Confira entrevista exclusiva com o novo dirigente da Primeira Igreja Batista de Valença, que completou 130 anos no último dia 9 de janeiro

A 1ª Igreja de Batista - PIB já tem um novo pastor, é Silvio Barreto Menezes, que será empossado no próximo mês. A PIB estava presidida interinamente pelo Pastor Genilson Souto. Entrevistamos o novo presidente da PIB na ocasião do aniversário de 130 anos da igreja, ocorrido no último final de semana.

O Pastor Silvio Barreto, 52 anos, é natural da capital paulista, mas atua na Bahia há 20 anos. Possui ao todo, 25 anos de ministério pastoral. Sua última missão foi como pastor da Igreja Metropolitana, em Salvador, onde era responsável pelo setor de novos membros. Formado em Teologia, possui ampla experiência na área de expansão e desenvolvimento de igrejas. Sua principal característica ministerial é o trabalho voltado para a consolidação de famílias e preparação de novos líderes.

Confira a seguir a entrevista do JVA com o Pastor Silvio Barreto:

Pastor, o Sr. vai dirigir a Primeira Igreja Batista, uma igreja com uma história de 130 anos. Como está sendo a expectativa de chegar a uma cidade e coordenar um ministério com todo esse histórico?

É uma experiência desafiadora. Nós temos nomes importantes que passaram por essa igreja, desde a sua fundação com os missionários americanos, Zacarias Taylor a pastores que tem um peso muito grande na nossa convenção Batista Baiana, como pastor Valdívio, mais recentemente Pastor Pedro Chagas, que  consolidou muito esse trabalho, pastor Adelson que hoje também é presidente da nossa convenção, pastor Abimael, que foi o último pastor, então quando eu olho para trás e vejo o trabalho que esses homens fizeram ao longo desses 130 anos, eu me sinto desafiado e com o senso de responsabilidade de construir mais um capítulo que honre a memória desses homens de Deus e mulheres que passaram por aqui, e que leve a primeira Igreja Batista de Valença a uma nova experiência.

O que a membresia da Igreja pode esperar do pastor?

Um pastor muito comprometido. Todos os lugares que nós passamos, nós somos comprometidos com a Igreja, na área do aconselhamento, na área de fortalecimento das famílias. A Igreja pode esperar que nós vamos estimular muitos líderes, a própria história da PIB de Valença é um celeiro de líderes e a gente também percebe que as características principais da Igreja é que ela é uma Igreja influente na região, uma Igreja consolidada, então eu estou comprometido com esses aspectos que a igreja já tem. Não tem nada de novo a ser feito, eu vejo que dar continuidade a essa história e a esses princípios que a igreja vem desenvolvendo ao longo desses 130 anos é a maior virtude do próximo líder, daquele que vai dar continuidade a esse trabalho e fazer essa história avançar um pouquinho mais.

A PIB Valença tem uma vida atuante na sociedade como um todo, ajudando a construir e consolidar esta sociedade e a sua cultura. Qual a expectativa que a sociedade pode ter da Igreja Batista de Valença com essa nova liderança?

Isso é bem interessante porque a igreja tem 130 anos e a cidade tem 171, uma cidade que tem vários monumentos históricos importantes, uma cidade que foi importante na construção da nossa nação, passagens importantes do Imperador, a primeira fábrica, então a história da igreja e a história da cidade de Valença estão alinhadas e a gente quer dar continuidade a isso. Nós queremos, como igreja, estar alinhados com o momento que a sociedade está vivendo, sabemos dessa polarização política, sabemos das discrepâncias sociais que existem na nossa cidade, um alto índice de violência, inclusive uma das características importantes da igreja é o seu projeto social no bairro da Bolívia, o CADI, então a sociedade pode esperar uma igreja comprometida com os seus dilemas, com as suas dificuldades. Nós sabemos da importância das nossas autoridades, então nós temos aí o desafio de ser uma igreja relevante, nós não nos envolvemos na política, mas queremos influenciar a política com princípios espirituais, levar princípios que norteiam a sociedade. A PIB de Valença tem um compromisso com a sociedade e nós queremos fazer com que isso continue sendo relevante.

Pastor, vivemos uma época de inovação e a pandemia avançou muito mais todo esse processo, mas sem descaracterizar, nem desprezar a história, o existente, os pilares constituídos. Como o senhor traz nessa administração, esse momento de necessidade de inovar em todas as áreas possíveis e imagináveis?

A Igreja precisou se reinventar na pandemia, não faz parte da história dos 130 anos mexer com tanta tecnologia, influenciar as pessoas à distância, a igreja sempre foi muito relacional. E essa pandemia desafiou a PIB de Valença a ter algumas inovações, por exemplo, as transmissões dos nossos cultos, uma comunicação através das mídias sociais de uma forma bastante significativa e relevante, então abrir esses canais de inovação fez com que a igreja pudesse mudar um paradigma. Tinha a importância dos relacionamentos próximos, a importância da construção do relacionamento pessoal, mas a igreja entendeu que ela precisa ser uma igreja para fora, então as ferramentas de tecnologia, as mídias sociais desafiaram a igreja a ter um contato com a sociedade
à distância, mas de uma forma muito efetiva. A PIB de Valença está preparada para este momento, eu trago algumas experiências na área de comunicação que vão facilitar bastante o nosso diálogo com a sociedade através dessas novas ferramentas, até a própria maneira com a qual a igreja se comunica com sociedade mudou, nós precisamos ser muito mais cognitivos, nós precisamos ter os processos andragógicos mais apurados e até a nossa comunicação do Evangelho precisa ser feita de uma forma mais contemporânea. Valença pode contar com uma igreja muito relevante nesses aspectos de usar ferramentas modernas, contemporâneas, mantendo os pilares que foram construídos ao longo da história.

Nos fale um pouco da sua família.

Eu sou casado há 31 anos, minha esposa Eliana é formado em Teologia, em aconselhamento cristão e vai dar uma grande contribuição para nossa igreja. Eu tenho um casal de filhos, a nossa filha mais velha por ser fotógrafa e ter uma clientela e um estúdio consolidado em Salvador, ficou na capital e nós trouxemos o nosso filho, que tem 27 anos, o William, que tem síndrome de Down e ele é um desafio para gente no sentido de que ele é muito relacional, os portadores da síndrome de Down já são muito carinhosos, então a nossa família é muito relacional, nós gostamos de estar com as pessoas, nós somos muito agregadores, receptivos, acho que essa é a principal palavra e  quando isso se encontra numa igreja que também tem essas características dignifica muito para nossa família. É a primeira vez que nós moramos numa cidade menor, sempre estivemos em capitais, mas a gente está com a expectativa de que nós vamos ter uma qualidade de vida como família melhor e vamos poder colocar mais à prova, mais em exercício esse nosso desejo de estar com as pessoas, de conversas importantes, de construir relacionamentos importantes.

Suas considerações finais.

Primeiro agradecendo a Deus por esse desafio, nós somos hoje perto de 800 pastores na nossa ordem dos pastores Batistas aqui na Bahia e me sinto privilegiado de ter sido escolhido para pastorear esta Igreja, então a minha palavra de gratidão a Deus por enxergar em nós uma liderança importante para este momento da PIB de Valença, nosso agradecimento a PIB de Valença pela forma tão preciosa como nos recebeu, foram muitos sinais da parte de Deus proporcionando esse casamento, esse ajuntamento solene, então a nossa gratidão também a essa igreja. Minha mensagem para a cidade de Valença é que nós queremos agregar, somar, pertencer a essa comunidade, não como alguém que vem de fora, um estrangeiro que não se mistura com a cultura e com o povo, nós queremos nos misturar, poder dizer, ‘minha amada, minha querida cidade’, como diz o hino, nós queremos nos comprometer com a história, com os valores de Valença. Nosso desejo é que como igreja, como pastores, como família pastoral, nós possamos ter uma relação muito profunda com a sociedade de Valença, é uma honra ser recebido por essa cidade.

As portas da Primeira Igreja Batista de Valença estão abertas para toda a sociedade, para que ela possa conhecer um pouco mais a respeito desse relacionamento com Deus através de Cristo, somos uma igreja tradicional, somos uma igreja protestante com pilares consolidados ao longo da história, 503 anos, uma igreja que está pronta para atender os anseios da sociedade e comunicar o Evangelho de Cristo da forma mais eficiente possível. Nós queremos ser uma luz, um farol para essa cidade e cada membro da sociedade é muito bem-vindo na nossa comunidade. Nos permita servi-los levando a mensagem do Evangelho à você e a sua família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.