacional em produção. “O que acontece hoje é a falta de informação que às vezes não chega no produtor, ou às vezes a não aplicação daquilo que é básico, como uma correção de solo bem-feita, uso de um bom material genético, que é o clone, uma adubação bem-feita. Precisamos renovar a maioria dos cacauais, ainda se tem muita área de cacau comum e com baixa produtividade. A partir do momento em que os nossos produtores começarem a adotar essas tecnologias e fazer o básico, eles vão ter aumento de produtividade e com certeza mudar o cenário do cacau no Brasil”, destacou.

Cooperado Henrique José produz café e cacau em Valença | Foto: Valença Agora

O produtor rural de Valença, Henrique José Phiton Napoli considerou a visita muito proveitosa. “Essa é uma oportunidade de a gente ter contato com tecnologias novas, produtos inovadores, e principalmente, uma empresa de consultoria que já utiliza e referenda esses produtos para serem usados na cultura do cacau. Além dos contatos com outros produtores e esse pessoal envolvido na cultura, que é muito importante”, afirmou.

Cooperado Coopafbasul, Zé Lino | Foto: Valença Agora

O cooperado José Francisco Lino, popular Zé Lino, considerou a visita mais uma ação de grande relevância da cooperativa. “É muito importante esse tipo de trabalho aqui visitando o campo, mostrando o que é que a gente tem e o que está aí por vir em termos de cacau e de tecnologia. Antigamente nós tínhamos a Ceplac, mas hoje ela está praticamente inerte nessa transmissão de tecnologias e conhecimentos, então a gente tem que dar as mãos à cooperativa para que ela possa levar à frente essa bandeira, atendendo tanto o pequeno como o médio agricultor que está interessado nessa área”, considerou.

Elinalva Santos, técnica agrícola do Senar | Foto: Valença Agora

A técnica agrícola do Senar, Elinalva Santos de Castro, participou da visita e comentou sobre a importância de momentos como este proporcionados pela Coopafbasul. “Sou grata à cooperativa por trazer essas informações que são importantes para o nosso dia a dia. Como técnica, eu levo comigo essas informações para os meus produtores e para a minha equipe para obtermos bons resultados”.

Gilmar dos Santos, técnico agrícola responsável pelas fazendas da Agro Industrial Ituberá | Foto: Valença Agora

 

O técnico agrícola responsável pela fazenda e cooperado da Coopafbasul, Gilmar dos Santos da Luz, aprovou a iniciativa da cooperativa. “É para enriquecer os conhecimentos dos nossos produtores, né? Com novas tecnologias que vão agregar uma melhor maneira de se trabalhar, para que se tenha um melhor rendimento, uma produção melhor e consequentemente lucros para que o agricultor acredite realmente que vale a pena cuidar e investir na sua propriedade. Contribui para diminuir o êxodo rural, fortalecendo a agricultura para que os jovens se sintam motivados a continuar essa atividade, pois hoje quando a gente chega nas propriedades, a gente observa que os produtores estão envelhecendo, o que nos dá um grande medo da agricultura acabar. Com isso, a gente observa que a Coopafbasul através das suas ações vem mudando a realidade da nossa região. Isso é muito importante”, avaliou.

Gileno Santos, Diretor Executivo da Coopafbasul | Foto: Valença Agora

O diretor executivo da Coopafbasul, Gileno Santos, falou sobre a iniciativa da cooperativa. “O dia de campo realizado pela Coopafbasul tem como foco desenvolver a atividade produtiva do cacau. Nos reunimos nesse dia para buscar tecnologia para a cultura do cacau e outras culturas, nos sistemas SAFs da região. Foi um dia muito proveitoso com palestrantes de alto conhecimento no cultivo do cacau. O nosso dia terminou com a visita à fazenda do Sr. Charles Pryl, o qual agradecemos pelo apoio de abrir a fazenda para receber nossos cooperados”.

“Conferimos o resultado de tecnologia aplicada na fazenda e estamos trabalhando para que esses resultados possam se multiplicar através dos nossos cooperados. Essa é a visão que a Coopafbasul vem implantando através da nossa loja Coopfamily, trazendo cada dia mais tecnologia, alternativas de produção de alta qualidade para que nossos cooperados possam produzir cada vez mais, adquirindo insumos com preço justo”, acrescentou Gileno.

O diretor executivo completou sua fala com um convite: “Venha para a Coopafbasul fazer parte de uma cooperativa séria, com quase 15 anos no mercado buscando diversos produtos e conhecimento para que o nosso cooperado mude de vida.”

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.